Windows com limite para particionar

Oi, pessoal, tudo certo?

Fui fazer dual boot para instalar o Ubuntu e encontrei uma dificuldade.

Tenho um SSD de 450GB só com o Windows 10, com bem poucos programas e arquivos.

Para registrar, tenho três unidades: o do EFI (100MB), o Windows em si (445GB) e a de recuperação (540MB).

Como dá pra ver, o SO ocupa quase todo o espaço - mas há quase 360GB livres (porque realmente tenho poucas coisas armazenadas).

O problema é que, na hora de particionar, o sistema não permite que eu digite um valor maior do que 669MB, como na imagem.

Estou fazendo algo errado?

1 curtida

Que bizarro! Vamos tentar algumas soluções.
Primeiro faça uma desfragmentação do disco. Abra meu computador > clique com o botão direito na partição C: > Propriedades e procura a opção de otimizar/desfragmenta disco e execute uma otimização. Após concluir o processo (que pode demorar um pouco) tente novamente tentar diminuir o espaço.

1 curtida

Eaí, Kalebe! Obrigado pela resposta.

Tentei aqui e não funcionou. Reiniciei e tentei de novo, nada. Tentei também pelo CMD com o DISKPART, também não funcionou.

1 curtida

Pode ser algum bug da ferramenta de discos do Windows. Vc pode tentar redimensionar pelo gparted usando uma distro modo live.

1 curtida

Opa. Seja bem-vinde a comunidade.

Tente usar o Defraggler, da Piriform, para analisar a fragmentação desse SSD.

Se for o caso da análise acusar muita fragmentação, use essa mesma ferramenta para fazer a desfragmentação. Desfragmentação, veja bem, não simplesmente uma “otimização”.

• Aula 09 - Desfragmentação de arquivos | Windows RÁPIDO e SEGURO (Baboo)

Se for o caso da análise NÃO acusar muita fragmentação… Aí o problema deve ser outro… Alguma coisa que talvez seja resolvida com as ferramentas de correção/reparação do sistema.

Como administrador no powershell (talvez funcione no cmd também), execute um comando por vez:

sfc /scannow
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
chkdsk /r /f

Agora, se for o caso de mesmo após todos esses procedimentos, a diminuição de disco pelo Windows não funcionar, tente um programa de terceiros que faça gerenciamento de disco.
Easus Party, por exemplo.

Se ainda assim não conseguir… Fazer uma formatação de dispositivo de armazenamento e uma instalação limpa do Windows deve resolver. :person_shrugging:

Isto já ocorreu comigo várias vezes quando fui tentar reparticionar a unidade principal de um Windows com vários meses de uso. A única solução que eu encontrei foi reinstalar o Windows, e, com ele recém instalado, fazer o particionamento que eu desejo. Tente as soluções dos amigos aí acima, mas, para mim, nada resolveu a não ser formatar.

1 curtida

Desfragmentar SSD não é uma prática recomendável, isso pode afetar sua longevidade e até mesmo sua integridade. Felizmente, a maioria das ferramentas modernas como o Defragler trazem avisos bem visíveis indicando que o utilizador não faça este procedimento em SSDs.

Os próprios fabricantes alertam para o risco do procedimentos, então, esteja ciente.

Para contornar o problema de alocação de espaço, depois de fazer um backup dos seus dados, você pode usar o GNOME Discos para alterar o tamanho das partições.

Aqui no fórum já tivemos discussões semelhantes a esta, sugiro usar a ferramenta de busca aqui do fórum e experimente algumas das sugestões indicadas.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá, boa tarde. Eu já tive esse mesmo problema anos atrás e até anotei o site para o caso de eu esquecer e precisar novamente. Tente cada um dos três métodos e, depois de cada tentativa, tente criar a partição. Depois de terminar é importante voltar as configurações ao que estava antes. https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/my-disk-drive-is-not-shrink-beyond-the-point/b2108d53-fc52-420a-bf8c-33594372660c

3 curtidas

Eaí, Victor!

Sua resposta foi meu presente de natal! Resolveu o meu problema certinho (pelo método 03). Muito obrigado e um bom ano novo para ti! :slight_smile:

1 curtida

Marca a resposta dele como solução. Isso pode ajudar outras pessoas com o mesmo problema futuramente.

De nada. Obrigado, pra voce também.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.