Limite no particionamento de disco Windows 10

Boa noite, pessoal.

Estou tentando particionar 80 GB do meu SSD para fazer um dual boot, mas o Gerenciamento de Disco esta limitando a redução a só 9011 MB.

Eu li dois tópicos com problemas semelhantes, mas nenhuma das soluções resolveram.(tópico_1, tópico_2)

E também tenho uma dúvida sobre dual boot, após o PC iniciar, ele permite que eu escolha qual sistema operacional eu quero usar?

Agradeço se alguém conseguir me ajudar.

smile-happy

o defrag em disco SSD , que seria puramente digital nao seria recomendado,
pois ele faz muitos acessos no disco , fazendo sua vida util diminuir
ele seria recomendado para um disco mecanico normal,

sem sucesso nos 3 metodos do “learn microsoft”?

outra coisa, testei instalar o linux direto depois do windows, as distros testadas:
1 - mint
2 - kubuntu
3 - biglinux

o que reconheceu direto o windows foi somente o mint, o kubuntu e o biglinux acredito que tenham que particionar o disco antes de instalar

e o espaco do windows fica assim:

windows10(recem instalado) - 10.66 GiB
windows10(c/ update)       - 20.29 GiB

Infelizmente não, o arch linux reconhece o windows também?

pretende por uma distro baseada no arch ou o puro?
para iniciar no linux seria recomendado o mint, pois ele fica bem parecido com o windows

edit: o mint reconhece a particao do windows sem problemas

Estou tentando instalar o arch puro

Recentemente eu formatei o computador e por algum motivo cada vez mais diminui o limite.

como o mint reconhece o windows e o boot dele, instala ele primeiro no alongside
depois que ele particionar corretamente coloque seu arch por cima

eu estava pensando em fazer isso, vou tentar aqui

eu não tenho certeza que funcionou (aquele mint de 29 gigas é meu pendrive), mas ele separou, não sei se era para estar como se fosse outro ssd ou assim mesmo

lembrando que o linux encherga o particionamento feito do linux/windows,
mas o windows nao encherga

linux encherga particoes linux/windows
windows encherga particoes de windows apenas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.