Se o Windows ficasse gratuito?

Se o Windows ficasse gratuito poderia afetar as distros Linux para usuario comum?
Enquanto aos servidores? Caso o Windows Server ficasse gratuito a dominancia do Linux em servidores seria “abalada”?

Desculpem aí pelas perguntas meio viajadas, mas eu já estava pensando nesse tópico há séculos sksks

4 curtidas

O Windows sempre foi “gratuito” quando as pessoas compram um computador, elas não sabem mas o valor da licença do Windows vem embutido, pra elas o Windows foi “gratuito”, tem também a questão de que a maioria das pessoas não saberem que estão usando software pirata… não creio que mudaria muitos, quem usa Linux o faz por características que o Windows nunca vai poder possuir, mesmo com o WSL

5 curtidas

Ser gratuito ou não, pouco importa.

Eu não usaria se fosse gratuito.

O Windows teria que abrir o código fonte, isso sim.

5 curtidas

para ser sincero, eu acho que a Microsoft está em um momento perfeito para liberar o código do Windows, já que a mesma não depende mais da plataforma para fazer dinheiro, e com o declinio dos desktops, manter a plataforma se mostraria uma enorme perda de dinheiro, então eu vejo que eles poderiam descontinuar o Windows e liberar o código fonte

1 curtida

Acredito que isto influenciaria mais num aumento de servidores Linux migrando para Windows Server.

Computadores domésticos não faria tanta diferença, visto que quem não tem condições de pagar por uma licença, já faz uso pirata.

1 curtida

Eu imagino que, se a MS viesse a fazer isto, provavelmente seria uma catástrofe mundial, pois muitos hackers mal intencionados poderiam estudar o código-fonte para tirar proveito de brechas de segurança, e atacar grandes empresas, inclusive sistemas governamentais.

Tá certo que distribuições Linux são abertos, mas eles já são preparados pra isto, já o Windows é um mistério, ninguém sabe.

Eu acredito que a MS nunca irá liberar o código-fonte do Windows.

1 curtida

Cara agora que você falou percebi que isso pode dar muito ruim mesmo, ainda mais porque o Windows 10 já é cheio de bugs e novos problemas a cada atualização, imagine quantas brechas não tem no código dele!

Não iria mudar o “atual”
Servidores hj a maioria dos lugares prefere Linux pq e simples e tem pouca frescura pra se implementar num “lugar”

2 curtidas

Agora eu estou pensando, já aconteceu isso com algum software?
Tipo eles fazerem uma mudança brusca na licença e um monte de brechas terem sido descobertas e aproveitadas?

Boa pergunta.
Está aí um assunto que não sou por dentro :sweat_smile:

1 curtida

Não é? Tem muita empresa que paga para a Microsoft ainda fazer correções no código do Windows XP.

1 curtida

O Windows deixou de ser a principal fonte de renda da Microsoft, mas ainda é extremamente relevante para o faturamento total da empresa. Eles ganham e vão continuar ganhando muito dinheiro com o Windows durante um bom tempo.

1 curtida

Iria continuar a mesma coisa, porque os poucos que usam o Windows Server (não sei porque diabos alguém iria se dar ao trabalho de usar o meme ambulante que é o Windows Server para algo sério) usam sem licença ou com licença, tanto faz, assim como ocorre no meio doméstico. Acredite, eu digo isso por experiência própria. Existem empresas milionárias usando Windows Server pirata e as empresas terceirizadas contratadas para manter a parte tecnológica dessas empresas deixam a pirataria rolar solta.

2 curtidas

Exatamente. É mais fácil a Microsoft fazer um sistema do zero open source do que liberar o código.

3 curtidas

Não podemos esquecer que o Windows para o usuário comum nada mais é um ambiente de testes para eles desenvolverem o Windows Server - que é o rentável mesmo.
E por muitas empresas ainda rodarem encima do Win Server - inclusive a própria Microsoft. Abrir o código agora seria quebrar a empresa com o tamanho de indenizações judiciais e processuais pela quebra de contrato com a falha no suporte que isso geraria - Como já dito estaria brotando Hackers por toda a parte para tirar e se se aproveitar da brecha que seriam expostas.


Mas, respondendo ao título do tópico, se o Win se tornasse gratuito, ele se tornaria como o Android - Assim como os governos de cada país, que quando dão com uma mão, não mostram a outra. Se prepare que “algo” teria que se tornar meio de renda para a empresa, e esse “provavelmente” seria você, o Usuário.

Bem, mas isso ela já faz né (claro, o Google também)?

2 curtidas

O Windows caminha para isso segundo o que insinua a própria Microsoft. Parece que a Microsoft de algum modo se espelha no Google, só que ao invés de oferecer a maioria dos seus produtos gratuitamente para o usuário final e faturar com publicidade, ela quer transformar o Windows em produto gratuito que oferecerá serviços pagos, dai essa idéia do Windows 10 ser o “último e definitivo” Windows que será um rolling release. Talvez o Office ou um tipo de Office futuro a ser ofertado também caminhe para isso, tai o 360 para quem duvida.
O modelo atual de sistemas como Android e plataformas como o YouTube abriu caminho para isso ao acostumar o usuário comum com isso, e a tão endeusada “Nuvem” deve solidificar isso ainda mais.

2 curtidas

Querendo ou não, o Windows 10 ja é um rolling release.

6 curtidas

Esse é um tópico extremamente interessante de se comentar. Mesmo que a MS não tenha mais um rendimento central na venda de licenças do sistema, ela ainda ganha bastante com ele, o que atordoa um pouco a idéia de que um dia o windows ficará gratuito. Ao ver de um usuário leigo, não tem a menor diferença, pois pra maioria o Windows sempre foi gratuito, isso graças a pirataria e ao fato de que nem todo mundo sabe que se trata de um software proprietário. Partindo pra um ponto de vista sobre privacidade, seria um caos, se atualmente, sem ter acesso livre ao código do sistema, os hackers conseguem fazer suas peripécias com os usuários, imagina se tiverem em mãos a “receita de bolo” do sistema. Mas aí você se pergunta “mas os sistemas baseados em Linux não são livres e etc?”. Sim, no entanto a massa de usuários é muuuito menor que a do sistema da MS. Daria um vídeo de mais de meia hora falando do assunto, dei uma breve resumida do meu ponto de vista.

1 curtida

Não mudaria nada, e como a estrutura do Windows foi feita.

1 curtida

Na verdade você pode usar durante 30 dias. Após isso, é quebrar um contrato de licença. Tanto que já teve uma discussão acalorada em um tópico a respeito disso…

1 curtida