Ubuntu não inicia pelo Dual Boot

Completando uma trilogia de tentativas de instalação do Ubuntu por aqui (parte 1 e parte 2).

Instalei o Ubuntu. Tudo indo bem até eu reiniciar o computador (logo depois da instalação, quando o próprio Ubuntu solicita) e o sistema não iniciar.

Pensei que poderia ser a ordem de Boot. Configurei o inicializador do Ubuntu como primeiro e o Windows como último. Windows iniciou.

Nova tentativa, usando o menu de boot da BIOS. O Ubuntu aparece (o que mostra que ele realmente está instalado :raised_hands:) mas, quando seleciono-o para iniciar, quem aparece é… o Windows.

Pelo tutorial do Diolinux, uma opção é iniciar o computador no modo Legacy. Tentei e apareceu a mensagem de que não havia nenhuma opção de boot.

Alguma ideia do que pode ser e como resolver?

Pergunta bônus: é normal ser tão difícil fazer dual boot ou eu dei sorte em ser azarado? :clown_face:

Não… não é normal. Já fiz dual boot com Ubuntu muitas vezes, em computadores diferentes, sem problemas.

Como a sua instalação é nova, eu, no seu lugar, instalaria outra vez. Já aconteceu comigo de uma instalação não ocorrer bem e, apenas tentando outra vez, funcionar.

Outra dica é desativar a atualização do sistema durante a instalação. Em uma etapa do processo, há essa opção.

Fiz a reinstalação por aqui e sem as atualizações. Mesma coisa, sistema pede pra reiniciar e abre o Windows.

Inicialize o Ubuntu pelo pendrive, como se você fosse apenas conhecer/experimentar o sistema, e instale o Grub Repair.

Um vídeo mostrando como usar o Grub Repair, depois de instalar.

Seria interessante copiar o relatório que ele gera e, caso não funcione, postar o relatório, aqui.

Lembrando que, como você estará usando o sistema a partir do pendrive (Live usb), nenhum arquivo será salvo no seu computador. Por isso, será necessário que você copie o relatório e envie para o seu email, por exemplo, antes de reiniciar o computador para ver se o problema foi resolvido.

Pensei que funcionaria dessa vez. O reparador inicia exatamente como no vídeo, mas antes de concluir, indica que “/target detectado” e pede para encerrar inicalização pelo pendrive. Reinicio o computador e recebo a tela indicando que não dispositivo bootável.

Difícil entender por que você conseguiu instalar o Mint e não o Ubuntu.
Eu, se fosse você, instalaria o Mint e esperaria até o dia 25, quando o Ubuntu 24.04 será lançado.
Você tentou instalar, apenas, o Ubuntu 22.04, certo?

Você já tentou mudando, na BIOS, para o modo legacy e criando o pendrive pelo Rufus no esquema de partição MBR, né?

Sim, fiz tudo bem assim.

Para resumir a história, consegui rodar. Segui esse tutorial, mas aplicando pro Ubuntu. O trecho que solucionou o problema foi colocar o arquivo UEFI de boot do sistema (shimx64.efi) na lista de confiáveis da BIOS.

O desafio agora é fazer o dual boot com o Windows, mas, por hora vou desfrutar do Ubuntu e aguardar a versão 24. To satisfeito em pelo menos poder estar te respondendo pelo Ubuntu. Valeu por toda a ajuda. :slight_smile:

1 curtida

Você ainda não tem o Windows instalado? O recomendado é instalar o Windows primeiramente, pois ele gosta de bagunçar instalações de distros Linux.

Não tenho mais. É uma longa história, mas nas tentativas de fazer o Ubuntu funcionar, considerei que o problema estava no Windows e formatei o SSD inteiro.

Depois ,quando finalmente deu certo, tentei fazer o dual boot a partir do Ubuntu e, realmente, não rolou. Mas não é algo que to muito preocupado agora.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.