Olha inky1003 tenho 65 anos e além de aposentado continuo profissionalmente programando em Java, Spring Boot, PHP, Assembler, etc. e procuro me manter sempre atualizando, mas deixa isso pra lá, me responde uma coisa quando o X11 acabar o que será de programas como o Eclipse que não funciona no Wayland? Por isso mantenho minha maquina com Ubuntu 24.04 e X11.
Tenho 65 anos e além de aposentado continuo profissionalmente programando em Java, Spring Boot, PHP, Assembler, etc. e procuro me manter sempre atualizando - Essa juventude acha que serão Peter Pan para o resto da vida
Eu não vou especular sobre o fim do X11. Fato é que os compositores Wayland rodam aplicações X11 tranquilamente via uma camada de compatibilidade chamada Xwayland (que obviamente não é ideal, por se tratar de um servidor X11 rodando apenas pra comportar aplicativos num compositor Wayland) e esse erro não deveria ocorrer.
Relacionado especificamente ao Eclipse no Wayland, não precisei ter diplomas de pós-doutorado nem mais que 2 décadas pra pesquisar sobre este problema e descobrir que o culpado para esse sintoma é o WebKit que o Eclipse usa, e não o Eclipse. Basta dar uma olhada na variável que não menciona o Eclipse, mas sim algum tipo de WebKit. Eles dizem que definir esta variável acaba com o problema.
É claro que eu quero os diplomas de pós-doutorado mas isso eventualmente virá, quando eu conseguir me provar um programador. Já quanto à idade não quero nada, ela vai vir eventualmente e não vai ser bom, mas ninguém controla isso, enfim. Um ótimo descanso pro senhor, @Arlindo_Viana .
PS: não seja um Mauro, ou o Dio vai te mandar calar a boca… kkkkkkkkk (contexto: o Mauro era mantenedor do kernel 2.6, e jogou a culpa de um problema causado por sua equipe em um utilitário que estava com dificuldades no comportamento do kernel. Daí o Linus mandou ele calar a boca e tomar vergonha na cara)
Ainda usa o Ubuntu? Atualizou para a versão 24.04? E o wayland ainda continua te suprindo?
X11 é o KDE clássico, o servidor gráfico antigo das distros Linux. Dos dois, o X11/Xorg é o mais estável, porém está um pouco defasado com alguns aplicativos recentes.
Wayland é o servidor gráfico mais novo, disponível no Ubuntu e seus derivados. Integra mais os aplicativos atuais, porém é mais instável do que o X11.
Em resumo, se você usar alguma distro bem atualizada com interface que tenha implementado bem o Wayland (GNOME ou KDE Plasma) e não possuir placa de vídeo da Nvidia (ao menos por enquanto), opte sempre pelo Wayland na hora de logar no sistema.
Se tudo o que você usa estiver funcionando bem (e possivelmente estará, já que a compatibilidade no Wayland melhorou muito e melhora mais a cada dia), esqueça o X11. O Wayland entrega experiência superior e é mais seguro. Se algo der problema, pode continuar usando a sessão X11 quando precisar até que isso seja resolvido no Wayland.
Desde que troquei minha placa da Nvidia (GTX 1070 Ti) por uma AMD Radeon RX 7600 XT, migrei para o Wayland. Funciona muito bem.
No meu Notebook pessoal uso o Pop!_OS 22.04 por causa do pipewire (Achei a qualidade de som bem melhor e mais limpa). No meu PC gamer uso o Ubuntu 22.04 com Wayland. Nunca tive problemas pra usar Ubuntu com Wayland não. So n coloquei o 24.04 no meu notebook porq ele estava com problemas no instalador. De todas as aplicações que uso seja emuladores ou aplicativos todos funcionaram perfeitamente (alguns ate melhor) no wayland. Não posso falar por hardware da nvidia, mas Intel (Notebook Pessoal) e AMD (PC Gamer) Wayland funciona muito bem.
Usei o Gnome-screenshot tranquilo no Ubuntu 23.10 e tô usando agora no Ubuntu 24.04 LTS também. Nem sabia que ele já teve problemas com Wayland. Só sei que tá funcionando beleza.
Posso dizer o mesmo. Uso o PC com Ubuntu para coisas pessoais, navegação na internet, consumo de mídias, digitação de textos e planilhas e as vezes ligações com áudio e vídeo. As vezes gravo alguma coisa, edito e posto no YouTube também.
Em nenhuma dessas atividades tive problemas com o Wayland. Tá muito bom mesmo.
Falou tudo…rsrs.
Me identifico com você.
Senti problema no flameshot.
Aplicativos para uso remoto como RustDesk e AnyDesk tiveram problemas.
No X11 tudo flui perfeitamente no Debian 12.
O tecniques eu não sei. Atualmente serve pra dar bug no wayland e ter que voltar pro xorg pra desbugar.
Tem um post do dionathan que explica, mas eu não me dei o trabalho de ler.
Vou compartilhar minha experiência: francamente, faz tempo que migrei para o Wayland, e não pretendo voltar atrás. Meu workflow, em geral, é quase todo baseado em Flatpak, e utilizo o GNOME como interface gráfica. Meu principal uso é para desenvolvimento, e as IDEs da JetBrains funcionam perfeitamente nesse ambiente.
Para virtualização, utilizo o VirtualBox, que também funciona com todos os recursos necessários. O único software que apresentou problemas foi o AnyDesk, devido à falta de atualizações pela empresa, já que ele roda em uma versão antiga. Como alternativa, migrei para o TeamViewer, que funcionou perfeitamente.
Mas sempre levo comigo o seguinte pensamento, a tecnologia é uma mera ferramenta. Utilize o que é útil para você.
Muita falação e pouca explicação. Resumindo:
O X11 é um “servidor” gráfico que tem a função de transmitir o vídeo gerado pela rede local do próprio computador. Enquanto isso, o Wayland adota um esquema semelhante ao do Windows, enviando o vídeo diretamente para a saída.
Por ter um tempo de desenvolvimento maior, o X11 tende a ser mais estável, sendo até mais rápido que o Windows. Além disso, como mencionado em outras respostas, é possível configurar o multi-seat, com vários desktops.
Concordo totalmente com o @acvsilva: ‘time que está vencendo não se mexe’ .