Como conectar a uma rede wifi usando apenas linha de comando?

Galera. Alguém poderia ajudar a solucionar essa questão?

Como conectar a uma rede wifi usando apenas linha de comando?

Caso seja possível, também explicar como listar as redes disponíveis entre outras funções mas o mais importante no meu caso é conectar numa rede que eu já sei o SSID e as outras informações da rede que quero conectar

Desde já agradeço e me perdoem em caso de duplicidade.

1 curtida

:wave:t2:

É possível e tem uns comandos mas não consigo testa-los no meu OS pois não instalei as dependências específicas, não funciona wifi no meu laptop de mesa preferi não usa-lo, até tirei a placa wifi dele para economizar energia :joy:. mas os comandos seriam estilos o do ifconfig;

ifconfig, iwconfig, iwlist scan, dhclient, wpa_supplicant

Eu não lembro da semântica, tenho de pesquisar, tem uns anos que trabalhei com isso…

Podemos tentar fazer os comandos se você preferir.

Off: Uma vez na empresa eu fui nas configurações da Rocket M2 Ubitiqui e desativei a funcção de acesso web… então já era acessar por 192.168 e cia… :scream: eu fiquei apavorado, tinha um monte de dispositivos atrelados a esta antena, coletores, balanças, terminais, salas de reuinão, diretorias, reset era uma má idéia… dai eu fiz pesquisas, li manuais dela e vi que era possível consertar via SSH. Consegui conserta a besteira que fiz… :innocent:

Tem o nmtui (quase um gerenciador gráfico de redes, mas com interface direto do terminal, estilo htop ou aptitude):

Se quiser um comando estilo conectar-wifi [DADOS], tem o nmcli, mas eu nunca estudei ele a fundo (já que mesmo sem o servidor gráfico, dá para usar o nmtui).

7 curtidas

Ah, atente que as vezes a configuração do teclado está diferente e daí não conecta se o SSID tiver acentuação, nem com reza brava.