Distro para Desenvolvimento

Olá pessoal, eu vou ser bem direto com minha pergunta

Qual uma boa distro para Desenvolvimento e Programação? Vi que o Ubuntu e bom pra isso mais queria opinião de pessoas com mais experiencia no Linux

2 curtidas

Opa, tudo bem. Creio que existam distros especificas para o desenvolvimento e programação, como os spins do fedora ou as flavours do próprio Ubuntu. Mas, te digo que podes usar qualquer distro para este propósito usando os softwares que você quer. Porém se quiser algo mais específico que venha pré pronto aqui vão os links.
https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/

Adendo: creio que o Xubuntu (ou fedora xfce), o Ubuntu Studio e o lubuntu sejam uma boa para programação por serem mais leves e não usarem tanta memória ram.

2 curtidas

Em geral qualquer distro , mas atualmente eu utilizo o xfce Xubuntu leve e instável , recomendo bastante.

3 curtidas

Sou programador Fullstack e utilizo o Linux Mint Cinnamon, mas posso te garantir que o Ubuntu ou qualquer outra distro derivada dele você não terá problemas.

Trabalho com backend Java Spring e frontend Node Vue.js e não tive nenhum problema para preparar o ambiente para trabalhar nessas linguagens.

4 curtidas

Sou dev fullstack também e utilizo o Mint XFCE, muito bom! Recomendo…

2 curtidas

Qualquer distribuição que você se sinta a vontade em usar.
Hoje, particularmente, estou usando Arch Linux com gnome, mas já usei bastante linux mint e o próprio ubuntu.
“O melhor sistema é o sistema que lhe atende”

4 curtidas

Cara depende muito da sua familiaridade com linux e tbm de oq vc programa.
Eu como gosto de fazer qualquer codigo q seja eu prefiro o Debian, por causa dos pacotes e etc.
Mas ai vai de sua escolha

2 curtidas

Basicamente qualquer uma que você consiga instalar as ferramentas que você precisa para programar rs, Ubuntu/Fedora e seus derivados costumam ter certo suporte de algumas empresas.

1 curtida

Cara sinceramente NÃO IMPORTA. Programar é algo muito pessoal e vai do gosto de cada um, não caia no mito de pq vc desenvolve TEM que usar isso ou aquilo, cada um se adapta de uma maneira e o que importa é ser produtivo.
Eu conheço muitos programadores ANIMAIS que usam windows (algo bem impensável para muitos). Vai do seu gosto de e da sua personalidade.

Bem vindo ao clube, @FranciscoLyrio!

Ja existem outros tópicos sobre isso, recomendo que dê uma olhada lá pois a discussão foi muito boa:

Resumindo, na minha opinião não existe uma melhor pois depende muito do caso. É possível instalar as mesmas bibliotecas e ferramentas em praticamente todas as distribuições com diferenças mínimas nas versões. Mas essa tarefa pode ser mais fácil em algumas distros do que em outras, dependendo do seu conhecimento sobre Linux. O Ubuntu com os snaps, por exemplo, permite a instalação de ambientes completos de desenvolvimento com pouquíssimos cliques. Mas os mesmos snaps também podem ser instalados em outros sistemas sem muito esforço, em especial aquelas derivadas do Ubuntu (Mint, por exemplo). O Fedora também oferece os pacotes muito atualizados para várias linguagens sem a necessidade dos snaps, e é tranquilo de instalá-los. O Manjaro, Elementary, PopOS também são ótimas opções.

2 curtidas