Vou trocar o Linux pelo Windows 10?

Pra mim Windows ainda continua sendo um sistema operacional secundário para usos e casos específicos.

A versão 10 ficou bem melhor que as anteriores no entanto ainda continua uma bagunça porque ainda é uma mistura de duas versões, com itens que aparecem nas novas interfaces e outras que só aparecem na antiga o que dificulta a acessibilidade.

Mas o que mais me incomoda é o fato dele instalar as atualizações na hora que vc precisa desligar o sistema. Vc encerra uma aula na faculdade e é obrigado a sair andando pela rua com o notebook ligado. Isso faz sentido? Não foi a mais de 20 anos atrás que ele lançou um sistema que não precisava reiniciar ao instalar um novo software?

3 curtidas

Cara, concordo, com isso:

Mas discordo das justificativas:

Se eu te dizer que no Linux nem de NNF você precisa? No Linux ideal basta arrastar o app pra uma pasta e pronto

Eu posso afirmar com 100% de certeza que não, primeiro que usuário normal não vai instalar nenhum dos dois, segundo que se você tá usando oracle tem algo muito errado no projeto, terceiro, a menos que um usuário faça uma burrice muito grande, o usuário não vai precisar quebrar a cabeça com isso não:

sudo apt update
sudo apt install mysql-server -y
sudo mysql

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'very_strong_password';
FLUSH PRIVILEGES;

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'administrator'@'localhost' IDENTIFIED BY 'very_strong_password';

Só isso, dá pra fazer um script até, se a pessoa tá com dificuldades pra fazer isso, muito provavelmente ela não deveria estar mexendo com banco de dados seja no Windows ou no Linux, e isso não é ofensivo por um motivo bem simples, usar o terminal do MySQL por uma série de motivos, te obriga a tomar n medidas de segurança que evitam dor de cabeça com dados depois, uma vez configurado, databases criadas e devidamente testadas, é OK usar um front end mas até que tudo esteja funcionando, você precisa fazer os mesmos passos tanto no Linux quanto no Windows, e a dor de cabeça vai ser a mesma, exceto que se você você não tiver prestado atenção e instalado o Windows e usando a conta Administrador… o que eu não preciso dizer que é uma brecha enorme de segurança

Se você fez corretamente deveria ser simples, eu mesmo já fiz zilhões de vezes, é só criar um arquivo de configuração bem simples, depois de copiar é claro:

[mysqld]
datadir=/onde/esta/montado

Reinicia e pronto… sem dor de cabeça

A metafora do desktop não foi feita pra ser usada com o mouse (por mais contraditório que pareça), use a tecla Super e você tem seus apps a 1 clique na esquerda (ou clique em Atividades e vai ter com dois cliques… tirando ícones o GNOME Shell se usa exatamente igual aos windows, você acha estranho, porque usa o Windows errado:

1. Super + Pesquisa app + Enter
  2. Alt +F4 ou clica no X e fecha
  3. Duplo clique na barra e maximiza

Isso é o uso que a MS pensou pro Windows tenta aplicar ao do GNOME, a propósito já se perguntou o porquê do Explorer te entregar a pasta Área de Trabalho sempre que você abre ele?

É porque a ideia é que você afixe seus apps no Menu Iniciar e coloque arquivos lá e alguns na barra te tarefas, na Área de Trabalho é pra você colocar arquivos

Isso ai não é personalizar, é trocar a interface e isso já coisa de sysadmin

Assim como você teria que usar o CMD, PowerShell e Regedit no Windows, se tem um empate técnico aí

3 curtidas

Sem chance de voltar para o W10…Satisfeitíssimo com o Linux.

1 curtida

Eu tb super satisfeito com o Linux. Estou usando dual boot ainda, mas estou animado que cada vez menos preciso usar o Windows para fazer alguma coisa. Apenas uso um software muito específico para minha área (que não tem versão para o Linux), e o Word para formatar artigos cientificos, pois é obrigatório que seja no formato docx.

1 curtida

Você está super desatualizado, já tem a opção de desligar o PC sem atualizar a mais de 1 ano.

1 curtida

Eu to tendo que usar Windows novamente e to odiando, por mim eu nunca voltaria pro Windows 10. Gente pelo amor de Deus a Micro$oft não sabe nem fazer um dark mode direito, olha isso:

Ninguém odeia Windows mais do que eu, na moral.

3 curtidas

Curiosidade: O que te obrigou a usar o Windows novamente?

Notebook novo veio com ele e meu pendrive com Linux acabou queimando e por enquanto não posso comprar outro :frowning:

1 curtida

Vixe, eu não sei como são os preços aí na tua terra, dependendo você pode pegar um pela internet.

Se não me engano é possível instalar o Linux via .exe sem precisar de um pen-drive.

Olhe o que tem dentro do .iso do Devuan:!

Eu pessoalmente nunca tentei, mas vale a pena dar uma olhada.

Veja mais:
https://wiki.debian.org/LennyIllustratedInstall

1 curtida

Um grande ponto negativo do Windows é o peso, para pessoa usá-lo confortavelmente tem que ter um computador no mínimo com um SSD.

Com um HDD e 4GB de RAM, o Kubuntu roda fluidamente, mas o Windows exige mais para você ter o mesmo nível de conforto.

Recentemente substituí o pente de 4GB por um de 8GB e ajudou a aliviar um pouco, mas o Windows continua não me oferecendo uma experiência fluida. Mas estou certo que tudo ficará bem quando eu adicionar um SSD. Isso é muito bizarro, um sistema operacional super popular como Windows deveria rodar bem em máquinas modestas.

Obs.: Meu Windows 10 Home é original e sempre atualizado. E não, não há mais nada demais instalado nele, só o essencial do essencial, até porque venho fazendo trabalhos sensíveis no Windows, não cometo o menor risco de que meu sistema operacional seja infectado por vírus.
E meu computador foi comprado no final de 2018.

2 curtidas

Eu acho que o que @carlos_fester quer dizer é que o Windows é mais fácil, não mais cômodo. E talvez seja mesmo, muita gente colocou aqui abstrações que são infinitamente mais cômodas do que o apontar e clicar mas igualmente mais abstratas.

Poderíamos ir até além de alguns exemplos aqui de “como por database ou qualquer outro serviço complexo no ar”, com imagens conteinerizadas que são ridiculamente práticas, quase como pedir um servidor por delivery. Porem a abstração é confusa para pessoas que não compreendem bem diversos aspectos do sistema.

E eu me arrisco a dizer que muitos profissionais por ai ainda não conseguem lidar com toda essa nova automação de infra e serviços, muitos acabam até atacando estes novos paradigmas.

Como sempre, análise bem feita, sem frescura ou xiismos!!! Parabéns!!! Infelizmente eu estou preso ao Windows 10 por causa do trabalho, mas meu sistema do coração roda pacotes .deb, e um dia eu ainda voltarei a utilizar ele no dia a dia!!!

3 curtidas

Como eu já disse várias vezes:
https://plus.diolinux.com.br/t/demostre-seus-memes-e-compartilhe-eles-aqui/13778/1085?u=aghbi

Tangenciando um pouco do tema do tópico, mas você já tentou instalar o mySql no docker? Estudo banco de dados (SQL Sever sendo mais específico) e instalar o DB no docker foi bem mais tranquilo do que na minha distribuição de escolha. Outra dica que lhe dou é de tentar usar o DBeaver (tem para Linux, Mac e Windows)…

https://hub.docker.com/_/mysql

https://dbeaver.io/

:lizard:

PC do trabalho, Positivo, mas novinho…
Não levou nem um mês para dar seu primeiro erro grave.

Hardware? Difícil. Parte elétrica um sonho de trabalho: rede estabilizada com camadas de proteção.

Atualizações muito longas e que impedem de trabalhar.

Como hoje o grosso do trabalho é feito no browser, não faz tanta diferença, mas ainda assim, vejo que uma distro Linux meia boca como tecnicamente superior. Especialmente em quem não demanda um hard / software específico.

Fala ae @Diolinux rapaz eu tenho misto de amor e ódio com Linux, sempre testei e sempre quis ficar na plataforma, acho o máximo as opções de personalização e a rapidez do sistema, mas por mais que eu pegue uma distro tipo Ubuntu, eu tenho problemas de travamentos e reinicialização do sistema, toda vez que sai uma nova eu instalo e resto para meu fluxo de trabalho (editor de vídeo) e sempre tenho problemas. Hoje uso macOs (Hackintosh) e não tenho problemas nenhum, queria mto que o Linux trabalhasse dessa forma, até pq n acho legal burlar um sistema como macOs e não ter um suporte. Mas de verdade amo Linux, meu sonho é que ele rodasse fluído.

PS: amo seu canal no YT que sempre me ajuda parabéns pelo seu trabalho

2 curtidas

Tudo que eu fiz ao longo dos anos nos Windows que usei faço hoje de boa no Linux!
Parei de usar Windows em 2008.

Admito que sempre fico de olho pra ver as mudanças do Win!!! :slight_smile:

2 curtidas

Pela minha experiência com Windows e Ubuntu, acabo tendo 2 opiniões e ressalvas em cada uma delas.
Uso os dois sistemas e ainda não consegui achar um que de certo em todos os aspectos.

Uma coisa que preso é a facilidade de executar alguma tarefa. Minhas tarefas hoje são jogos e desenvolvimento.

• Para jogos sempre foi melhor no Windows, seja em desempenho, recursos para placas gráficas, monitoramento do hardware como suporte aos jogos. No Ubuntu, ainda não sinto confortável em jogar sem ter que resolver algum problema ou executar algum comando…

• Para desenvolvimento sempre foi melhor no Ubuntu, seja em desempenho, facilidade de instalação dos recursos e de configurações. Docker funciona sem problemas por exemplo, no Windows é meio chatinho.

No fim eu prezo pela facilidade de fazer a atividade, se for jogos, o que mais trás facilidade é Windows, se for desenvolvimento, Ubuntu. Qualquer outra atividade, tanto faz o sistema… kkkkk

Tanto que no desktop, tenho os 2 sistemas, é um bom PC então não tenho problemas de desempenho com nem um dos OS.

Adendo: para desenvolvimento eu sempre busco estabilidade da interface, logo o Gnome do Ubuntu não fica legal, por esse motivo estou com KDE no Kubuntu a pouco tempo e esta bem melhor a estabilidade. Sobre usabilidade da interface, Gnome, KDE e Windows tem pros e contras, mas o que me interessa é estabilidade e ter um recurso de busca e um lugar que mostre as aplicações abertas e os ícones de bandeja. Fora isso, mais personalização ou menos, não me importo, não acho interessante usar meu tempo configurando interface (já fiz isso no passado e sempre quebrava tudo com o tempo kkkkkk).

1 curtida

Não sei se é porque eu uso distros linux desde os 12 anos de idade, mas eu acho MUITO mais fácil de usar que o windows. Interfaces mais organizadas, consistentes, e fluidas, pelo menos as distribuições mais famosas e pensadas pra usuário final, mais leves, e o sistema não perde desempenho ao longo do tempo. Uma coisa que me irrita profundamente no windows é a busca, que além de lenta, não me leva aonde quero
Eu consigo guiar qualquer pessoa a distância, apenas por áudio, pra encontrar uma configuração no lxqt, ou no cinnamon, ou no gnome, mas não garanto fazer isso no windows, porque eles atualizam sem avisar (outro problema, o windows update), mudam as coisas de lugar, mas como a busca é uma porcaria não posso contar com ela, tem que ir mexendo (numa interface que tem seis uis diferentes) até encontrar o que quero.
Eu mantenho ele em dual boot pro caso de precisar arrumar alguma coisa no meu celular (ironicamente os modders de Android só fazem ferramentas pra Windows), mas fora isso nunca dou boot nele. Tá numa partição de 40 gigas no final do disco, qualquer falta de respeito eu deleto, rodo um update-grub e já era