Ajuda na escolha de uma dist linux

Olá pessoal.

Estou em uma busca frustrante pela “distro ideal” que equilibre meu trabalho como Dev C# Jr e meu uso pessoal. Meu hardware não é o mais atual, mas os problemas que enfrento parecem ser de software/drivers e não de limitação técnica bruta.

Meu Hardware:

* CPU: Intel Pentium G4560

* GPU: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti (Driver Proprietário)

* RAM: 8GB DDR4

* Placa-mãe: Gigabyte

Meu Perfil de Uso:

* Dev: Docker, VS Code, Git, SQL Server (via Docker/VM).

* Games: Jogos casuais que a 1050 Ti ainda segura e jogos em nuvem.

* Extras: Máquinas Virtuais e alguns Apps de Windows (via Wine/Bottles).

O que já testei (e os problemas):

* Zorin OS: Bugs estranhos no terminal, travadas inexplicáveis e um consumo de RAM altíssimo do GNOME, além de problemas recorrentes com o driver NVIDIA.

* Pop!_OS 24.04: Experiência terrível, instabilidade geral, prefiro nem comentar.

* Linux Mint: Foi o “menos pior”, mas ainda assim sofro com bugs visuais (tearing/glitches) que atrapalham a produtividade.

Minha Dúvida:

Preciso obrigatoriamente de algo base Debian ou Ubuntu pela facilidade com o ecossistema que já estoura

* Com 8GB de RAM e um G4560, o Debian Stable (com pacotes non-free) seria mais “enxuto” e estável para meu fluxo de Docker/VS Code do que as distros base Ubuntu?

* Alguém usa a stack de C# / .NET em alguma distro específica com NVIDIA que não apresente esses engasgos de interface ou demais bugs?

* O KDE Plasma (ex: Kubuntu/Neon) lida melhor com esses bugs visuais da NVIDIA do que o Cinnamon/GNOME hoje em dia?

Agradeço qualquer luz dos colegas!

1 curtida

Debian com XFCE foi minha escolha pra programar.

1 curtida

O problema não é a base Ubuntu e sim que 8GB de ram não são muita coisa nos dias de hoje. O ambiente Gnome e KDE consomem até bastante ram ao meu ver, pois são muito bons, bonitos, cheios de funcionalidades e isso tem um preço: RAM.