Wifi indisponível no Debian

Valeu mano. Valeu mesmo, vou olhar aqui também. Espero que eu consiga resolver.

2 curtidas

Mano, sem querer abusar da sua boa vontade. Eu consegui no primeiro notebook sem interface gráfica, meu outro problema é no notebook que instalei a versão testing com GNOME e a interface instalou nomalmente, fui rodar pelo terminal clicando com o direito na pasta do pen drive o comando sudo dpkg -i nome_do_pacote ele deu o seguinte erro “rafaelvilela94 is not in the sudoers file. This incident will be reported.” Sudoers é um tipo de usuário?

Obs: esse notebook é o mesmo do outro, por isso nesse caso irei usar o mesmo firmware.

O Sudoers é o grupo de usuários que podem usar o comando ‘sudo’.

Para usar ‘super usuário’, tente dar:

su

Depois configure o sudo:
https://wiki.debian.org/sudo/
https://manpages.debian.org/buster/sudo/visudo.8.en.html

1 curtida

Nesse caso su dpkg -i nome_do_pacote?

Vou ler o link.

Não, use:

su
dpkg -i nome_do_pacote

1 curtida

Ahh consegui acessar o root, mas deu esse erro da imagem.

Consegui fazer pela foto do celular, já que tá sem rede aqui no notebook.

Esse erro eu nunca presenciei, se der su - (com o traço) e depois o dpkg ele retorna o mesmo erro?

1 curtida

Deu outro erro. Deixei até na foto o arquivo .deb no pen drive ao lado.

O comando certo é:

dpkg -i ./arquivo

Tem que ter o “ponto barra”.

E pelo visto quando você dá ‘su -’, o terminal sai do diretório que você estava, então dê:

cd $Diretório

1 curtida

Esse ponto barra é o mesmo equivalente que usamos na programação? Tipo ./ ou …/ me passei nisso. Vou testar aqui e falo já se deu certo.

Desculpe, mas não faço ideia do que você está falando (quase nunca programei).
Nesse caso, o “./” serve para dizer para o terminal que o arquivo está nesse diretório.

1 curtida

Ahh então é isso mesmo. É dessa forma. Eu que peço desculpa pelo monte de perguntas. Estou migrando agora para o linux, estava usando o pop Os e estou querendo migrar para o Debian e aprender. Por isso estou com muitas dúvidas

1 curtida

Cara, acho que estou vacilando em alguma coisa bem besta. Esse lance do cd não entendi, seria no usuário root, depois de dá o su depois dpkg -i … como está na imagem?

Ahh, pode ser que você precise estar no diretório que o ‘su -’ te deixa. Nesse caso, dê ‘su -’ e depois: dpkg -i /media/rafaelvilela94/RafaVilela/firmware-atheros_20210208-3_all.deb.

2 curtidas

Consegui mano instalar por esse comando, valeu. Vou reiniciar para ver se o wifi pega. Espero que não precise fazer nada mais.

2 curtidas

Depois volto para dizer se funcionou o wifi, deu um outro problema que vou ter que queimar as pestanas rsrs, reiniciei e por algum motivo o notebook não reconheceu o hd para dá boot. Valeu pelas dicas e paciência amigo.

3 curtidas

Fala bro. Voltei aqui para dá a resposta. Funcionou que é uma beleza. O wifi pegou. Embora eu não sei o que houve que não estava dando boot mais no meu HD, não sei se exclui alguma coisa ou se foi porque reiniciei o sistema com pen drive (acho que essa última não tem nada a ver), enfim, agora irei começar meus estudos básicos de Linux e quero aprender depois shell script. Valeu mano, espero que não dê pau. Estou testando a stable e a testing em outro.

2 curtidas

Realmente foi isso mesmo que eu fiz. Eu e minha curiosidade kkkkkkk. Fiquei curioso e fui fazer o teste, reiniciei o sistema com o hd externo plugado e apareceu a seguinte mensagem “No bootable device – insert boot disk and press any key” e mesmo quando ejeto o hd ou pen drive o erro acontece. É lasca.

2 curtidas

Descobri o que era mano. Ao deixar o Hd externo ou pen drive bootado a bios tentava bootar entrar como modo legacy e ela acaba desativando o meu boot EFI. Deixei a bios only UEFI and First Boot UEFI e agora ele dá boot direto no HD que está EFI e qualquer outro dispositivo plugado não interfere. Valeu mano.

3 curtidas

Que bom que conseguiu resolver. :+1:

1 curtida