Se o Windows ficasse gratuito?

Não podemos esquecer que o Windows para o usuário comum nada mais é um ambiente de testes para eles desenvolverem o Windows Server - que é o rentável mesmo.
E por muitas empresas ainda rodarem encima do Win Server - inclusive a própria Microsoft. Abrir o código agora seria quebrar a empresa com o tamanho de indenizações judiciais e processuais pela quebra de contrato com a falha no suporte que isso geraria - Como já dito estaria brotando Hackers por toda a parte para tirar e se se aproveitar da brecha que seriam expostas.


Mas, respondendo ao título do tópico, se o Win se tornasse gratuito, ele se tornaria como o Android - Assim como os governos de cada país, que quando dão com uma mão, não mostram a outra. Se prepare que “algo” teria que se tornar meio de renda para a empresa, e esse “provavelmente” seria você, o Usuário.

Bem, mas isso ela já faz né (claro, o Google também)?

2 curtidas

O Windows caminha para isso segundo o que insinua a própria Microsoft. Parece que a Microsoft de algum modo se espelha no Google, só que ao invés de oferecer a maioria dos seus produtos gratuitamente para o usuário final e faturar com publicidade, ela quer transformar o Windows em produto gratuito que oferecerá serviços pagos, dai essa idéia do Windows 10 ser o “último e definitivo” Windows que será um rolling release. Talvez o Office ou um tipo de Office futuro a ser ofertado também caminhe para isso, tai o 360 para quem duvida.
O modelo atual de sistemas como Android e plataformas como o YouTube abriu caminho para isso ao acostumar o usuário comum com isso, e a tão endeusada “Nuvem” deve solidificar isso ainda mais.

2 curtidas

Querendo ou não, o Windows 10 ja é um rolling release.

6 curtidas

Esse é um tópico extremamente interessante de se comentar. Mesmo que a MS não tenha mais um rendimento central na venda de licenças do sistema, ela ainda ganha bastante com ele, o que atordoa um pouco a idéia de que um dia o windows ficará gratuito. Ao ver de um usuário leigo, não tem a menor diferença, pois pra maioria o Windows sempre foi gratuito, isso graças a pirataria e ao fato de que nem todo mundo sabe que se trata de um software proprietário. Partindo pra um ponto de vista sobre privacidade, seria um caos, se atualmente, sem ter acesso livre ao código do sistema, os hackers conseguem fazer suas peripécias com os usuários, imagina se tiverem em mãos a “receita de bolo” do sistema. Mas aí você se pergunta “mas os sistemas baseados em Linux não são livres e etc?”. Sim, no entanto a massa de usuários é muuuito menor que a do sistema da MS. Daria um vídeo de mais de meia hora falando do assunto, dei uma breve resumida do meu ponto de vista.

1 curtida

Não mudaria nada, e como a estrutura do Windows foi feita.

1 curtida

Na verdade você pode usar durante 30 dias. Após isso, é quebrar um contrato de licença. Tanto que já teve uma discussão acalorada em um tópico a respeito disso…

1 curtida

vamos la tenho uma empresa e presto suporte para diversos clientes e cuido de N estações tanto Linux quanto windows…

Primeiro que o Contrato do WIndows so permite o uso mediante licença, Windows não tem período de testes… isso de so ficar uma marca d água não quer dizer que a pessoa esta usando um software legitimo, isso esta no contrato de uso DESDE os Win 9X…

Segundo que não mudaria nada no cenário atual, tudo leva o Windows em primeiro lugar na hora de se criar um software, ser gratuito ou não pouco mudaria a situação atual, alias diversos OEM tem contratos com a Microsoft onde o usuário não paga pela licença do sistema os famosos Windows SL, a empresa como uma DELL compra o windows e vende o mesmo com o valor diluído…

Diversas empresas no Mundo rodam sob Windows Server Linux não é tão massivamente dominante no mercado de servidores como muitos insistem a ANOS falar isso, principalmente grandes corporações rodam sob Windows Server, veja Linux tem maioria no mercado de servidores mas não é uma maioria como o WIndows é em desktops domésticos

Microsoft não ira abrir o codigo fonte pois simplesmente ela vive de vender software proprietário goste ou não é o método de ganhar dinheiro deles…

Windows a partir do 10 e um sistema RR o Windows 11 é nada menos que o Windows 10 só que para renovar o cenário e fazer um monte de gente que era apegada ao windows 7 querer mudar… Marketing é tudo não é mesmo?

Tenho diversos clientes que Não trocam windows de jeito algum pois alem dos softwares, treinamento custa caro, e o sistema hoje e muito estável nada da época de 98 XP etc… desde o Vista o windows e muito estável a maioria do pessoal do desktop sofre mesmo por usar sistema com ativadores que destroem todo o sistema operacional,veja, quando eu chego para alguém que usa X software que não roda no Linux e obrigo ele a usar algo semelhante mas inferior eu não estou trazendo uma solução e sim um problema, por isso Não é sempre que e viável colocar um windows seja para uma empresa ou seja para um usuário.

eu sou mega fã de linux uso desde o ubuntu que conheci por meios dos discos que a canonical enviava, e sempre que posso e é viável mudo a estrutura para Linux, porem nem todos querem essa mudança e para muitos vou trazer um problema… Uso o Windows apenas para jogar no meu PC a muitos anos, meu PC e praticamente um console para todo o resto fora jogar uso Linux e hoje comecei no Open Suse, porem eu sei que em diversos cenários o Office e ainda imbatível os softwares da adobe são imbatíveis e as soluções de AD do Windows Server estão absolutas, mas como disse tudo depende do que o usuário quer e precisa, eu nos meus 31 anos de idade e mais de 13 na área profissionalmente, já não fico nessa de quem é melhor etc,tudo depende do que o usuário quer e precisa…

E mundo Linux hoje e maravilhoso se comparar a 10 anos atras não é mesmo?

:slight_smile:

8 curtidas

Durante a faculdade, Windows era oferecido para mim gratuitamente, em versões de estudante.
Mesmo assim, na época já estava de Mac OS X e comecei a conhecer as distros Linux.
Como desenvolvedor, de longe, Windows era a opção mais fraca. Era legal poder fazer o download e subir uma VM, mas nunca foi sequer uma segunda opção.

1 curtida

O fato dela “não se importar” não é uma autorização legal para que amanhã você venha a ter uma ação, cujo piso de condenação hoje é de R$ 22.000,00 (vinte salários mínimos), e nalguns casos, pode chegar a 3 milhões de reais (3.000 vezes o valor unitário, quando desconhecido o número de cópias vendidas).
Não sou eu que estou falando, mas a lei 9610/98.
Quer continuar usando, fique à vontade, mas não sem observar o risco inerente à conduta.

Este é o tipo de “risco cultural” que digo que brasileiro adora assumir, tipo a tradição de que você “pode” atrasar três parcelas do financiamento.
Não lembro exatamente se o teor é igual em qualquer contrato da Caixa, que é a referência do assunto, mas lá em a seguinte cláusula:

15 – VENCIMENTO ANTECIPADO DA DÍVIDA – A dívida será considerada antecipadamente
vencida, nas hipóteses:
atraso a partir de 30 (trinta) dias no pagamento das obrigações ou falta de pagamento de quaisquer tributos incidentes sobre o imóvel;

Você pode atrasar e na prática não tem acontecido nada? Pode, é realmente o que acontece. Agora, torça para que não tenha alguém entendido ou mesmo não chegue um gerente novo que resolva por tudo em leilão para não perder o imóvel em que mora. E a única forma de fugir de um risco destes, como observo, é ir lá e buscar uma autorização expressa do titular do direito. Vai ver se a Microsoft concorda, expressamente, em que você mantenha uma cópia pirata, não ativada ou algo que o valha em seu computador. Sem isto, embora calada, está assumindo o risco de um processo futuro. E que não é algo muito longe não, basta ver o que já acontece nalguns países.

4 curtidas

Pessoal, para esclarecer algumas dúvidas, indico aqui o link dos termos de uso do sistema operacional Windows 10.

Lê-se, no item 5:

“You are authorized to use this software only if you are properly licensed and the software has been properly activated with a genuine product key or by other authorized method.”

Tradução:

“Você está autorizado a usar este software apenas se estiver devidamente licenciado e o software tiver sido ativado adequadamente com uma chave de produto genuína ou por outro método autorizado.”

Ainda, sobre a licença:

“You may not bypass or circumvent activation.”

Tradução:

“Você não pode ignorar ou contornar a ativação.”

Ou seja, utilizar o sistema sem ativar não é permitido e viola os termos de uso. Trata-se de violação da Lei nº 9.609/98, com pena de reclusão de seis meses a dois anos e/ou pagamento de multa.

6 curtidas

eu tive um cliente em meados de 2018 que eu insisti inúmeras vezes para migrar para linux já que o mesmo achava as licenças caras ou comprar original, o mesmo teve a brilhante ideia de comprar pelo ML , moral da historia ele recebeu uma fiscalização em uma das lojas dele, e tomou um multa que em 2018 beirava os 400k, e ele argumentou que as chaves era genuínas, que muitas foram ativadas por telefone etc…

No fim ele veio chorar para mim perguntando o que podia fazer para resolver, e eu disse “eu te avisei”, e isso ele trouxe de casa, a famosa cultura da pirataria que ta dentro da maioria dos Brasileiros…e ainda ta respondendo um processo criminal e pode sim dar chance de cadeia para o cidadão…

Windows só e legitimo ativado com chave comprada direto da microsoft ou de revendedor oficial, ou quando já vem do fabricante…

não sei sinceramente da onde que brasileiro tirou que a microsoft não se importa que usem o software dela de maneira pirata, a questão é que é quase impossível pegar usuário domestico, agora empresa o pau tora, porem não é por que e difícil o Usuário domestico ser punido que se torna correto piratear o sistema, podem acreditar tem muitos casos de usuário domestico que se ferrou bonito, principalmente os que ofereciam downloads piratas em blogs…

por isso gosto muito do dio no video onde ele mostrou por que ele não fecha parceria com empresas que vendem keys, aquilo e tudo fruto de venda ilegal

7 curtidas

consta sim o EULA e BEM Claro que só pode usar o sistema devidamente ativado não tem nem A nem B o contrato do serviço dele esta la, se você não concorda não use o sistema se quer usar tem que pagar…

o Upgrade e valido legalmente apenas para instalações genuínas do windows 7 8 ou 8.1, não e por que você migrou de um sistema pirata que seu sistema e original…

3 curtidas

Infelizmente é a realidade. Muitas pessoas pensam que o fato do sistema ativar com essas chaves OEM baratas torna-o legítimo. Na realidade, essas chaves são todas ilegais, sendo provenientes do chamado “mercado cinza”. Além disso, podem ser bloqueadas a qualquer momento. Este tópico explica isso em maiores detalhes:

Os próprios termos de uso da Microsoft também lidam com essa questão:

“Successful activation does not confirm that the software is genuine or properly licensed. You may not bypass or circumvent activation. To help determine if your software is genuine and whether you are properly licensed, see (aka.ms/genuine). Certain updates, support, and other services might only be offered to users of genuine Microsoft software.”

Tradução:

“A ativação bem-sucedida não confirma se o software é original ou devidamente licenciado. Você não pode ignorar ou contornar a ativação. Para ajudar a determinar se o seu software é genuíno e se você está devidamente licenciado, consulte (aka.ms/genuine). Determinadas atualizações, suporte e outros serviços podem ser oferecidos apenas a usuários de software Microsoft genuíno.”

Você pode indicar esse material para seus clientes caso insistam nesse tipo de prática. É um barato que pode sair muito caro, além de contribuir para o crime organizado. :wink:

6 curtidas

então amigo, esse foi o único tipo de cliente teimoso que tive, e depois desse episodio cancelei os contratos com o mesmo, hoje só tenho clientes que sabem raciocinar ta quase um meio a meio das 400 estações que gerencio quase ta meio a meio parte linux e parte windows, e diversas estão no Azure rodando linux hehe…

Sobre pirataria as vezes não adianta ta na cabeça do cidadão mesmo

3 curtidas

[Não] Mudaria praticamente nada, porque os hábitos e razões de uso dos usuários manteriam-se praticamente inalterados e pelas “n” razões expostas aqui mesmo no tópico (que não convém repetir, pois, todos sabemos já de cor e salteado).
Creio que um MacOS gratuíto e universal para todos os computadores teria por exemplo, mais impacto que o Windows gratuíto, haja vista que o mesmo se tornou um símbolo de status e desejo de muitos, mesmo que a maior parte do que realmente vale a pena no sistema (otimização de uso através do casamento entre hardware e software) se perderia com essa universalização.
Infelizmente, o tempo mostrou que ser gratuíto, ter um sistema ideológico e valores nobres não bastam para a propagação de um sistema operacional, se as pessoas não estiverem realmente abertas a mudança de paradigma.

5 curtidas

Aí não é mais uma discussão sobre o impedimento, mas sim sobre a ética do usuário.

Isso me lembra daqueles experimentos sociais onde alguém deixa uma mesa na rua com vários doces e uma plaquinha dizendo que quem pegar um doce deve deixar dois reais no pote. Não há nada impedindo que você simplesmente pegue um doce, então esta parte depende do mental de quem está frequentando o espaço. É a mesma coisa, mas com os nomes trocados. Não há nada impedindo que você simplesmente use o OS sem pagar, mas é a coisa certa a fazer? Ao meu ver, a diferença entre um usuário pirata e a pessoa que pega o doce e não deixa o dinheiro é inexistente.

Editado - 25/09/21 10:55 PM - Correção ortográfica na última frase
4 curtidas

Na minha opinião não mudaria muita coisa, nem que o código fosse aberto… benefícios relativos não movem mercados.

2 curtidas

na boa ou você não entendeu ou finge que não entendeu!
A Microsoft é uma empresa, ela vende um serviço ou produto como qualquer outro, o produto dela seja office ou windows exige uma licença valida que só é adquirida mediante pagamento para ela ou para um revendedor oficial, caso nenhum desses meios foi o que você obteu a licença de uso, seu uso é ilegal, o contrato de um produto é defendido legalmente em todos os países do mundo que possuem leis que defendam interesses, não tem essa de que "ah mas tal juiz acha X " o contrato do produto esta la feito pela empresa DONA do software, não é por que eu posso pegar um carro na rua sem pagar por ele e sem autorização do dono que o carro é meu e eu tenho direito de usar o mesmo, o carro vai funcionar mas eu tenho esse direito? o pessoal do fórum esta claramente te ocultando pois você esta SIM fazendo apologia ou defendendo a pirataria de software… mais uma vez seja la qual tipo de ideologia você tem na cabeça no mundo como funciona hoje usar software proprietário pago de uma empresa sem pagar por ele e crime, não tem meio termo, novamente você atualizar para o windows 10 ou mais possivelmente no futuro para o 11 de uma copia pirata do windows não torna o seu sistema original como ja foi provado pelo amigo acima com partes do próprio contrato de uso do Windows. eu trabalho com Microsoft a muitos anos já fui em alguns eventos da microsoft e eles empregam MILHÕES de pessoas é uma excelente empresa para se trabalhar e todos esses funcionários entre outros precisam ser pagos… nada e de graça, nem mesmo nosso amado linux que e financiado por milhares de empresas no mundo para manter os projetos ativos, sim eu conheço no minimo umas 20 pessoas físicas que receberam uma bela notificação na sua casa por usar software microsoft pirata, e o ultimo caso foi esse ano, não é por que o sistema não te impede de usar que você pode usar, é exatamente o mesmo exemplo do carro que eu dei ou do experimento social que o amigo acima usou… se você gosta tanto do windows pegue um cartão e compre parcelado ele parcelado e bem barato sai quase o valor de dois lanches de fast food famoso ou duas pizzas por mês… agora se você quer continuar pirateando fique a vontade a vida e sua, porem para pessoas com o minimo entendimento da realidade sabe que isso e totalmente errado, e a justificativa em pleno 2021 hoje e zero de argumentos…

5 curtidas

Pra fazer isso legalmente, você precisa ter uma licença válida do Windows 7-8.1, ou seja: você já pagou o Windows ele não saiu de graça

Por isso recai na lei de rescisão

Isso não invalida, a problemática está em que a Microsoft não tem direitos sobre os arquivos do usuário, então simplesmente travar o sistema pode gerar problemas legais, então a Microsoft bloqueia tudo que não for relacionado ao acesso a esses arquivos pela própria máquina e ativação, então em teoria você perde todas as outras funções:

  • Compartilhamento em rede
  • Atualizações
  • Sincronização

E por aí vai, resumindo: você pode acessar seus arquivos e ativar o Windows (por tabela isso de deixa usar serviços de streaming)

Esse tipo de upgrade existe, mas só é legal se você tiver o Windows original, basicamente é um desconto de inflação, o Windows você já pagou, nunca foi de graça, Windows OEM Single Language é o mesmo preço que um Windows Home Single Language (além da diferença óbvia, a única diferença é que não se pode revender)


Resumindo, não importa muito, a menos que baixe a ISO e instale por conta você pagou pelo Windows e tá usando pirata de pirraça e mais

6 curtidas

A Microsoft até quebra uns galhos para quem comprou licença do Win7 ou de versão posterior do Windows. É uma bela ação promocional, que lhe rende em marketing e visibilidade bem mais que o faturamento caso esses alguéns precisassem comprar nova licença para disporem do Win10.

Vale reforçar que quem pagou por um computador vindo de fábrica com Windows legalizado pagou também pela licença de uso desse Windows.

No mais, o massivo uso cotidiano do Win10 gera para a Microsoft torrentes e mais torrentes de dados valiosos a análises de mercado consumidor, tendências culturais etc. Isso continuará com o Win11. O básico de privacidade garantido aos usuários do Windows na condição de indivíduos não impede a geração desses dados, sempre vale lembrar…

Ainda assim, não há sinal de que a Microsoft esteja “flexibilizando” seu entendimento do que são usos legais e ilegais do Windows.