Um bom exemplo disso são os laboratórios de pesquisa do Dep. de Informática da Universidade em que estudei, onde eu já trabalhei em diversos projetos. Lá existe uma regra não escrita de que todos devem usar Linux, independente de qual seja. É bem divertido ir conversar com os colegas nas mesas deles porque cada um tem uma configuração bem diferente. Claro que dependendo do projeto é necessário ter uma versão específica de algum software, para que não haja problemas de compatibilidade, mas fica a cargo de cada um resolver como instalar as dependências.
Eu já vi desde Fedora e Debian puros até Arch com KDE+i3wm, ou alguma distro qualquer só com Openbox ou i3wm, outros com Ubuntu 16.04 LTS pra continuar usando o Unity. É uma doidera e nunca vi alguém reclamando que o SO tinha quebrado.
Sempre gostei disso no mundo Linux, pois o usuário com o tempo vai adquirindo experiência e moldando o sistema para facilitar e agilizar a vida. Inclusive de tempos em tempos eu me pego estudando outras configurações, distros, interfaces para melhorar alguma coisa ou simplesmente mudar um pouco.