Vou trocar o Linux pelo Windows 10?

Quando eu tive problemas com performance do Windows era quando eu teimava em usar o PRO. O home não roda fluido com meus 4 GB de RAM, mas pelo menos não chega a me dar raiva por causa de travamentos.

Mas não vou desconsiderar minha vida com pcs, até um ano atrás tinha um PC muuuuuuito antigo, então eu consigo tirar leite de pedra numa boa! :sweat_smile:

1 curtida

Digamos que é como se existissem diferentes tooltkits no Windows e o Bloco de Notas é baseado num que é praticamente legado (provavelmente Win32, sendo escrito em C++), enquanto o Configurações eu creio já ser UWP (Universal Windows Platform).

Essas inconsistências têm sido objeto de discussão há anos:

Particularmente, eu acho que ambientes como o KDE Plasma têm dado um show de consistência em comparação com o Windows. Há, sim, problemas e inconsistências aqui ou ali, mas nada como o que temos visto no Windows nos últimos anos.

2 curtidas

Ela falou sobre o tema, não do layout, usando seu argumento, seria como se no KDE, apps nativos do KDE usassem o Breeze, do Elementary OS usasse o tema do elementary, do GNOME Adwaita, enfim, basicamente como ocorre se usar flatpaks.

O que ela tá dizendo dá pra resolver com o paint e bloco de notas, tem um monte de gente que consertou

No meu caso Linux puxa o meu pe todo dia praticamente kkkkkkkk
Mesmo o Windows sendo um companheiro que nunca me deixa na mao eu acabo deixando o Linux em principal na minha maquina ou ate vice-versa
Mas graças ao suporte(tanto de tempo quanto hardware) fica complicado deixar a janela de lado kkkkkk ver um software querido ir pro saco graças ao abandono muitas vezes por causa de libs ou da propria distro e complicado… Acaba levando um ar de amadorismo no ar

Esse vídeo ensina a instalar o Ubuntu pelo Windows sem precisar de pendrive, usando a ferramenta UNetBootin:

Também dá pra instalar pelo celular, via USB, mas aí precisa de root.

1 curtida

Não. Não estou desatualizado. Já sei disso. Mas a partir do momento em que é necessário mudar o procedimento de executar uma determinada tarefa simples, para um usuário leigo é o mesmo que pedir para abrir o terminal e digitar um comando para “forçar um desligamento”.

Sem contar que, desligando sem atualizar, pode impedir o acesso ao hd com Windows pelo Linux. Mesmo erro que costuma ocorrer se a opção “inicialização rápida” estiver ativa no Windows.

Eu também tenho usado Windows ultimamente. No inicio a migração veio em parte porque eu queria a melhor opção para jogos, e esta era o Windows. O Linux melhorou em jogos, mas se o PC da pessoa já é um pouco mais potente, o Windows traz uma experiência mais confiável em matéria de performance e não suscetível a instabilidades de funcionamento com o Proton, por exemplo.

Com o tempo, duas coisas me fisgaram mais firmemente:

1- O tradutor de texto para voz natural do Microsoft Edge (hoje já funcionando em Linux, mas não ainda em arquivos PDF);

2 - O fato de que meus serviços de streaming estavam reproduzindo com uma qualidade maior de imagem no Edge do Windows do que em qualquer navegador do Linux.

Tenho uma certa sensibilidade ocular, e o TTS de voz natural da Microsoft ajuda muito na quarentena, visto que passo muito tempo da frente do computador e sou estudante de humanas.

Além disso, descobri que o Media Player Classic Black Edition, tinha uma função que me ajuda a revisar assuntos específicos em vídeos de estudo com mais facilidade.

A estabilidade do Windows parece estar melhor do que já foi um dia, e se eu li bem, o último relatório da AV-TEST deu nota máxima para o Windows Defender (não comparando a segurança do Linux com o Windows é claro.)

A suavidade visual do sistema, para o meu hardware que é Nvidia é relativamente boa, e acaba sendo melhor no Windows. Também gosto de um modo geral, do ambiente desktop da Microsoft e muito dos seus softwares.

Dito isso, respeito muito o universo Linux porque respeitam mais nossos dados, tem o código dos software auditáveis, acho o sistema gostoso de usar e curto a maneira de fazer as coisas nele e instalar programas, faz eu me sentir mais seguro. Por último também destaco que o Linux pode ser uma opção melhor em matéria de desempenho para PCs mais fracos.

5 curtidas

Isso é um fato que descobri ao estudar um sistema para uma amiga com visão baixa: as distros nao estão ainda boas pra quem é PcD. Uma pena isso, mas esperemos que Orca e Easpeak melhorem!

1 curtida

Bom, uma breve atualização, nesses últimos dias eu arrumei um notebook bem fraquinho, como pode ver no meu neofetch abaixo:

O desempenho no Windows 10 foi bom para fazer coisas simples como edição de textos, planilhas e etc. Mas qualquer tipo de atividade de lazer ou estudos esse carinha aqui me deu belas dores de cabeça.

O pior de tudo era quando eu usava o Microsoft Teams pra assistir as aulas da faculdade, ele praticamente morria, faltando apenas a BSOD.

No lubuntu melhorou um pouco, consigo manter a minha produtividade até certo ponto, pelo menos enquanto eu não estou em aula, pois o Teams consegue inutilizar essa máquina sem muito esforço.

Boa análise do Windows 10. Só queria complementar sobre as atualizações. Realmente ainda continua aquele processo de instalar atualizações e reiniciar. Mas recentemente, as atualizações estão instalando mais rapidamente e o sistema respeita quando você está usando o computador e não reiniciar do nada para atualizar, como era alguns anos atrás. Para mim é um sistema que melhorou muito desde 2015.

1 curtida

Inicialmente parabéns pela análise imparcial e prática do tema. Sou usuário Arch Linux desde 2007, usando o Windows apenas esporadicamente. Não sou fanboy, nem nada do gênero e me sentiria bem confortável em migrar para outro sistema se fosse melhor para meu uso. Mas, na prática, quando entro no Windows eu sinceramente não me sinto bem. Pra mim o sistema é muito complicado, difícil de mudar alguma coisa, além de um sistema de atualização primitivo, tanto do próprio Windows como para os software adicionais, como drive de placa de vídeo, etc. Porém, tenho que dar um desconto pois são praticamente 15 anos de Linux, e já estou bem familiarizado com quase tudo. No entanto, por mais que se diga que o Windows 10 é seguro, isso e aquilo, não me convenço muito. Sou advogado e todo meu uso do computador é no trabalho, com milhares de documentos, informações sigilosas dos clientes, prazos a serem cumpridos, etc., e assim muito dificilmente me animaria a utilizar um sistema operacional proprietário.

8 curtidas

Você examinou o Knoppix? Ele tem uma versão específica, pois a esposa do Knopper é cega mesmo.

1 curtida

Não… mas agora já era, ela tá no W10