WINDOWS vs LINUX em GAMES - Testamos 7 jogos diferentes, veja o que descobrimos

:white_check_mark: Estude na Trybe: Trybe
:white_check_mark: Trabalhe na Trybe: Faça parte da Trybe | Trabalhe conosco.

Usando o mesmo hardware em dual boot, fizemos alguns testes rodando games no Windows e no Linux e colocamos os resultados lado a lado para você ver as diferenças que existem atualmente.

:crown: Seja membro do canal: Diolinux Play - Cursos sobre Linux e Tecnologia
:envelope_with_arrow: Receba novidades no seu Email: Newsletter - Diolinux

:1st_place_medal: Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria “Diolinux GO” por nos ajudarem a continuar criando conteúdo:

‣ Leonardo Thozo
‣ sagara_BR

:star: Conheça o nosso trabalho: Links - Diolinux
:microphone: Nosso PodCast: Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia - Diolinux
:video_game: Nosso canal de Lives de games: https://diolinux.com.br/live
:shopping_cart: Nossa loja (na Lolja): diostore.com.br

:mailbox_with_mail: Contato comercial: blogdiolinux@gmail.com

:paperclip: 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀:
‣ Confira todos os benchmarks: https://www.youtube.com/watch?v=aZhUty7B9tg

Confira o vídeo com os testes:

1 curtida

Pena que esses 10 fps de diferença nos jogos no meu setup é de 30 fps para o windows e 20 para o linux, GTA 5 nem dá para tentar rodar aqui.

A experiência realmente é diferente em cada PC/Hardware, tanto que fiz questão de enfatizar que isso representava a realidade dentro daquele teste especificamente, e no máximo serve para dar uma ideia do geral.

Por curiosidade, qual PC e sistema você está usando?

Considerando que uma licença de windows custa em torno de R$ 1.000,00; quanto destes FPSs podem ser compensados com um hardware mais possante?

O meu problema é o hardware do notebook que é não é tão forte,

Acer aspire A515-52G
I5 8°geração
MX130
Fedora 34

Sinto bastante a diferença dos sistemas operacionais quanto a otimização de determinados jogos no meu hardware, digo os que testei como GTA 5 e The Witcher 3(esse último é menor a diferença e é jogável), tipo de 40 para 30 não se sente muito a diferença se vc tem um pc mais potente com linux, no entanto, se compara 30 com 20 fps daí não dá para desfrutar o game como deveria ser.

Aliás sou um grande fã do seu canal :smiley:

Edit: Eu estava errado, fiz novos testes e consigo rodar o GTA V com uma média boa de FPS no entanto ele congela a tela as vezes e outras vezes se fecha sozinho porém dá para rodar, só desativar o V-Sync e com tudo no mínimo.

1 curtida

Licença OEM, vulgo compra casada, é praticamente impossível de fugir, salve exceções de alguns laptops da Dell.

1 curtida

Vamos ser realistas.
Se Tìcio assaltar uma loja de informática e subtrair uma máquina top de linha, vai conseguir mais FPSs do que Mérvio, honestamente, consegue pagar.
Não dá para fazer este tipo de comparação.
E o fato da loja “não trancar a porta”, mesmo sabendo que estaria sujeita a furto, não isenta a atitude de Tício, só a torna um pouco menos gravosa.

Não somente a Dell, Avell e Acer também vendem, que me lembre de cabeça, dentre outras marcas.
A questão é que o mercado não vai forçar até começar a ser demandado pelos consumidores.

Mas a maioria sequer sabe o quanto custa.
E em máquinas “artesanais”, aí seria mera escolha de quem monta.

1 curtida

Custa por volta dos mil reais mesmo, como você falou. Fui dar uma olhada no Dell XPS 13 com o Widows 10 Pro e a diferença de preço foi de quase 400 pila…

image

Triste não poder escolher sem o Windows ou ao menos transferir a key para uma máquina virtual…

1 curtida

Não sou nem um pouco fã do Babbo, mas… As vezes ele fala algumas coisas lúcidas: CUIDADO: licença permanente e vitalícia vendida na web é golpe! | BABOO

2 curtidas

E como é o comportamento de jogos no linux com APU AMD para jogos directx 12 ?

Também não vejo ninguém falando da compatibilidade de jogos instalados por Isos fora da steam, como rodar VKD3D (directx 12) sem a steam e sem lutris , nas versões mais recentes?

Isso vai muito de distro pra distro kkkk isso e um fato
Ja testei tomb raider usando uma APU AMD(vulgo A6-7600k) usando manjaro e tive melhores resultados comparado com qualquer base deb ou rpm, muitos dizem que não tem haver pq e tudo generico kkkk mas não passa de bait… Ubuntu vs Pop!_OS vs Fedora vs Manjaro - Benchmark Linux - YouTube (mesmo sendo de 2020 continua valendo para os tempos atuais)
Base deb e rpm não servem pra games

Baseado em?

Não sei, @eddiecsilva. Me parece suspeito…

Não é porque a cara está “bonitinha” que significa que é para levar a sério.
Uma loja que não solta nem o endereço na página principal.

https://www.microsoft.com/pt-br/d/windows-10-pro/df77x4d43rkt?rtc=1&activetab=pivot%3Aoverviewtab
https://www.microsoft.com/pt-br/d/windows-10-home/d76qx4bznwk4?rtc=1&activetab=pivot%3Aoverviewtab

De toda a forma, se você comprou na “Central de Licenças”, que consegue vender só o Windows (curioso, não? Queria ver o que fariam com venda legal de softwares como Autocad, Adobe, cujos preços e restrição à pirataria são bem mais rígidos), eu questionaria a Microsoft a discrepância do preço e se o software é original e lícito. Especialmente se for para uso empresarial.

1 curtida

Não acho que a licença do Windows seja um impeditivo “válido” para pessoal escolher montar um PC Gamer Linux ao invés do Windows por exemplo. Como sabemos no Brasil existe o problema da pirata*** e compras facilitadas de licenças.

Um teste muito interessante de fazer (um pouco trabalhoso também) é testar jogos instalados em sistemas de arquivos diferentes EXT4, XFS, BTRFS, F2FS…

3 postagens foram mescladas em um tópico existente: Se o Windows ficasse gratuito?

Não faz diferença, assim como distros também não fazem diferença.

Talvez nas experiências que ele teve, a performance não chegou em um patamar interessante e ele tomou isso como certo. Eu jogo há alguns anos no Debian, recentemente testei o Pop!_OS e nos títulos que eu testei, funcionaram como o esperado.

O Steam, a maior plataforma de jogos com suporte oficial ao Linux demonstra que o Ubuntu é o sistema operacional Linux mais usado, seguido do Pop!_OS em quarto lugar… ambos base “deb”. A experiência de cada usuário é única, então, apesar de eu não concordar com o @ruanelivelton18, não me cabe debater para tentar mudar o seu ponto.

:vulcan_salute:

4 curtidas