WPS Office Completo em Português

Uma pergunta de leigo sobre o WPS. Ele também sei encaixa na categoria de APPs que cada um usa o mais agrada, ou ele tem reais vantagens sobre o Libre Office e o FreeOffice? Comumente eu utilizo o Libreoffice, mas não por conhecer mais, é por costume mesmo.

1 curtida

Onde eu trabalho utilizamos o libreoffice em 90% dos casos. Porém algumas instituições de fora trazem apresentações feitas no PowerPoint e o libreoffice não é muito compatível. O WPS por outro lado é bastante compatível com essas apresentações, desde que todas as fontes usadas estejam instaladas na máquina.

2 curtidas

Estou vendo o pessoal falar sobre um pacote .DEB e tal, porém acredito que da forma que o @ailtonbsj colocou é super simples também, não vejo a necessidade de ter um pacote para instalá-lo.

Por favor galera, é apenas uma opinião, não vamos chegar com os dois pés no peito também.

1 curtida

O “problema” é necessitar do terminal. Sempre bato na tecla de dar preferência de fazer no modo gráfico, parar de assustar usuário iniciante.

Pra mim, Daigo, essa é a melhor forma, mas conheço muita gente q desistiu do Linux por causa de toda hora ter q usar terminal.

2 curtidas

Hum entendi. Eu sou da velha guarda, uso linux desde o Ubuntu 6.06 (Dapper Drake), então eu ainda não consigo desassociar “usuário de linux” e “terminal”. Entendo que o foco é fazer com que as pessoas possam aderir ao linux tornando ele mais fácil. É bem legal isso.

1 curtida

Eu uso desde 2006, comecei com o FeniX (me julgue) e depois fui para o Big e então Debian.

1 curtida

Dá pra fazer todas essas operações sem abrir o terminal!

  1. No lubuntu 18.04 LTS, por exemplo, vá no menu Iniciar > Prêferencias > Programas e atualizações.

  2. Baixe a chave pública em: https://winunix.github.io/debian/public.key

  3. Importe a chave na aba Autênticação.

  4. Na aba Outros programas clique em adicionar e cole o texto:

    deb https://winunix.github.io/debian bionic main

  5. Clique em Fechar e atualize o cache.

  6. Vá no menu iniciar > Sistema > Programas.

  7. Clique na lupa de busca e digite: synaptic depois clique no primeiro item e clique em instalar.

  8. Vá no menu iniciar > Sistema > Gerenciador de Pacotes Synaptic.

  9. Busque por fonts-3rd-party. Dê dois cliques e escollha Marcar.

  10. Busque por wps-office-full. Dê dois cliques e escolha Marcar.

  11. Clique no botão Aplicar.

Pronto! Só esperar terminar de instalar!

2 curtidas

11 passos que poderiam ser resumidos em:

1 - baixar o pacote .deb
2 - abri-lo com o gDeb
3 - digitar a senha de root
E aguardar a instalação.

3 curtidas

Ou até 2:
1 - Baixar o pacote .AppImage.
2 - Dar doiscliques no pacote e sair usando.

2 curtidas

@andryel existem maneiras beeem mais simples de se fazer o procedimento e sem usar o terminal.

1 curtida

WPS e FreeOffice se equivalem (há quem até ache que o 2º tem um algo a mais que eu particularmente não notei). Sobre o uso de ambos, sua vantagem é com a compatibilidade para com os formatos proprietários, se você por exemplo tem que lidar com arquivos já prontos ou que precisam ser editados oriundos do MS-Office ou que serão posteriormente executados na suite da Microsoft eles tem clara vantagem, sobretudo por não desconfigurarem sendo feitos os ajustes corretos (na maioria das vezes nem precisa). Já se o objetivo for lidar única e exclusivamente com formatos não-proprietários (propriedade comercial) não há nada melhor que o LibreOffice.

2 curtidas

Pelos meus testes com apresentações de Slides, o WPS Office ainda sai ganhando em questão de compatibilidade. O FreeOffice perde muitos efeitos de sombras nas fontes, os slides ficam semelhantes quando abertos pelo libreoffice.

2 curtidas

Quem quiser instalar facilmente o FreeOffice, so executar os comandos:

# Adiciona chave publica ao sistema
wget -qO - "https://shop.softmaker.com/repo/linux-repo-public.key" | sudo apt-key add -

# Adiciona repositorio ao sistema
echo "deb https://shop.softmaker.com/repo/apt/ wheezy non-free" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/softmaker-wheezy.list

# Instala o free office
sudo apt update
sudo apt install softmaker-freeoffice-2018

# Instala o dicionario
wget -q "https://www.softmaker.net/down/hunspell/softmaker-hunspell-portuguese-br-101.sox" -O /tmp/pt_BR.sox
mkdir -p ~/SoftMaker/hunspell/pt_BR/ ~/SoftMaker/Settings/
unzip /tmp/pt_BR.sox -d ~/SoftMaker/hunspell/pt_BR/
echo -e "[UserDict]\nLCID_0=1046,Hunspell\n" > ~/SoftMaker/Settings/tmfo18config.ini
3 curtidas

Parabéns pelo trabalho! Ficou muito bom!!!

1 curtida

Pessoal, instalação mais fácil só usando uma distro com WPS já instalado:

Quanto mais fácil for instalar os mais variados programas do mundo Linux, melhor… mas daí a fazer uma remaster com a cara do W10…

Sou leigo. Devo desinstalar o WPS Office e baixar essa versão?

Vai interferir nas atualizações da WPS?

É altamente aconselhado.

Infelizmente a Kingsoft só está disponibilizando o WPS manualmente. No site oficial só há uma forma de instalar que seria baixando o pacote .deb ou .rpm e instalando-o manualmente.

1 curtida

Removi e instalei conforme os comandos lá em cima. Quando abro aparece essa tela:

Devo ignorar?

Sim. (10 c)