Wayland ou X11?

Quais as prinicipais diferenças de ambos? E qual, na sua opinião, é o melhor?

3 curtidas

Fiz alguns testes e, no meu caso, o X11 funciona melhor para meu setup.
Wayland tem alguns bugs relacionados a algumas extensões que uso no Pop_Os!
Mas acredito que isso varia de acordo com o computador utilizado.

Vi alguns testes em jogos e o wayland entrega mais fps, mas não é nada muito significante.

2 curtidas

Como leigo, só sei que X11 é muito antigo, acumulou complexidade – e para recomeçar do zero começou a ser desenvolvido o Wayland.

Wayland é o futuro – mas para um leigo como eu, ainda exige ajustes que prefiro não precisar fazer.

Continuo usando X11, por enquanto.

3 curtidas

Vou ser pratico.
Use o X11 não importando o contexto, e caso queira ver mais sobre casos especificos só olhe a baixo.

Para GPU's NVIDIA

Não use wayland com GPU’s nvidia, ao menos que entenda que você ira provavelmente ter mal funcionamento do sistema e fps baixo em jogos.

Para GPU's ADM/INTEL

Ainda que esteja anos luz a frente do wayland para GPU’s NVIDIA ele ainda não é um produto pronto. Você provavelmente ira encontrar erros de compatibilidade com a maioria dos jogos/apps, principalmente aqueles que não tem sistemas como o GNU/Linux e os bsd’s como alvo. Minha recomendação é também usar o X11 simplesmente pela praticidade.

Considerações finais

Como outros comentarios apontam o wayland é objetivamente melhor que o X11 por inumeros motivos, porém como o X11 é e foi por muitos anos o padrão do linux ele é mais pratico e tem mais compatibilidade com softwares. Em suma, embora o wayland seja melhor que o X11 não é uma ideia realista usa-lo por ter pouca compatibilidade com infelizmente qualquer coisa.

1 curtida

no blog tenho outros testes usando Wayland com com compartilhamento de tela, jogos, apps…

5 curtidas

ainda prefiro o bom e velho X11. até pq n kero aprender a usar novo servidor gráfico apenas para editar textos, ver youtube e ouvir música. n tenho necessidade d nada melhor q ele.

1 curtida

Você pode testar. Se tudo funcionar como esperado no seu workflow, basicamente não há razão para ainda insistir no X11, já que o Wayland vai te entregar uma experiência mais fluida e livre de tearing (fora outros benefícios). O uso do computador fica mais agradável.

Não é à toa que distribuições como Fedora e Ubuntu já adotam Wayland como padrão. Ainda há diversos aspectos a evoluir, mas pode já funcionar bem para o seu workflow.

1 curtida

O Wayland ainda não chegou lá, mas acredito que o objetivo é que em algum momento no futuro o seu servidor gráfico mude e você mal note, sem precisar aprender nada novo, sem perder funcionalidades, etc. É… Eu sei parece mais fácil dito do que feito. :slight_smile:

2 curtidas

Antes de tudo quero agradecer à todos que responderam! Dito isso, vou pesquisar alguma distro com wayland nativo e fazer um teste de 1 semana para ver a diferença. Alguma sugestão de distro?

Você pode usar o Wayland em muitas distros, mesmo que não seja o padrão. A opção pode já estar disponível na tela de login, ou então basta alterar alguma configuração para deixá-la disponível.

Aí você pode escolher entre X11 e Wayland ao logar… E assim testar. Se tudo o que você usa estiver funcionando bem no Wayland, não há motivo para continuar no X11.

Qual a sua distro atual?

1 curtida

Fedora trás a versão do Wayland mais atual possível, mais qualquer distro com Gnome que tenha saído esse ano também podem servir de parâmetros.

No dia a dia a diferença do Xorg para o Wayland é praticamente imperceptível, a quem diga que um se sai melhor que outro mais isso varia de maquina para maquina ou da percepção de cada pessoa.

Talvez o único incomodo com o wayland é que alguns apps ainda podem apresentar problemas com ele.

1 curtida

Wayland é o futuro, ainda mais agora que a Nvidia liberou alguns drivers open source, devemos estar perto do uso definitivo do Wayland e o Xorg deixar de ser necessário. :crossed_fingers:

1 curtida

Tenho fé nisto também.

1 curtida

Vários colegas relataram sua experiência com Wayland neste tópico.

Experimentei Wayland no upgrade para a versão Fedora 34 KDE – que alterou minha opção de X11 para Wayland. – Percebi 3 ou 4 problemas.

Nos upgrades seguintes, minha opção pelo X11 não foi alterada pelo upgrade. – Fiz um teste, e percebi apenas 1 ou 2 problemas. – Voltei para o X11.

Wayland é mais rápido, mas ainda é novo. Com isso pode ocorrer pequenos travamentos.
X11 é mais estável, mais lento e mais complicado de mexer. Contudo existem vários tutoriais na internet.

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Tenho usado o Wayland no KDE Plasma e percebi uma melhor fluidez, e já no X11 tinha problema com tearing (contornei numa época, mas ainda tinha um pouco). Também gostei bastante de usar a escala fracionária, coisa que tinha de fazer usando scripts no X11.

Única coisa que sinto falta e realmente não funciona (acho que é culpa do "KDE Plasma, pois no Gnome funciona bem) é o teclado virtual (Maliit).

Não vejo tantos bugs assim, e os que tem não sei se são só da DE ou só do Wayland. Como a área de transferência que sempre aparece com o valor #000000 ao logar:
Screenshot_20220712_213306

E ás vezes nem são bugs necessariamente, mas apps que ainda não estão funcionando com o Wayland e tem de rodar no XWayland. Como o GIMP em Flatpak e outros apps que não abrem na mesma instância:
Screenshot_20220712_213257

São coisas pequenas e um pouco irritantes, mas que não estragam a usabilidade.

Minha conclusão é que é super válido experimentar o Wayland, pois é prometido um ganho de performance e realmente vi que tem, mas, se algo muito gritante te atrapalhar, volte ao X11 que ainda é um porto seguro.

1 curtida

clipboard parece ok aqui:

E o bug do ícone no taskbar já foi reportado várias vezes ao kde sobre outros app’s também, o dev do gimp falou o seguinte:

“That’s because the taskbar icon uses the icon from the theme (in your case, you use the symbolic theme) whereas the menu icon uses an icon specified in the desktop file (which does not change whatever icon theme was chosen in Preferences).”

O GIMP Beta (que roda nativamente no Wayland) funciona:

3 curtidas

bug com QT 443334 – Some flatpak programs don't show icons in taskbar

1 curtida

No início não aparecia, mas depois começou a fazer isso. Creio que seja culpa daquela widget “Color Picker” (tenho ela aqui na minha barra de tarefas), teste aí se puder.

Tô ligado, eu já testei o beta, mas não continuei usando pois faltam alguns plugins.

o seletor de cores está ok