E se eu quiser usar Wayland, numa distro que não me impinge isso por defautl?

Motivado pelo tópico do colega que queria saber o que é Wayland e qual a diferença para o X11, me ocorreu agora esta dúvida:

• O que devo fazer, se de repente eu quiser usar Wayland – numa distro que não oferece isso, “por padrão”?

Ok, tenho 12 distros

• 5 delas sem SystemD.

• 2 delas “construídas” por mim – enquanto outras “já vêm prontas” (sem perguntar o que quero)

O Arch e o Void, por exemplo, não impingem “o quê” eu vou instalar. – Nelas, eu só instalo o que eu quero.

Tenho um bom registro do que instalei no Arch, por exemplo. – Sei que “algum” Wayland foi instalado como dependência do Wine – e mais alguma coisa, quando instalei o KDE.

Mas são meros fragmentos. – O Wayland não está instalado no meu Arch. – Não tenho esta opção no Login do SDDM:

Considerando, portanto, uma distro como o Arch (ou o Void), onde só tenho aquilo que “escolhi”:

– O que eu precisaria instalar – e o que eu precisaria configurar – para que o Arch (ou o Void) me ofereça a opção de executar uma sessão Wayland?

Quais pacotes – no Arch, no Void, ou em qualquer outra distro – preciso instalar, para completar os requisitos, e a opção Wayland comece a ser oferecida no Login?

Não que eu queira usar Wayland (rs). – É só curiosidade mesmo.

1 curtida

Nunca instalei o waylando do zero também. No xorg, se eu fizer uma instalação do Arch ou do Debian, do zero, já sei tudo o que tenho que instalar. No wayland, não faço a menor ideia. Vou acompanhar o tópico pra ver se aprendo um pouco.

O site Are we Wayland yet? mostra alguns programas e ferramentas disponíveis para wayland.

1 curtida

Você captou a minha dúvida com exata e perfeita exatidão, @Tuxraldo !

Não gosto do Fedora, useiro e vezeiro em inventar “novidades”, que (por seu poder econômico, ou por outros meios), os impinge a outras distros – inclusive às supostamente “comunitárias”, onde grandes corporações compraram cadeiras por seu poder econômico. – Se você pensar no Debian, não estará longe do que eu queria dizer.

E é por isso mesmo que mantenho instalado (e sempre atualizado!) o Fedora: – Para “vigiar” o que a Red Hat anda inventando – e que minhas distros preferidas (e.g.: Arch) talvez adotem amanhã.

É exatamente por isso, que mantenho o Fedora instalado: - Para “vigiar o perigo”.

E se eu te contasse que o KDE Plasma mesmo em X11 tem o wayland como dependência? Eu mesmo não queria nada do wayland e não conseguir instalar no gentoo…

Aqui Gentoo Forums :: View topic - [FAILED] How do I install KDE without Wayland? explica que o Plasma usa algumas rotinas do wayland por causa de deficiências do X.

1 curtida

Sim…

a palavra “Wayland” aparece no histórico de atualizações / instalações de 11 das mnhas 12 distros

Mas isso está longe de significar que eu tenha o Wayland instalado, pronto para usar…

Há muitos anos, percebi que os blogs (e nossa atenção) estão voltados para os "ah"s e os "oh"s (que dão cliques) – e nunca, para o que nós poderíamos querer saber.

Basicamente você precisa dos pacotes corretos, não é a distribuição geralmente que impede, mas a interface, pra você ter suporte a Wayland no Arch não basta instalar o KDE Plasma, você precisa dos plugins do Plasma, do Wayland e do Qt pra habilitar o suporte:

• plasma-wayland-session
  • egl-wayland

Isso vai instalar o inicializador Wayland do plasma + os plugins Qt necessários, lembrando que isso não força apps Qt a rodarem sobre Wayland então se o app tiver internamente uma chamada de plataforma ele vai usar X11 (Xwayland)

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.