Wifi indisponível no Debian

Olá pessoal, ultimamente estou fazendo alguns testes no debian em um notebook antigo de 2gb que tenho aqui em casa. Instalei a versão stable com xfce e rodou que é uma beleza, então, resolvi instalar no meu notebook pessoal e de trabalho de 8gb de ram, core i3, e o wifi não funcionou de jeito nenhum, ele fala algo relacionado a um firmware não oficial. Pesquisando em alguns foruns br e gringos vi muita gente dizer para instalar via cabo e depois instalar o wifi, o problema que não tenho rede via cabo. Já testei tanto a stable e a versão testing, ambas não funcionam. Como não tem internet o sistema instala sem interface gráfica, fico apenas com a imagem de um console.

Baixa a imagem non-free que ela vem com os drivers proprietários, assim deve funcionar

https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/

3 Curtidas

Tente baixar a versão com os drivers “non free” e faça nova instalação.

2 Curtidas

Postamos quase ao mesmo tempo.

2 Curtidas

ADEDANHA! Hahahahahaha
(era o que fazia quando se falava a mesma coisa simultaneamente…)

2 Curtidas

Opa valeu, vou fazer esse teste. Só uma dúvida em um outro notebook tbm ocorreu o mesmo erro. Aí no meu principal eu quero deixar a stable e no outro de teste quero deixar a testing. Existe a iso também non-free testing com o debian 11?

1 Curtida

Valeu mano. Massa mesmo.

As respostas foram no mesmo tempo kkkkkk

1 Curtida

Acredito que sim, tem de procurar… ou baixar os drivers separadamente e colocar em outro pendrive, daí puxá-los na hora de instalar. Tem tutoriais ensinando a fazer

1 Curtida

Massa, vou procurar esses tutoriais. Estava por fora. Estou querendo me aprofundar no sistema. Valeu!

1 Curtida

Ou você pode deixar o sistema como está e só instalar o .deb do firmware proprietário.

1 Curtida

Mas teria como eu fazer isso sem ter a interface gráfica? E onde eu baxaria o .deb? Estou começando agora a tentar me aprofundar.

Baixe aqui:
http://ftp.debian.org/debian/pool/non-free/f/firmware-nonfree/

1. Coloque o .deb num pendrive
  2. Monte o pendrive
  3. apt install ./$*firmware* (estando dentro do diretório montado)
1 Curtida

Vou fazer aqui. Vou baixar nesse caso o último firmware dessa lista que é o mais atualizado?

1 Curtida

Tem que ver qual o firmware que você precisa.

Poste a saída do comando:

lspci

1 Curtida

Mas quase certeza que vai ser ou Atheros (Qualcomm) ou iwlwifi (Intel) ou Realtek (Realtek).

1 Curtida

Acho que o firmware que preciso é o Atheros, não estou conseguindo fazer upload da foto que tirei pelo celular, net está horrível. Mas no final aparece Network controller: Qualcomm Ateros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 30)

Então nesse caso baixe o firmware Atheros mais recente.

1 Curtida

Isso mesmo. Foi esse Atheros Qualcomm. Devo no caso baixá-lo?

Tá beleza. Vou baixar e fazer o teste aqui.

1 Curtida

Provavelmente você também precisará do NetworkManager para configurar o Wi-Fi.

https://wiki.debian.org/NetworkManager

1 Curtida