Agora que os colegas já falaram sobre vários aspectos técnicos e históricos, me sinto à vontade para falar só da minha experiência pessoal – e com poucas leituras, das quais só guardei o básico do básico:
O X11 é muito antigo. Muitíssimo antigo. Foi criado para uma realidade que não correponde à realidade atual (hardware, por exemplo). Nunca foi reescrito, para realidades mais atuais. Em vez disso, foi sendo remendado, recebeu um puxadinho aqui, outro ali, e se tornou uma coisa muito “enrolada”.
(Até aqui, o que percebi das leituras – como “não técnico”).
O Wayland é um projeto mais recente, sem aquela tralha herdada de outras épocas.
Pessoalmente, uso o X11 em 11 distros – e nenhuma delas, nunca tentou me impingir uma mudança para Wayland, embora a maioria delas já ofereça esta opção no Login.
A única distro que tentou me impor o Wayland foi o Fedora – 2 ou 3 versões atrás. – Terminado o upgrade de versão, entrou automaticamente no Wayland (sem me perguntar nada).
Percebi 2 ou 3 probleminhas – por exemplo, o Conky não funcionava direito; e o gnome-screenshot
não funcionava de jeito nenhum – e voltei para o X11… até a semana passada.
O Fedora é uma distro que funciona bem para mim, e eu poderia usá-lo como minha distro “principal” – mas vive “inventando moda”, e mantenho principalmente para “ver o que o Fedora anda inventando” – pois prefiro várias outras distros, que não ficam inventando moda, nem correm para adotar as “modas” inventadas pelo Fedora.
Enfim, o Fedora é uma distro que mantenho instalada (em dualboot, ou multiboot, com outras), para “vigiar” o que ele anda inventando.
Dito isso… semana passada resolvi mudá-lo para o Wayland, só para “vigiar também” o Wayland (que, cedo ou tarde, vai substituir o X11 na maioria das outras distros). – Ok, o Conky não dá mais problema. – Quanto ao gnome-screenshot
, troquei pelo KDE Spectacle, no Fedora.
(Ainda prefiro o gnome-screenshot
, nas outras distros).
É só isso que posso dizer, por experiência própria – ou pelo meu próprio “conhecimento”, como não-técnico.
Pelo que vejo os colegas dizerem, aqui no Fórum, parece que o Wayland está cada vez mais “pronto para ser usado” – embora alguns colegas ainda apontem algumas falhas aqui e ali. – Mas a maioria desses colegas lidam com mil coisas, que eu não uso:
-
Não uso “placa de vídeo” – e principalmente não uso Nvidia
-
Não uso AMD. – Desde 2009, só uso CPU Intel em Mobo Asus com iGPU Intel
-
Não jogo (games), nem faço mil coisas incríveis. – Sou apenas um “usuário médio”. Uso o PC para navegar, pesquisar, me informar, escrever um pouco, tratar algumas imagens no Gimp (bem básico). – Dentro desses limites, o Wayland do Fedora me parece Ok.
Nas minhas outras 11 distros, continuo usando X11 – sem qualquer problema, que um leigo como eu consiga perceber.