Qual Distro utilizar para Desenvolvimento?

Na minha opinião, depois que o usuário tem um certo conhecimento sobre as interfaces gráficas de cada distro e achou aquela que mais gostou, tudo se resume na facilidade de instalar as libs e programas necessários, as versões desses pacotes e a organização dos arquivos de configuração.

Por exemplo, eu me acostumei com o padrão Debian (apt, .deb, ppa) e sempre que testo o Fedora eu tenho dificuldades em fazer certas coisas. Então, mesmo que o Fedora tenha alguns pacotes mais atualizados eu continuo no Mint pois tenho maior facilidade de fazer as coisas nele e não preciso dos pacotes tão atualizados assim (ex.: não tem o gcc/g++ 9 por padrão).

Sendo estável, direto e disponibilize alguns recursos mínimos para eu fazer o que eu preciso, pra mim está valendo. Por isso que cai no Mint. Não é nem de longe o mais bonito, mas é bem estável, não tem distrações e faz o que eu preciso.

Obs.: Eu sei que se eu me dedicar um pouco com o Fedora eu vou fazer as mesmas coisas que faço no Debian/Ubuntu e derivados, assim como no Arch, mas também sei que não vou fazer nada muito além do que já faço.

12 curtidas