Ajuda na escolha de uma dist linux

Olá pessoal.

Estou em uma busca frustrante pela “distro ideal” que equilibre meu trabalho como Dev C# Jr e meu uso pessoal. Meu hardware não é o mais atual, mas os problemas que enfrento parecem ser de software/drivers e não de limitação técnica bruta.

Meu Hardware:

* CPU: Intel Pentium G4560

* GPU: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti (Driver Proprietário)

* RAM: 8GB DDR4

* Placa-mãe: Gigabyte

Meu Perfil de Uso:

* Dev: Docker, VS Code, Git, SQL Server (via Docker/VM).

* Games: Jogos casuais que a 1050 Ti ainda segura e jogos em nuvem.

* Extras: Máquinas Virtuais e alguns Apps de Windows (via Wine/Bottles).

O que já testei (e os problemas):

* Zorin OS: Bugs estranhos no terminal, travadas inexplicáveis e um consumo de RAM altíssimo do GNOME, além de problemas recorrentes com o driver NVIDIA.

* Pop!_OS 24.04: Experiência terrível, instabilidade geral, prefiro nem comentar.

* Linux Mint: Foi o “menos pior”, mas ainda assim sofro com bugs visuais (tearing/glitches) que atrapalham a produtividade.

Minha Dúvida:

Preciso obrigatoriamente de algo base Debian ou Ubuntu pela facilidade com o ecossistema que já estoura

* Com 8GB de RAM e um G4560, o Debian Stable (com pacotes non-free) seria mais “enxuto” e estável para meu fluxo de Docker/VS Code do que as distros base Ubuntu?

* Alguém usa a stack de C# / .NET em alguma distro específica com NVIDIA que não apresente esses engasgos de interface ou demais bugs?

* O KDE Plasma (ex: Kubuntu/Neon) lida melhor com esses bugs visuais da NVIDIA do que o Cinnamon/GNOME hoje em dia?

Agradeço qualquer luz dos colegas!

1 curtida

Debian com XFCE foi minha escolha pra programar.

1 curtida

O problema não é a base Ubuntu e sim que 8GB de ram não são muita coisa nos dias de hoje. O ambiente Gnome e KDE consomem até bastante ram ao meu ver, pois são muito bons, bonitos, cheios de funcionalidades e isso tem um preço: RAM.

Pra fugir desse consumo, você terá que abrir mão da beleza e partir para um ambiente gráfico mais simples, tipo xfce ou lxqt. Sendo assim recomendo o Lubuntu, Xubuntu e Mint XFCE.

1 curtida

Até da pra deixar o XFCE bem legal também, algumas customs da galera:

https://plus.diolinux.com.br/t/de-volta-ao-debian-xfce/80983

https://plus.diolinux.com.br/t/simplesmente-xfce/81481

1 curtida

Viu se os tearing seria coisa do x11? Tentou mudar pro wayland? Recomendo o Debian Testing com XFCE

Essa semana desisti do KDE com Nvidia. Tenho uma 1650 Super e minha experiência estava péssima.

Eu tenho achado o XFCE um pouco pesado, olha que usei ele por muitos anos da minha vida. O KDE e o Gnome chegaram num ponto de otimização que estão bem mais eficientes. Eu tenho usado o Debian 13 com KDE em duas máquinas minhas, uma delas um notebook antigasso bem inferior a essa sua máquina, também com 8GB de RAM. Vou te dizer que o uso é bem satisfatório e ficou mais fluído do que usando o XFCE. Claro que se tu abrir muita coisa ao mesmo tempo começa a engasgar e jogar pro swap, mas para uso moderado vai embora.

Tenta o Debian, como ele é bem agnóstico em relação as DEs tu pode trocar e testar quais você acha melhor sem ter que ficar quebrando o sistema e reinstalando tudo do zero.

PS: Só uma observação, minhas máquinas todas são Intel ou AMD, não tenho nada da NVidia então não sei como se comportaria no que eu sugeri, mas acredito que mesmo assim valha a pena dar uma conferida.

Bom pessoal, vi cada comentário de vc’s e resolvi testar o Kubuntu com KDA Plasma, até então entregou tudo que eu queria, surpreendente.

3 curtidas

que bom mano, pode fechar o post já que vc resolveu seu problema =)

Boa, Kubuntu é show, bem redondinho

1 curtida

Fui nessa e me deu Kubuntu kDE Plasma, ra dando bom.

To procurando onde fechar kkkk

Lmao kkkkkkkkkk

É só escolher a resposta aqui do tópico que mais se alinhou com sua escolha(ou não) e clica na caixinha de solução.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.