Alguma dica para parar com distro hopping?

Se você gosta do Plasma e da base Ubuntu recomendo que teste o KDE neon, ele traz o melhor dos dois mundos, a última versão do Plasma e a base do Ubuntu 18.04. Ele tem poucos aplicativos instalados por padrão, então você pode montar o sistema a seu gosto. Sou usuário de longa data do KDE/Plasma, nunca tive uma boa experiência com o Kubuntu, sempre achei a distro muito bugada, no KDE neon as coisas funcionaram muito melhor.

3 curtidas

Tava nesse vicio, testei de tudo um pouco

Ubuntu e suas flavours, manjaro, fedora, elementary os, Pop!_OS, linux mint e suas interfaces, Debian e suas interfaces, Zorin, deepin e KDE Neon.

Nao necessariamente nessa ordem. Quando testei o Kubuntu, amei a interface, ai me falaram do KDE Neon. Fui para ele para ver, e to nele ate hoje, e ta sendo minha distro favorita, quando aparece erro, diferente das outras que já caçava uma distro para substituir, tento resolver para aprender mais sobre o sistema e evoluir com ele.

Esse negocio de pular de distro para distro, te deixa mestre em instalar sistema e personalizar.

Mas se for uma distro com um pacote novo, vc acaba n aprendendo muito sobre, pq acaba nao indo a fundo no sistema

1 curtida

Eu sofria do mesmo mal. Basicamente sempre que uma versão nova de uma distro saia eu já corria pra baixar e testar os novos recursos dela.

Eu passava mais tempo instalando e configurando o computador do que fazendo as coisas que prefido fazer. Comi estudar pra faculdade e etc.

Qual foi a solução pra mim? Deixei recursos extras e não fundamentais de lado e me agarrei na distro mais estável e inquebrável que encontrei, o Debian. Por mais que eu não tenha acesso aos recursos mais recentes, o sistema me oferece a tal da estabilidade que tanto preciso para ser produtivo. Com o Debian eu não fico me preocupando se o KDE vai receber a nova atualização ou e tal outro pacote vai atualizar. Nele eu só me preocupo em fazer o que tenho pra fazer.

Meu objetivo com o Debian é ficar nele por pelo menos dois anos. Sigo um raciocínio semelhante às empresas e usuários que preferem usar o windows 7 ao invés do 10 em benefício da produtividade.

3 curtidas

Tente conhecer mais a fundo o que a distro tem a lhe oferecer, não interessa que ela seja baseada em outra distro ou seja independente, ou que seja Rolling Release ou Fixed Release, isso não é importante, entenda também que ali é não é só interface gráfica, tem muita coisa necessária rodando ali. Seguindo mais ou menos essa lógica, você só tem a ganhar, mas caso ainda tenha interesse em conhecer outras distros, dê preferência a tecnologia em containers, pois o desempenho é bem melhor do que fazer por virtualização e demanda de bem menos tempo do que instalar num HD. Enfim, espero ter lhe ajudado.

Abraços.

2 curtidas

se mesmo que você tenha testado várias distros e não tenha achado nenhuma pra vc, é capaz que você tenha que construir a sua própria. Consegui isso aqui no Arch Linux. Pega a distro que você tenha mais gosto ou familiaridade e molde ao seu gosto ou faça do zero a sua própria

1 curtida

Sim, tenho várias:

  1. Desative todas as entradas USB do seu computador.
  2. Remova unidades opticas (CD/DVD/Blueray).
  3. Não baixe ISOS dos sites das distribuições (se baixar você pode ceder à tentação).
  4. Queime todos os seus pendrives, cartões de memória ou mesmo HD’s externos.

Isso quase funcionou para mim, mas aí configurei um servidor de bootp e tive uma recaída. :sleepy:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Já estive nesta situação, o problema é que a solução é muito pessoal. Você precisa definir o tipo de distribuição que você gosta e se focar em outras coisas, um sistema operacional é apenas uma ferramenta, é a mesma coisa que um agricultor toda semana trocar sua enxada por uma mais bonita em vez de focar no seu real trabalho.

De qualquer forma você pode sempre testar novas distribuições numa máquina virtual. A experiência não se compara a se você instalasse no metal, mas já é algo. Eu mesmo pretendo, um dia, experimentar o ElementaryOS no VirtualBox.


Vou contar como eu escolhi minha distribuição Linux. É o <spoiler> Kubuntu LTS <\spoiler>.

Gosto de novidades (o que corta o Debian padrão), mas também gosto de estabilidade. Dizem que distribuições rolling-release como Manjaro, ArchLinux e PCLinuxOS são estáveis, eu mesmo usei o PCLinuxOS por um tempo e não tive problemas, mas não tenho saco de ficar toda semana ou mês checando o fórum para ver se a próxima atualização tem o potencial de quebrar o meu sistema por trazer uma mudança muito brusca (sei que tem gente que usa uma distribuição rolling release há mais de cinco anos seguidos numa máquina e supostamente nunca teve nada, mas quero evitar toda e qualquer dor de cabeça, não sou usuário avançado (foco meus estudos em outras coisas) e eu piraria se ao ligar meu computador o sistema não iniciasse). Portanto nada de rolling release!

Eu sou uma pessoa que gosta muito do KDE, um ambiente gráfico que dá para instalar em qualquer distribuição, mas eu sempre prefiro que a distro seja instalada já com o ambiente gráfico que quero, por isso que não uso o Linux Mint (uma distro a menos). Mas seu eu tivesse interesse no Cinnamon, MATE ou XFCE, eu teria esolhido o Mint em vez do Ubuntu já que o Mint é um *ubuntu LTS ainda mais polido.

Então chegamos no *ubuntu LTS , as características dele que mais me atraem são:

  • É estável
  • Dá para instalar softwares mais novos através de PPAs
3 curtidas

Pois então, agora estou a procura de um ambiente gráfico que me agrade. No topo por enquanto deixo o KDE e o Cinnamon. Acredito que com a release da LTS do ubuntu ano que vem eu acabe trocando para um ubuntu minimal com KDE, Kubuntu ou KDE Neon.

Acontece, todos temos recaídas… acho que vou esconder este pendrive por agora… ahahahah.

1 curtida

Ontem a noite enquanto lia as postagens aqui, estava tentando instalar arch, sem sucesso infelizmente… Acabei por reinstalar o mint e acho que tentarei me forçar a usá-lo

Fiquei no distro hoping até descobrir que é capaz de fazer qualquer coisa em qualquer um deles. Nesse ponto a percepção é que as distribuições ficam trocando cores e mudando os pacotes instalados por padrão.

Quer ter um sistema compacto? Instale o básico, depois instale o pacote básico do gerenciador de janelas, depois já instalando os pacotes que você usa.

Quer um sistema bonito? O jeito fácil é só ver o screnshot da distribuição. Se vc quiser personalizar, aí tanto faz a distribuição.

Quer facilidades? Aí sim vale a pena escolher a distribuição. Você consegue fazer tudo em todas, mas algumas tornam isso mais complicado.

Quer os programas mais atualizados? Aí independe da distribuição, o Debian tem o testing, o Opensuse tem o Tumbleweed. Mas isso me chateia pois toda semana tem 400 mega de download pq atualizaram uma vírgula no código do KDE…

Nesses ultimos dois meses passei por:
Debian 9: Sistema que eu usava há anos no meu computador, inclusive passando do 8 pro 9 com o apt-get dist-upgrade. Tinha uns bugzinhos por conta de eu ter mexido muito nesses anos, mas funcinoava ok.
Manjaro: Instalação fácil, gostei do kde atualizado. AUR é bacana. Customização do tema bem forte. Quebrou por conta da ordem errada de modulos do initram, que só descobri quando minha placa de video deu bugs por conta de mau-contato. Mas consertei e funciona bem.
Fedora 30: Travou na instalação, instalei de novo e rodava meio lento… Até que não iniciava mais. Consertei a placa de video e funcionou, mas desisti de atualizar quando tinha 1 giga pra download nesse 20 dias que ficou sem atualizar.
Opensuse Tumbleweed: Sistema poderosíssimo! Yast manager ajuda bastante embora várias vezes tive que editar os arquivos de configuração dos serviços.Tem opção de snapshots para reverter atualizções, achei muito legal. Tem menos pacotes, mas tem um repositorio extra “packman” com mais pacotes, embora eu tenha achado pacotes quebrados lá (até submeti bug report). Tava feliz até que travou (por conta do mau contato que eu nao sabia ainda) e o sistema de arquivos BTRFS bugou. Tive que formar a raiz e reinstalar o sistema. Reinstalei e ficou zero bala. Só não uso ele porque um jogo do steam misteriosamente não roda nele.
Debian 10: Voltei pra casa! apt isso, apt aquilo, sem interface grafica para ajudar a configurar, mas eu já sabia onde mexer. Os programas estão atualizados, mesa 18, sem toneladas de downloads semanais. Roda steam. Tema padrão do KDE, tamo ae!
Slackware: Vou colocar num topico exclusivo pois ficou muito grande.

3 curtidas

Não vou escolher uma resposta pois acredito que todo esta discussão está sendo um ensinamento para mim e outras pessoas. Acredito que podemos aprofundar ainda mais o assunto e agradeço a todas pelas respostas. Tentarei utilizar as dicas dadas por vocês e escolher uma distribuição.

Novamente, obrigado pelo contribuição de todos!

2 curtidas