#WaylandForce - Já experimentou o Wayland?

Mesmo usando a versão flatpak, a opção de gravar a tela não aparece:

Além de que na versão flatpak o recurso de câmera virtual não funciona.

Nunca usei esse aplicativo :no_mouth:

1 curtida

Pois bem, atualizando meu caso, já vai fazer agora, em outubro, um ano e meio desde que comecei a utilizar o Wayland como servidor gráfico padrão. O problema com gravações de tela foi resolvido por parte do OBS. Agora, por algum motivo, comecei a experimentar tearing no X.org também. Embora eu utilize Wayland, é curioso como uma atualização dos pacotes que deveriam melhorar a experiência com o X11 causa esse tipo de coisa.

1 curtida

Se eu não me engano só da pra gravar a tela com o OBS no Wayland em distribuições que usam o Pipewire

2 curtidas

Como @Air_Fryer disse, só está disponível caso o seu sistema utilize o Pipewire (todos deveriam).

2 curtidas

Fui olhar um tutorial de como habilitar o pipewire no KDE Neon e encontrei isso:

Nesse tutorial ele diz que não há suporte no momento no kde plasma:

Pois é… mas ainda este ano, usando X11 e Plasma no Garuda, eu consegui habilitar o Pipewire. Possível é, mas usava uma distro base Arch…

Bom descobri que o KDE Neon possui uma versão pré-instalado do pipewire e se eu tentar remover ela o desktop vai todo junto, então instalei alguns pacotes: gstreamer1.0-pipewire, libspa-0.2-bluetooth, libspa-0.2-jack, pipewire-audio-client-libraries, pipewire-pulse. Desativei o pulseaudio e habilitei o pipewire no sistema e mesmo assim ainda não funciona:

Então, realmente, deve ser alguma incompatibilidade com o KDE Plasma.

1 curtida

vc tem o instalado o pacote: xdg-desktop-portal-kde ?
e tbm tem o serviço do pipewire executando?

1 curtida

O pacote já está instalado e o pipewire está em execução:


Acredito que a compatibilidade seja fundamental.

No Ubuntu 20.04, há a libpipewire versão 0.2, que, devido ao fato de ser uma distro stable, vai ter que ser carregada até o fim da distribuição.

Na versão 0.3 (a que há no 20.10+), houve várias mudanças fundamentais ao ponto de haver quebra de compatibilidade. Provavelmente o OBS depende dela.

Talvez o Flatpak mude alguma coisa, já que, pelo fato de ele incluir todas as dependências, ele vai vir com a libpipewire 0.3 (resta saber se ela consegue “falar” com o Pipewire do Ubuntu 20.04).

1 curtida

Tem um serviço do pipewire que não consigo inicializar jeito nenhum:

Atenção na saída do comando: não há pipewire.service, e sim pipewire.socket (que a saída diz já estar a ativo).

Aqui diz que o serviço não existe

Como eu falei (e consta na saída da primeira imagem), realmente não existe pipewire.service. O sufixo é outro.

O que poderia ser a fonte do problema é um pipewire-media-session.service não-funcional.

O pior é que eu fui tentar remover o pacote pipewire-media-session e o sistema acabou ficando sem áudio. Tive que ativar de novo.

Não é problema com o KDE, no Fedora 34, a captura de tela funciona com Wayland/Pipeware.

4 curtidas

Como sei se estou 100% usando o wayland com pipewire?

2 curtidas

Para saber se está usando Wayland, via terminal (deve retornar “Wayland” ou “X11”):
echo $XDG_SESSION_TYPE

Para saber se o Pipewire está ativo na sessão, via terminal:
systemctl --user status pipewire
deve aparecer algo assim:

Para saber se o pipewire está roteando audio no lugar do pulseaudio:
systemctl --user status pipewire-pulse.socket
deve aparecer algo assim:

Para ver a versão do Pipewire:
pipewire --version

(a versão do Ubuntu LTS e distros baseadas não é mais suportada pelo desenvolvedor, então pode não ser compatível com OBS para screencast…)

4 curtidas