(WINE) Instalando o Photoshop no Linux Mint

Fala aí, tudo de boa? Eu vim fazer esse tópico para as pessoas que migraram do Linux, mas não querem abandonar o seu amado Photoshop.

Fica tranquilo(a) que você não está cometendo nenhum tipo de crime, se esse é o software que você consegue ser mais produtivo(a), não tem nenhum problema nisso.

Então vamos para o tutorial.

Eu utilizarei o Linux Mint 19.3 XFCE, é importante falar isso já que existem muitas distribuições, e eu não irei adivinhar qual é a sua.

Aperte a tecla do Windows que está aí no seu teclado, e logo em seguida digite Gerenciador de Aplicativos e clique no resultado.

Após isso, abrirá uma janela com vários aplicativos à sua disposição, e para não perder tempo iremos direto no canto superior direito onde tem uma barra de pesquisas, e digitaremos “Wine” (Sem aspas).

Observe onde está o ponteiro, clique nele e aguarde o carregamento.

Como eu já instalei o Wine, aparecerá um botão vermelho escrito “Remover”, mas no seu computador que não tem o Wine instalado, aparecerá um botão verde escrito “Instalar”. Dê ok na janela que aparecer e coloque a sua senha caso tenha uma.

Depois de ter terminado o download do Wine, feche o Gerenciador de Aplicativos e vá até a pasta onde o seu Photoshop, ou instalador do mesmo está localizado. Clique com o botão direito e selecione a opção Abrir com “Carregador de aplicativos Windows Wine” e espere o Wine montar a unidade virtual que simula o disco C.

No meu caso, pediu para que eu instalasse o Net Framework e o Gecko, e se no seu caso aparecer que precisa instalar algum outro componente, aceite e aguarde o download e instalação.

Janela

Depois é só prosseguir com a clássica instalação de Windows, o famoso “Next, Next, Baidu e install”.

Agora vamos testar para ver se está funcionando?

Boa! Ainda falta uma coisa que eu tenho que te explicar…

atalho

Tá vendo esse atalho que me foi criado na área de trabalho? Eu irei executar clicando com o botão direito e indo na opção “Carregador de aplicativos Windows Wine”.

Vou deixar bem claro que não vai ficar com o mesmo desempenho como se fosse no Windows, mas para quem não quer largar a suíte Adobe mesmo utilizando o Linux, essa é, até o momento, uma das maneiras de utilizar esse programa.

Espero que tenha ajudado alguém que ainda está migrando de SO

8 curtidas

isso tambem funciona com o Photoshop CS6! o unico problema é que quando fecha o photoshop cs6 o wine entende que o programa avia crashado(mostrando a faditica tela de “parou de funcionar”)

2 curtidas

Existia um Script para instalar a creative cloud e a partir disso se instalava os programas da adobe. Tem até Repositório no GitHub do projeto, porem eu nunca consegui fazer funcionar, esse é um dos motivos que até hoje não migrei totalmente para o linux, atualmente trabalho como designer e não consigo fazer os programas da adobe, ao menos os essenciais para mim “Photoshop e Illustrator” rodarem 100% e muito menos o Corel Draw.
Apesar de tudo, parabéns pelo teu tópico, o tutorial ficou show de bola.

1 curtida

eu uso assim:
siga as orientações do winehq pra instalar o repositorio de acordo com sua distro, veja no site abaixo a url correta

https://wiki.winehq.org/Ubuntu

sudo dpkg --add-architecture i386 
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo apt-key add winehq.key
sudo apt-add-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ bionic main'
sudo apt update && sudo apt upgrade -y

sudo apt install --install-recommends winehq-stable -y
sudo apt-get install mono-complete -y
sudo apt-get install winetricks -y
sudo apt-get install install winbind -y
sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer -y

Mais fácil abrir o terminal na pasta onde está o instalador do do Photoshop CS6 - arquivo Set-up.exe e colar os comandos abaixo

===================================================
Photoshop CS6 - Windows 7 x32

================================================================================

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 wineboot

confime para instalar os pacotes Mono(Net Framework) e Gecko se for a primeira execução do wine

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 winetricks win7
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 winetricks atmlib gdiplus msxml3 msxml6 vcrun2005 vcrun2005sp1 vcrun2008 vcrun2010 ie6 fontsmooth-rgb gecko corefonts tahoma2

Quando aparecer o dialogo do Microsoft XML Parser coloque um nome de usuário e organização qualquer, o mesmo serve para o MSXML 6 Parser e vá seguindo os diálogos de instalação normalmente “Next>Install>Finish”

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 wine start /unix set-up.exe

Ou se o terminal não estiver aberto no diretório do seu instalador do photoshop, aqui vc precisa dizer o caminho completo

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 wine start /unix /SEU_CAMINHO_COMPLETO_DO_INSTALADOR/Set-up.exe

No instalador do photoshop CS6 faça igual no Windows, escolha avaliar e entre com sua conta gratis de usuáiro Adobe, quando terminar feche o instalador, espere um pouquinho se o terminal parar de responder aperte Control+C e feche o terminal

/home/SEU_USUÁRIO/.PSCS6/drive_c/Program Files/Adobe/Adobe Photoshop CS6

copie a amtlib.dll crakeada para esse diretório substiuindo a original

================================================================================

Obs: Nesse caso o Photoshop foi criado no PREFIX= .PSCS6 para não coincidir com outros prefix já instaldados.

Obs: Foi usado a Vesrão x32 do Photoshop CS6 e por isso no wine foi escolhido WINEARCH=win32
.
.
.
.
Resumindo os comandos:

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 wineboot
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 winetricks atmlib gdiplus msxml3 msxml6 vcrun2005 vcrun2005sp1 vcrun2008 vcrun2010 ie6 fontsmooth-rgb gecko corefonts tahoma2
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.PSCS6 wine start /unix set-up.exe

3 curtidas

Primeiro:
Bom tutorial

Segundo:

Vocês estão usando uma versão antiga do Wine, experimentem com a 4.21

Corrigi o post para incluir o repositório do WineHq e para baixar a versão mais nova

Você já tentou instalar o Illustrator ou outro programa da Adobe, tipo InDesign? O Photoshop foi instalado com sucesso aqui, até abri um arquivo PSD pra ter certeza. É a primeira vez em 3 anos de Linux que consigo isso. Muito obrigado!

Obrigado por compartilhar.
:+1:

so instalei e executei o executavel… n fiz nada disso(foi o meu caso)

Você instalou o CS6 mesmo ou outra versão?

deletei sem querer o texto do post, estou enviando novamente :man_facepalming:

Nunca tentei instalar nenhum outro programa da Adobe, mas vc pode pesquisar no site do wineHQ a respeito.

A logica vai ser a mesma, para todo tipo de software:

1. cria o wineprefix, eu gosto sempre de usar um prefix diferente para cada programa, assim se algum deles der pau eu só deleto a pasta do prefix em específico e tento alterar alguma coisa em uma nova instalação sem comprometer os programas que já estão instalados em outro prefix. Se usar o prefix padrão ~/.wine todos os programas serão instalados nesse mesmo prefix e fica mais dificil gerenciar os erros.

se for usar a plataforma x32 faça algo mais ou menos assim
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.testeAdobe wineboot

2)Define o windows7 como sistema base para o prefix, quando necessário pode mudar pro XP também:
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.testeAdobe winetricks win7

3)Nesse passo deve escolher todas as bibliotecas para o seu programa funcionar. Esse é o local que deve ir alterando e fazendo os testes até encontrar a melhor solução para sua instalação, para o photoshop CS6 foram essas bibliotecas, não sei se funciona com outros programas da CS6 da Adobe

$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.testeAdobe winetricks atmlib gdiplus msxml3 msxml6 vcrun2005 vcrun2005sp1 vcrun2008 vcrun2010 ie6 fontsmooth-rgb gecko corefonts tahoma2

4)Só por garantia Define o windows7 como sistema base para o prefix, talvez desnecessário refazer esse mesmo comando do passo 2

5)Instalação propriamente dita do programa Windows.
$WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.testeAdobe wine start /unix set-up.exe

1 curtida

Só testei com o Photoshop CS6 X32

versao portable do cs6. mais leve e ainda sem precisar de setup

1 curtida

Eu já usei muito versões portable (quando usava Windows) e a única limitação era com projetos um pouco maiores, comigo essas versões travavam e tinha que ser fechadas e reabertas, mas logo voltavam a congelar. Como não tenho feito nada mais tão grandioso pode ser uma opção. No caso você baixa o portable e abre ele direto com Wine?

Cara, depois que fiz a instalação do Photoshop seguindo os passos que você propôs apareceram uns ícones de MS Office 2010 no menu de aplicativos e antes não estavam lá. Eu fiz uma instalação do MS Office 2010 via Play On Linux há uns dias, mas já desinstalei (na época não apareceu ícones dos programas, ele usava o ícone do POL), inclusive apesar de aparecerem os ícones não levam a programa nenhum, nem apresentam janela de erro, nada, é como um ícone de um programa fantasma kkkk SAbe como eu posso remover eles? (eles não aparecem no POL)

Juntei eles todos numa pasta só pra saber quais são haha Ainda tem mais uns 3 apps abaixo da última fila.

Tem o aplicativo Menu Editor. Vídeo do Dio a respeito.

1 curtida

Só baixo o portable e executo o executável com wine… Nada d+

1 curtida

Não conhecia, já adotei ele em meu sistema, resolveu o que eu queria e de quebra respondeu a outra vontade minha (mudar alguns ícones isoladamente). Muito obrigado!

Nunca consigo seguir esses tutoriais, sempre dá um erro e não rola. Já tentei em tudo que é forum, e sempre o mesmo erro aparece: Error in POL_Wine
Wine parece ter deixado de funcionar

Se seu programa está sendo executado, apenas ignore esta mensagem.

Terei de voltar pro windows, infelizmente =(

Tente usar o PlayOnLinux, ou para não perder muito tempo, crie uma máquina virtual com o Windows XP ou 7 só para usar alguns programas.