Não sabe qual distro Linux escolher? Conheça o Distrochooser

Distrochooser: uma ferramenta interessante que eu acabei descobrindo

Hoje achei que estava tendo uma grande ideia para ajudar quem está começando no Linux a escolher sua primeira distro. Foi um brainstorming bombástico!

A ideia seria criar um site com a finalidade de ajudar a escolher uma distribuição Linux através de um questionário sobre o perfil de uso da pessoa. Algo em que você respondesse algumas perguntas sobre experiência com computadores, tipo de uso, preferências de sistema, entre outras coisas, e no final o site sugerisse algumas distros que poderiam combinar com o seu perfil.

Mas aí fui pesquisar na internet para ver se já existia algo parecido… e existe! :grimacing:

Acabei encontrando um site chamado Distrochooser e achei a proposta bem interessante:

Confesso que eu não conhecia o site antes, e foi até uma surpresa perceber que ele existe já há bastante tempo. Pelo que vi rapidamente, o projeto começou lá por 2014.

Minha primeira impressão é que a ideia é bem legal, principalmente porque uma das perguntas mais comuns que aparecem em fóruns é justamente: “qual distro Linux eu devo usar?”.

Ao mesmo tempo, fiquei com a sensação de que algumas perguntas do questionário podem ser um pouco técnicas para quem nunca teve contato com Linux. Talvez um modo mais simplificado, voltado para iniciantes mesmo, pudesse ajudar ainda mais.

Mas deixo claro que essa é só uma primeira impressão, ainda estou explorando o site.

Também achei curioso que, apesar da proposta ser tão útil, não vejo o Distrochooser sendo divulgado nas comunidades. Então resolvi compartilhar aqui.

Fiz um teste… e comigo foi certeiro! fiquei impressionado e ao mesmo tempo meio que orgulhoso! Sou Debian na veia! :rofl:

Alguém aqui já usou o site?
O que acharam das recomendações que ele dá?
Acham que ele ainda é útil hoje para quem está chegando agora no Linux?

Que tal fazermos uma brincadeira aqui? De cada um fazer o teste e comentar se o Distrochooser acerta mesmo? Mizeraví! :thinking:

9 curtidas

Fiz o teste e também me deu o Debian em primeiro, site bão!

4 curtidas

Também deu Debian em primeiro, que é a que eu uso.

3 curtidas

Para mim apareceu o OpenSuse, que eu gosto muito mas não estou usando atualmente rsrs.

2 curtidas

Pra mim deu Opensuse em primeiro. Mas achei meio com cara de adivinhação de cartomante. :joy:

2 curtidas

Uso o Mint. Respondi as perguntas e o serviço indicou o Linux Mint. 10/10.
Talvez seja uma boa para ajudar pessoas buscando distribuições.

1 curtida

É o Akinator de Linux :rofl:

1 curtida

Olha só, não e de ver q ele tbm me recomendou o Debian tbm, kkk, o sys deles e bem preciso em, acertou em cheio!

1 curtida

Boa tarde. Eu utilizo o Linux Mint 22.3 Zena atualmente, mas no distrochooser primeiro me recomendou Debian e em segundo o Linux Mint. Confesso que testei o Debian com gnome e não gostei da experiencia, pois o gnome trava o desktop. o Cinnamon que acompanha o Linux Mint eu considero uma das interfaces mais completas e bem leves que já vi. Eu também gosto do enlightment DE mas não consegui fazê-lo funcionar bem no mint.

1 curtida

O bom do Debian é que você pode instalar qualquer interface gráfica que quiser. Tem todas disponíveis nos repositórios.

3 curtidas

O meu deu Ubuntu, mas a última vez que consegui usar o Ubuntu foi em 2010.:confused:

1 curtida

Ae é brabeza! :rofl:
Qual vc usa?

1 curtida

Primeiro lugar Arch e em segundo Gentoo. Minha duas favoritas, deu certinho.

1 curtida

Olá @tijolaum !

1 - Devuan
2 - Rocky Linux
3 - Debian

Abraço,

1 curtida

muito bom. pra mim de zorin mas não é minha praia. uso Solus OS.

1 curtida

Nossa que site maneiro! Estou muito feliz por ser Debian :grin: rsrs
Pois esse é exatamente o sistema que uso atualmente. Show!

1 curtida

achei muito bacana esse site, tanto que até me recomendou o Debian na lista :grin:

apesar que utilizei o Debian bem vagamente quando fiz projeto da faculdade, mas atualmente to mais no Windows, quem sabe um dia eu testo o Debian

1 curtida

O meu deu openSUSE mas nunca instalei essa distro atualmente uso kubuntu.

Vou ate dar uma olhada no Suse ver o que ele tem a me oferecer

1 curtida

O meu teste deu Void Linux, justamente a que estou pretendendo usar, além do Devuan e o Arch xD

1 curtida

Debian, arch e gentoo

Fedora foi o último.

1 curtida