Olá pessoal.
Estou em uma busca frustrante pela “distro ideal” que equilibre meu trabalho como Dev C# Jr e meu uso pessoal. Meu hardware não é o mais atual, mas os problemas que enfrento parecem ser de software/drivers e não de limitação técnica bruta.
Meu Hardware:
* CPU: Intel Pentium G4560
* GPU: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti (Driver Proprietário)
* RAM: 8GB DDR4
* Placa-mãe: Gigabyte
Meu Perfil de Uso:
* Dev: Docker, VS Code, Git, SQL Server (via Docker/VM).
* Games: Jogos casuais que a 1050 Ti ainda segura e jogos em nuvem.
* Extras: Máquinas Virtuais e alguns Apps de Windows (via Wine/Bottles).
O que já testei (e os problemas):
* Zorin OS: Bugs estranhos no terminal, travadas inexplicáveis e um consumo de RAM altíssimo do GNOME, além de problemas recorrentes com o driver NVIDIA.
* Pop!_OS 24.04: Experiência terrível, instabilidade geral, prefiro nem comentar.
* Linux Mint: Foi o “menos pior”, mas ainda assim sofro com bugs visuais (tearing/glitches) que atrapalham a produtividade.
Minha Dúvida:
Preciso obrigatoriamente de algo base Debian ou Ubuntu pela facilidade com o ecossistema que já estoura
* Com 8GB de RAM e um G4560, o Debian Stable (com pacotes non-free) seria mais “enxuto” e estável para meu fluxo de Docker/VS Code do que as distros base Ubuntu?
* Alguém usa a stack de C# / .NET em alguma distro específica com NVIDIA que não apresente esses engasgos de interface ou demais bugs?
* O KDE Plasma (ex: Kubuntu/Neon) lida melhor com esses bugs visuais da NVIDIA do que o Cinnamon/GNOME hoje em dia?
Agradeço qualquer luz dos colegas!