Qual Distro utilizar para Desenvolvimento?

Bem Galera, sou novo no fórum, e para “entrar com pé direito” gostaria de iniciar uma discussão bastante interessante. Trabalho com desenvolvimento fullstack, seja web ou mobile. Quem trabalha com desenvolvimento sempre tem dúvida quando vai escolher a distro linux para trabalhar. Já usei vários filhos e netos do Debian, como Ubuntu, Mint, Elementary, Deepin, e por ai vai, a medida que fui testando as distros fui gostando mais desse mundo, faz 5 anos que uso Linux para desenvolvimento, e acho que seria de grande contribuição se pudéssemos falar sobre experiências e opiniões sobre distros no dia a dia de um programador. Atualmente utilizo Linux Mint (Cinammon), sempre supriu minhas necessidades, estou com muita vontade de testar o Fedora mais por curiosidade de como é o mundo longe do Debian. Gostaria de saber de vocês, como é o seu dia a dia como programador com sua distro ?

9 Curtidas

Na minha opinião, depois que o usuário tem um certo conhecimento sobre as interfaces gráficas de cada distro e achou aquela que mais gostou, tudo se resume na facilidade de instalar as libs e programas necessários, as versões desses pacotes e a organização dos arquivos de configuração.

Por exemplo, eu me acostumei com o padrão Debian (apt, .deb, ppa) e sempre que testo o Fedora eu tenho dificuldades em fazer certas coisas. Então, mesmo que o Fedora tenha alguns pacotes mais atualizados eu continuo no Mint pois tenho maior facilidade de fazer as coisas nele e não preciso dos pacotes tão atualizados assim (ex.: não tem o gcc/g++ 9 por padrão).

Sendo estável, direto e disponibilize alguns recursos mínimos para eu fazer o que eu preciso, pra mim está valendo. Por isso que cai no Mint. Não é nem de longe o mais bonito, mas é bem estável, não tem distrações e faz o que eu preciso.

Obs.: Eu sei que se eu me dedicar um pouco com o Fedora eu vou fazer as mesmas coisas que faço no Debian/Ubuntu e derivados, assim como no Arch, mas também sei que não vou fazer nada muito além do que já faço.

11 Curtidas

É uma ótima forma de pensar @brunonzanette . Acho que o mais importante é resolver o problema, e aqui pra nos, o Linux Mint facilita nossa vida de mais, amo a distro.

2 Curtidas

Também sou desenvolvedor fullstack, e também utilizo o Linux Mint Cinnamon, e tudo que precisei fazer até hoje consegui nesta distro.

Na empresa que trabalho todos do desenvolvimento web utilizam Linux Mint Cinnamon, e como sou o líder da equipe fiz um script que prepara o ambiente de desenvolvimento.

No Windows tínhamos dificuldade em deixar todos os computadores com o ambiente exatamente igual, agora com o Linux ficou muito mais fácil, prático e rápido, basta executar o script e o ambiente fica exatamente igual.

7 Curtidas

Que massa @daniloancilotto, Linux Mint encanta todo mundo. Talvez fosse o caso de evoluir esse script para uma possível ferramente da sua empresa, ou mesmo de outras, eu usaria!

4 Curtidas

Ainda to aprendendo a programar, mas a distro que eu uso pra isso é o Manjaro, gosto de ter tudo sempre muito atualizado (mais pelo fato de eu tambem estudar segurança da informação)

Não sei se eu usaria o Manjaro profissionalmente para desenvolver, ja que produzir em uma distro bleending edge não é recomendavel, porem, ate então ela tem se demonstrado bastante estavel.

Minha segunda opção seria o Debian, embora tenha pacotes defasados (por padrão), ela sempre atendeu as minhas necessidades, é estavel, to acostumado a usar e, alem da parte pratica, a sua filosofia me atrai bastante.

2 Curtidas

Só sei que no meu caso o Linux Mint Cinnamon congelava muito usando o Android Studio.

2 Curtidas

O Android Studio tem fama de ser bem pesado mesmo, eu lembro que quando testei no Windows achei a performance horrível, vou testar no Mint para ver como ta a performance hoje em dia.

3 Curtidas

Eu sempre tive a impressão de que os sistemas baseados em Debian são mais pesados (isso excluindo o fator da interface gráfica).

Atualmente com toda essa heterogeneidade de SO’s e IDE’s é cada vez mais aconselhável a pensar uma forma de menor depender de alguma solução ou outra. Por exemplo, você pensar em fazer um projeto Java e começa aquela discussão típica Eclipse, Netbeans ou IntelliJ (…) quando na realidade a coisa toda pode se resumir a um Maven ou Gradle, uma solução que não te amarre a uma tecnologia.
Do mesmo jeito é um SO, a escolha vai muito de gosto pessoal. Por exemplo, você de repente é mais produtivo em uma distro X, enquanto o colega de trabalho prefere a distro Y e é maravilhosamente normal porque o projeto não está amarrado a nenhuma tecnologia em particular e a coisa toda é levada sem grandes problemas.
O conselho que eu posso dar é experimentar, assim que tu entender essa fundamentação Linux, que na minha opinião é eterna haha, tu vais pegar qualquer distro e lidar com as suas características particulares.
A propósito, uso o Pop!_OS 18.04 e me atendeu muito, até agora foi a melhor distro que já utilizei.

6 Curtidas

Eu tambem to apredendo a programar, comecei com python e uso Debian e você sente a defasagem dos pacotes, mas por outro lado a estabilidade, fluidez e tals acaba compensando.
Tentei usar o manjaro 2x, com XFCE e KDE e não rolou, nas duas vezes deu ruim no sistema, acabei ‘desistindo’ por hora do manjaro

1 Curtida

Se essa defasagem dos pacotes do Debian tiver te encomodando muito, vc pode ativar os “backports”

:frowning: as vezes tem dessas

De fato já senti alguns problemas nesse caso, use o kvm para emular e ver se melhora

Com certeza é um pouco melhor que no windows, principalmente na emulação de dispositivos. mas ainda tem o peso de ser android studio

1 Curtida

Exatamente @vittorduartte, esse é o objetivo do post, discutirmos os motivos de usarmos distros específicas e conhecer os motivos dos outros, assim podemos abrir a mente para novas possibilidades ou fortificar ainda mais a distro que gostamos.

Cara eu sou LOUCO pra usar o Pop!_OS, sempre me pergunto qual a real diferença entre rodar ele em um pc convencional ou rodar em um pc da system76, mas isso fica para discussões futuras. Com certeza um dia usarei o Pop!_OS, adorei a forma que eles apresentam o Gnome

2 Curtidas

Um bom exemplo disso são os laboratórios de pesquisa do Dep. de Informática da Universidade em que estudei, onde eu já trabalhei em diversos projetos. Lá existe uma regra não escrita de que todos devem usar Linux, independente de qual seja. É bem divertido ir conversar com os colegas nas mesas deles porque cada um tem uma configuração bem diferente. Claro que dependendo do projeto é necessário ter uma versão específica de algum software, para que não haja problemas de compatibilidade, mas fica a cargo de cada um resolver como instalar as dependências.

Eu já vi desde Fedora e Debian puros até Arch com KDE+i3wm, ou alguma distro qualquer só com Openbox ou i3wm, outros com Ubuntu 16.04 LTS pra continuar usando o Unity. É uma doidera e nunca vi alguém reclamando que o SO tinha quebrado.

Sempre gostei disso no mundo Linux, pois o usuário com o tempo vai adquirindo experiência e moldando o sistema para facilitar e agilizar a vida. Inclusive de tempos em tempos eu me pego estudando outras configurações, distros, interfaces para melhorar alguma coisa ou simplesmente mudar um pouco.

4 Curtidas

Olha, @leoonardfreitas. Tenho um DELL, e pra quem tem DELL sabe bem o meu drama, veio com Windows no entanto todas as distros linux que eu já utilizei nele deram problema em alguma coisa ou outra, seja um bug em algum dos drivers ou um erro de sistema que não sai, apesar da reinstalação.
Eu já tenho alguns meses usando Pop_OS, trabalho, estudo, fiz o meu TCC todinho usando ele, e até agora ele não me deu nenhum erro, nenhum problema, nenhum bug e com um ótimo desempenho até mesmo pra uma máquina bem medíocre como a minha.
Uso um DELL Inspiron 3421 i3.

2 Curtidas

dependo do seu hardware pode continuar lento ou mais rápido usar uma distro Linux ajuda bastante por consumir menos recursos do que o windows mas acho que hoje em dia o android studio deve está um pouco menos pesado do que antigamente eu sinceramente não sei porque nunca mais usei ele

2 Curtidas

Bom, o Mint tá servindo pra tudo que precisei até agora!

1 Curtida

Rapaz, eu uso o Ubuntu 19.04 e Manjaro para desenvolvimento Web. E uso somente o Ubuntu 19.04 para programar em Java (desktop).

1 Curtida