De Volta ao Debian + XFCE

Distro: Debian 13
DE ou WM: Xfce4 4.20
Tema/Theme: adw-gtk3-dark
Ícones/Icons: Papirus-Dark
Terminal: xfce4-terminal
Wallpaper: ciber-command.jpg

Telas

Informações complementares

Olá, comunidade maravilhosa do Diolinux! :heart:

Esse ano eu planejei instalar um Linux e ficar quieto nele… mas os colegas postando seus desktops lindos não me ajudam :joy: Acho que já formatei a máquina umas 3 vezes!

Mas agora, depois de vagar por algumas distros e interfaces, acredito que finalmente saciei minhas curiosidades e fiz a maioria dos testes que estava com vontade de fazer. Tomara!

No fim das contas, voltei a configuração que mais usei na minha vida de Linuxer: Debian + XFCE.

E aí, o que acharam?

12 curtidas

Kkk, não MN, pode ter certeza q ainda vai ter alguma distro q te vai chamar a atenção, eu msm, depois de umas 40 testadas (literalmente), até hj eu formato pelo menos 1 vez a cada 3 meses :joy: (ainda tentando chegar nos 6 meses)

Enfim, ficou massa seu XFCE, e sobre esse seu tema GTK q vc criou baseado no Monokai Pro, pq não compartilha com agente? Seria legal até colocar como CE oficial do Monokai Pro :grinning_face_with_smiling_eyes:

1 curtida

Grande Henrique!

Então, hahaha! pior que testar só na VM não tem graça :sweat_smile: :grimacing:

Cara gostei demais da paleta de cores do Monokai Pro que vc me apresentou.

Sobre a personalização do tema, usei o adw-gtk3, esse foi uns dos temas que achei bem prático para personalizar, fiz apenas as alterações em .config/gtk-3.0/gtk.css e .config/gtk-4.0/gtk.css

Para o Editor Mousepad, peguei um tema gtksourceview-4 e fiz a adaptação, depois copiei ele para .local/share/gtksourceview-4/styles/custom-monokai-pro.xml

Para o xfce4-terminal usei esse monokai-pro.theme, deve colocar ele em .local/share/xfce4/terminal/colorschemes/

Valeu demais!

1 curtida

Monokai Pro e massa d+ msm! Eu ate usei por um tempo no meu WebStorm/Intellij, mas da nao, ele fica enviando anuncio toda hora, pra assinar. Acho q ainda vou assinar, da uns R$150,00, pra ver se eu fico quieto em um tema so :smile: .

1 curtida

Ficou muito bonito seu XFCE, parabéns @tijolaum !!!
Eu acho que até já tentei usar o XFCE em um passado bem distante mas nunca consegui deixar ele top como esse rsrs

Agora estou no KDE sem customizar nada rsrs.

1 curtida

Então, esses anúncios deles são insistentes, mesmo desativando as notificações eles continuam aparecendo.

1 curtida

Valeu Jony!

Continue assim, pois a gente começa alterando um botão depois quando percebe virou uma mania hehe!

1 curtida

Ficou muito bom!
Eu tenho esse costume também…

Nunca fico com o mesmo sistema ou deixo ele do mesmo jeito.
Quando mudo de distro vou pra outra rolling release.

Mas no momento parei no Arch Linux com Gnome e dei uma customizada:

3 curtidas

Ficou top MMalyson!

Qual é esse tema de ícones, e o quê está usando para mostrar as informações do clima?

1 curtida

Valeu!
Uso o tema de ícones: Inverse-blue

Para os widgets a extensão:
image

2 curtidas

É isso aí rapaz, cuide bem de sua distro e ela fará o resto por você.
O bom do XFCE é que ele:

• Eficiência de Recursos: Ele consome significativamente menos memória RAM e ciclos de CPU do que ambientes como GNOME ou KDE Plasma. Isso libera “espaço” para que o seu hardware foque no processamento pesado das suas tarefas, em vez de gastar energia apenas para desenhar a interface.

• Baixa Dependência Gráfica: Ele não exige aceleração de hardware complexa ou efeitos de composição pesados (como sombras translúcidas ou animações 3D excessivas) para funcionar bem.

• Modularidade: Você pode desativar quase tudo o que não usa, tornando-o ainda mais enxuto.

• Ele não causa picos de latência inesperados no sistema.

• Mantém a temperatura do sistema mais baixa em repouso, já que não exige esforço constante da GPU/CPU para manter o visual.

Crédito ““GEMINI””

Parabéns Rapaz!!!

2 curtidas

O bom filho a casa torna.

Xfce e debian.

2 curtidas

Seu desktop me inspirou a fazer alguns refinamentos aqui, alterei na barrinha aonde aparecia os números das áreas de trabalho e coloquei umas bolinhas.

E também ativei o plugin do xfce4-weather-plugin na barrinha usando o tema do Papirus, não ficou bonito igual o do Gnome mas ficou bem mais apresentável que o tema padrão.

Valeu!

3 curtidas

Cara, e ficou massa hein!
Já usei o Arch com XFCE e não testei todas as possibilidades de personalização assim.

Gostei! Ficou show.

1 curtida

Olá Pessoal!

To passando para compartilhar com vocês, o pluguin de descobri o Docklike Taskbar. O legal dele que integrado a barrinha do XFCE ficando com o comportamento bem parecido com a barrinha do Gnome. O visual da Lista de Janelas fica mais moderno e também é possível fixar o ícone do lançador como se faz numa Dock padrão.

A barra de tarefas do tipo Dock funciona de maneira semelhante a muitos outros ambientes de desktop e sistemas operacionais. Nela, todas as janelas de aplicativos são agrupadas em um ícone e podem ser fixadas para funcionar como um iniciador quando o aplicativo não estiver em execução. É comumente chamada de dock.

Opções do plugin

E ae já conheciam este plugin? Hoje achei ele por acaso, nem imagina que o barrinha do XFCE teria essa funcionalidade.

Abrass!

1 curtida

Eu já conhecia, mas prefiro o XFCE do jeito que ele é. Bom, talvez eu teste ele quando eu usar o XFCE novamente.

1 curtida

Olá Pessoal!

Nesse final de semana, tirei um tempo para rever alguns detalhes, e fazer uns pequenos acertos que por sinal gostei demais. Ficou leve com um visual limpo sem distrações, por fim acertando as demais configurações no comportamento das janelas ficou bem produtivo.

Nessa passeada por outras interfaces nos últimos meses: I3wm, Sway, KDE e Gnome, ao retornar ao XFCE percebi que eu não usava nem 10% do seu potencial. Com isso tentei aplicar um pouco as características que mais gostei de cada interface que experimentei.

Windows + Q         = fechar Janela
Windows + ←/→       = faz um pequeno tiling janela fica lado a lado
Windows + Shift ←/→ = move a janela para area de trabalho direita ou esquerda
Windows + 1,2,3     = muda para a área correpondente

No XFCE também ao usar o scroll do mouse na área de trabalho, alterna bem pratico entre elas.

Também adorei compartilhar ideias com o colegas que estão curtndo o XFCE novamente. Com isso revi a escolha do tema e acabei optando pelo Orchis-Teal-Dark, ele por padrão combinou bem as cores que eu já estava usando e possui o acabamento bem melhor que o adw-gtk.

Por fim ficou assim… mais uma vez agradeço pelas dicas!

Abrass!

5 curtidas

Muito massa mn! Eu tbm voltei pro Debian XFCE, nao resisti a saudade…
Nao dei uma customizaca lendaria como a tua, so deixei parecido com uma distro q eu usava quando comecei no linux, o MiniOS. Ent me inspirei nele, e deixei assim, nada bonito demais, mas bem eficiente!

4 curtidas

Achei top! Ficou elegante sem perder a originalidade do XFCE. Como sempre vc manja dos Wallpapers combinou perfeito com o tema de ícones padrão! :heart_eyes:

1 curtida

XFCE é muito bom, só no aguardo do wayland:

Meu XFCE com Arch Linux:

Algumas imagens

Único defeito nessa coisa é conseguir centralizar a lista de janelas e/ou dock no centro da tela com esse modelo de painel.

2 curtidas