X11 e wayland qual são as suas diferenças?

Ola galera!

Estou iniciando minha jornada no mundo no linux e cada dia aprendendo coisas novas e recente me deperei com esses dois servidores gráficos o x11 e wayland, e eu gostaria de saber qual é a diferença entre os dois, pois eu so vejo nas análises de distros qual é protocolo qual interface usa e eu sinceramente fico meio sem saber qual a diferença entre os dois.

A única diferença que eu sei é que o waylando é mais recente kkkkkk

Não procuro saber exatamente qual a função de servidor gráfico mas sim as diferenças entre os dois.

2 curtidas

Uma diferença prática entre o X11 e o Wayland está num quesito de segurança:

• No X11 um aplicativo pode ver o conteúdo de outro aplicativo, inclusive acessar o que é digitado em todo o teclado, isso pode abrir brechas de segurança para que malwares possam ver coisas que não deveriam ou um keylog gravar tudo o que o usuário digitar (inclusive senhas). Já no Wayland essa situação não ocorre, ao menos sem a permissão do usuário.
8 curtidas

Não sei a diferença, mas pelo visto o X11 será abandonado nas distros no futuro.

1 curtida

E senta que lá vem história

Sim. Eu explico porque:

E por um simples motivo: o pessoal que fez o X11 tem idade pra ser pai do Linus. O Linus deve estar com quase 70 anos. Imagina onde esse pessoal deve estar daqui alguns anos? Junto com Deus, provavelmente. Alguns mesmo já morreram velhos ou tão curtindo o restinho de vida com a aposentadoria. Existem poucas pessoas interessadas em realmente manter o X11, e os que ainda mantém são bisavôs.

Além do mais, o pessoal que fez o Wayland foi cuspido quando inventaram e só tão sendo levados a sério faz pouco tempo, quando o X11 começou a ficar sem mantenedores e os pedidos de correção de bugs estão quase 10 vezes maiores que os do repositório do Wayland (934 X11 contra 152 do Wayland no momento da escrita). Pra se ter uma noção: Wayland é um protocolo de 2008, e a sua primeira implementação (reza a lenda) que foi em meados da década passada (2010). Ele só ficou “pronto” com muitas aspas em 2019, com ressalvas na nova novela das nove: Linux e NVIDIA.

Essa novela foi grande, começou em 2015 e tá terminando, mas parece que esse desfecho tá grande e cansativo.

Resumo da ópera de sabonetes (NVIDIA e Linux): Depois de anos com a novela “NVIDIA e Unix” dando super certo com interfaces X11 funcionando de boinha na máquina e tranquilo no closed-source (gatilhozinho pra GNU, mas paciência) NVIDIA fez uma implementação para Wayland (EGL). O resto dos desenvolvedores (de quase todas as outras GPUs), unidos, fizeram outra (GBM, desconsiderando todas as implementações obsoletas ou abandonadas). Como quiseram fazer compositores compatíveis apenas com GBM para boicotar a “diferentona da NVIDIA” (possivelmente com razão, porque TEM COMO compatibilizar as APIs e a NVIDIA faz isso porcamente desde o driver 495) , ela mediu esforços também e só abriu código-fonte do seu driver recentemente (2022?).

A diferença:

Empolgadíssimo ao comentar sobre uma parte da história do vídeo no Linux (+NVIDIA), agora vamos pra parte boa:

Wayland hoje em dia parece ser uma alternativa rápida, segura e bacana para o X11. Tudo bem que faltam várias features, mas estão sendo corrigidas e/ou implementadas aos poucos, e se Deus quiser futuramente:

Já somos Wayland? Já!

EDIT pós-postagem:

Uepa, membro novo! Seja bem vindo @Gabrielhm !

8 curtidas

Agora que os colegas já falaram sobre vários aspectos técnicos e históricos, me sinto à vontade para falar só da minha experiência pessoal – e com poucas leituras, das quais só guardei o básico do básico:

O X11 é muito antigo. Muitíssimo antigo. Foi criado para uma realidade que não correponde à realidade atual (hardware, por exemplo). Nunca foi reescrito, para realidades mais atuais. Em vez disso, foi sendo remendado, recebeu um puxadinho aqui, outro ali, e se tornou uma coisa muito “enrolada”.

(Até aqui, o que percebi das leituras – como “não técnico”).

O Wayland é um projeto mais recente, sem aquela tralha herdada de outras épocas.

Pessoalmente, uso o X11 em 11 distros – e nenhuma delas, nunca tentou me impingir uma mudança para Wayland, embora a maioria delas já ofereça esta opção no Login.

A única distro que tentou me impor o Wayland foi o Fedora – 2 ou 3 versões atrás. – Terminado o upgrade de versão, entrou automaticamente no Wayland (sem me perguntar nada).

Percebi 2 ou 3 probleminhas – por exemplo, o Conky não funcionava direito; e o gnome-screenshot não funcionava de jeito nenhum – e voltei para o X11… até a semana passada.

O Fedora é uma distro que funciona bem para mim, e eu poderia usá-lo como minha distro “principal” – mas vive “inventando moda”, e mantenho principalmente para “ver o que o Fedora anda inventando” – pois prefiro várias outras distros, que não ficam inventando moda, nem correm para adotar as “modas” inventadas pelo Fedora.

Enfim, o Fedora é uma distro que mantenho instalada (em dualboot, ou multiboot, com outras), para “vigiar” o que ele anda inventando.

Dito isso… semana passada resolvi mudá-lo para o Wayland, só para “vigiar também” o Wayland (que, cedo ou tarde, vai substituir o X11 na maioria das outras distros). – Ok, o Conky não dá mais problema. – Quanto ao gnome-screenshot, troquei pelo KDE Spectacle, no Fedora.

(Ainda prefiro o gnome-screenshot, nas outras distros).

É só isso que posso dizer, por experiência própria – ou pelo meu próprio “conhecimento”, como não-técnico.

Pelo que vejo os colegas dizerem, aqui no Fórum, parece que o Wayland está cada vez mais “pronto para ser usado” – embora alguns colegas ainda apontem algumas falhas aqui e ali. – Mas a maioria desses colegas lidam com mil coisas, que eu não uso:

• Não uso “placa de vídeo” – e principalmente não uso Nvidia

• Não uso AMD. – Desde 2009, só uso CPU Intel em Mobo Asus com iGPU Intel

• Não jogo (games), nem faço mil coisas incríveis. – Sou apenas um “usuário médio”. Uso o PC para navegar, pesquisar, me informar, escrever um pouco, tratar algumas imagens no Gimp (bem básico). – Dentro desses limites, o Wayland do Fedora me parece Ok.

Nas minhas outras 11 distros, continuo usando X11 – sem qualquer problema, que um leigo como eu consiga perceber.

10 curtidas

Também não sei dizer a diferença. E a única vez que precisei pensar sobre isso foi quando não consegui acessar remotamente com nenhum app (dustdesk; anydesk; chrome remote desktop etc.) outro computador com Ubuntu 22.04 e nem 22.10.

Só deu certo quando fiz login com X11.

Pelo menos nesse caso o wayland não deu conta…

Tá rolando uma discussão aqui também: Chrome Remote Desktop não instala no Ubuntu 22.10 - #12 por eddiecsilva

2 curtidas

Eu ja testei e retestei muitas vezes sessão Wayland vs X11. Usei em GPU Nvidia, AMD e Intel (claro que não de todas as gerações…).

Sem citar características técnicas como parte da segurança, arquitetura… resumiria em dizer que na sessão Wayland se tem melhor qualidade de imagem em geral.

Sobre muitos (ou todos) problemas citados neste tópico e pela internet a fora, na verdade são problemas que partem do princípio de que o Wayland é algum “software milagreiro” que deveria tornar todos estes app’s feitos no modo legacy e que possuem as vezes décadas de código baseado em tecnologias legacy (X11) em app’s modernos e seguros!

5 curtidas

Não sei dizer a diferença em relação à estrutura do código, mas uso somente o Wayland desde o final de 2021 e presentemente estou muito satisfeito com o desempenho.

No meu sistema (Arch Linux + Gnome) o Wayland performa melhor que o X11. Atualmente forço o uso do Wayland nos aplicativos que disponibilizam essa opção e ainda não o adotam por padrão, ao invés de utilizar o Xwayland. O Xwayland permite executar aplicações legadas X11 no Wayland.

Firefox, VS Code, Bottles, Spotify (fica com uma barra azul estranha, mas está valendo), Heroic Game Launcher, Obsidian, Thunderbird, LibreOffice, Alacritty, apps do Gnome, dentre outros, utilizo com Wayland (somente alguns exemplos dessa lista necessitam de configuração extra para usar com o Wayland). Xwayland tenho que usar com o Discord, FreeFileSync, Steam, GOverlay, Zotero e mais alguns. Todos funcionam bem, apesar do Xwayland ter um desempenho inferior (dá para perceber usando a rolagem da tela no programa).

O meu notebook tem uma placa dedicada Nvidia MX110 e jogo na Steam e na Heroic os jogos que gosto (e a placa permite :joy:) sem problemas. A placa integrada é uma Intel UHD Graphics 620 e o uso dela com Wayland possui um desempenho superior ao X11 nas animações e na qualidade de imagem.

2 curtidas

eu não tô nem aí se o X11 é antigo e os desenvolvedores estão morrendo. Henry Ford morreu há séculos e o automóvel está aí firme e forte; santos dumont idem, e os aviões vão de vento em popa…

uso o X11 porque funciona. e não vou faniquitar num servidor gráfico que ainda está pelo meio e sabe-se lá os bugs críticos que tem.

time que está vencendo não se mexe.

7 curtidas

Tentei migrar ano passado e senti que parece ser mais rápido o Wayland em aplicações nativas (que foram programadas com wayland em mente). Tive alguns bugs, nada grave. Porém a limitação é que não é possível usar em multi-seat. O multi-seat no X11 demandou um bom tempo de programação na época que o computador era bem caro e havia ideias de usar um computador com várias placas de vídeos para servir a várias pessoas.

Pesquisei sobre isso e parece que não há sequer vontade de ser feito no futuro. É bem verdade que hoje em dia é relativamente mais barato conseguir computadores (ou notebooks) antigos sempre no esquema de 1 usuário para 1 processador.

Em breve darei mais uma chance ao wayland, até mesmo porque minha esposa comprou um computador para ela e infelizmente com Windows, ou seja, meu multi-seat foi pro beleléu.

4 curtidas

Como meus caros colegas acima já fizeram bastante textos introduzindo ao Wayland vou focar apenas em falar sobre minha experiencia de forma bem resumida, onde passei a utilizá-lo quando migrei para o Ubuntu 22.04 que usa o Wayland como padrão para hardware Intel e AMD. Decidi então ver no que ia dar. Bom, meu uso se resume a basicamente: navegação na internet e consumo de mídias onlines (streaming) e tmb locais (uso o VLC como player de vídeo) e alguns emuladores. Resumidamente não tive nenhum problema especifico ou grave que me impediu de usar o sistema normalmente como já fazia em edições anteriores do Ubuntu com X11. Todas os programas que necessito funcionaram normalmente tanto ferramentas de screenshot, edição de imagem, meu navegador principal (Firefox), programa de torrent e etc. Então acho que já que agr ele é o padrão do Ubuntu e n afetou meu uso, ao contrário senti que ele usa melhor os recursos gráficos das GPUs integradas da Intel, então não me vejo mais voltando a usar X11 visto que minha distro padrão é (e acredito que não irei mudar) o Ubuntu.

6 curtidas

Usar o X11 enquanto ele for melhor para você, Ok.
Mas você tem certeza que o carro que você usa é o mesmo modelo fabricado nos áureos tempos do Henry Ford?

Sinceramente eu gostaria de ver você usando o XFree86 em pleno 2023.

3 curtidas

vc n entendeu: o fato do X11 ser antigo - no meu entender - não importa. citei o carro porque tem mais de 100 anos e continua válido até hoje, sendo continuamente atualizado.

creio que o fato do X11 não ter manutenção ativa - como você disse - seja mais pelo modelo colaborativo que a idade do projeto. aliás, nunca acreditei muito nesse negócio do pessoal se juntar para desenvolver código aberto. a tendência é cada um ir para o seu lado.

creio o wayland substitua o X11, mas não agora. e para mim, que não faço nada demais, o X11 vai dar pro caldo por muitos anos ainda.

2 curtidas

Uso o Wayland aqui no Arch (Gnome 43.2).
Não vi nenhum bug notável aqui.
PC funcionando das 06:00 até as 22:00 sem lag e sem travamento.
Conky funcionando ok tbm (screenshot).
A única falha aqui é o emulador Yuzu que vez ou outra, trava o Wayland (não acontece sempre).

2 curtidas

@Vindix007 vc viu que o Wine tmb começo a ser portado para o Wayland? esta escrito isso nas notas da versão 8.4 no WineHQ. Ja testo o Wine ai usando o wayland para ver como esta o porte?

1 curtida

Vai estar funcional só na versão 9.0 (ano que vem).

1 curtida

Wayland para quem utiliza VM e Tiling WM é o terror.

Vários aplicativos incompatíveis, copy/paste entre host e guest não funciona direito, sem falar nos bugs que acontece, isso depois de realizar alguns fixes para conseguir rodar.

1 curtida

O que é multi-seat?

É quando um computador (ou uma placa-mãe) é colocado na condição de ter mais de um monitor, mouse e teclado, sendo cada conjunto monitor-mouse-teclado sendo direcionado para uma sessão de gerenciador de janela, o chamado assento. O jeito ideal é colocar várias placas de vídeos, cada uma dedicada a um assento. Foi mais comum no passado quando o computador custava caro e laboratórios de informática nas escolas poderiam ter 4 pessoas usando o mesmo processamento central, pois o custo caía bastante com a economia de placas mae, processadores e memórias. Atualmente já fica até difícil achar placas mãe que suportem mais de uma placa de vídeo, além da questão de que, ao usar várias placas, a velocidade do barrramento acabar ser dividida para cada uma delas. No passado era comum a placa mãe vir com mais de 6 slots PCI e as placas de vídeo poderiam funcionar em todas elas, pois todos slots funcionavam na velocidade máxima.

4 curtidas

Ah! Obrigado pela explicação. :handshake: