Resolvi abrir esse tópico para saber um pouco das preferências de vocês. Tive essa idéia depois de ver um vídeo do baby WOGUE fazendo uma brincadeira a como o Nautilus causa danos de RSI (Repetitive Strain Injuries ou danos de movimento repetitivo), e então paralisia e eventualmente morte, mas era pelo fato do Nautilus ter o duplo clique ativado por padrão, algo que o Dolphin não tem (fora em algumas distros como Kubuntu e Manjaro KDE, por definirem o duplo clique como padrão). O vídeo então mencionou um MR no Phabricator do KDE onde haviam pedido para deixar a opção de duplo clique como padrão, apresentando alguns argumentos válidos mas que basicamente levavam a forma como usuários aprendem a usar o computador. PC e Mac foram pensados para usar com duplo clique mas as plataformas Mobile como Android e iOS/iPadOS usam toque único ou toque longo para as tarefas, o que pode fazer o duplo clique nos desktops soarem estranho para quem só usa celular. Mas como, segundo a discussão, os usuários que tem clique único habilitado são uma aparente minoria, o MR foi aberto para pedir a mudança do padrão do Dolphin para duplo clique.
Mas e vocês? Eu gostaria de saber a opinião de vocês. Usam duplo clique ou clique único? Preferem que o padrão mude ou que continue em clique único?
Duplo clique ou clique único?
Eu uso duplo clique e prefiro que o padrão mude
Eu uso duplo clique mas não me importo de trocar nas configurações para minha preferência
Eu uso clique único e prefiro que permaneça o padrão
Eu uso clique único mas não me importo se o padrão mudar para duplo clique.
Não tenho preferência mas prefiro que mude
Não tenho preferência e não me importo se permanecer clique único
Uma das primeiras coisas que faço quando troco de distro é muar o padrão de duplo clique para clique único. Não me importo que as distros venham com padrão clique duplo desde que tenha opção demudar.
Uso duplo-clique. Snme, o ROX-Filer vem com clique único por padrão. Lesão por esforço repetitivo eu combato usando um teclado mecânico compacto e um bom trackball, tudo com os devidos apoios para descansar os pulsos nos momentos adequados.
Prá mim não faz muita diferença. É só questão de se habituar no workflow do sistema.
Mas uma coisa que gosto no Dolphin/Deepin e não gosto no Nautilus, por exemplo, é a mudança do ponteiro do mouse.
No Nautilus, quando ativamos o clique único, o ponteiro vira uma “mãozinha”, como nos links de Internet. E acho isso horrível.
No KDE/Deepin fica a seta normal.
Em alguns casos é indispensável o clique único, na minha visão. Por exemplo, eu uso notebook. E gosto de usar um mouse wireless para não ter que ficar usando toda hora o touchpad, até porque touchpad cansa se ficar usando por longos períodos.
Sempre ativo clique único no Thunar, e ainda deixo o atraso desabilitado (no Thunar só tem três opções: desabilitado, médio e longo). Para quem fica abrindo muitos arquivos e pastas pelo gerenciador de arquivos da distro, faz diferença sim, em um dia que você use muito o pc/note no final do dia. Obviamente, existem formas de contornar isso, com um bom mouse, por exemplo.
Hoje eu já sou adaptado a usar apenas o clique único. Já estou tão acostumado e adaptado a isso que, se essa opção desaparecesse eu iria recorrer a um gerenciador de arquivos CLI tipo o Ranger ou o Midnight Comander. Acho que não consigo mais voltar ao clique duplo.
Interessante. No meu caso eu uso clique duplo por alguns fatores. Primeiro, eu tenho problemas de visão. Uso óculos 100% do tempo, não só para leitura, e ainda assim minha visão não fica perfeitamente corrigida. Na maior parte do tempo eu preciso de um cursor com um bom contraste com o resto do sistema (O cursor padrão do Plasma é escuro), o que melhora bastante se comparado com o Windows, que tem um cursor branco no fundo branco. E para quando eu ainda não sei onde exatamente onde o cursor está, eu ativo aquela função de mostrar o cursor com o Ctrl (nessas horas faz falta a função de balançar o cursor no Mac para ficar maior). E para deixar mais seguro e evitar cliques indevidos, o clique duplo evita que programas ou arquivos sejam abertos acidentalmente. Preciso tanto disso que há alguns momentos que até mesmo na dock do meu desktop, de vez em quando eu abro um programa acidentalmente. Não só seria chato para ficar o tempo todo corrigindo se fosse clique único, como também tem a parte do hábito.
O segundo fator é na parte de eficiência. Clique único para selecionar e duplo para abrir já virou um tremendo hábito no meu caso. Eu posso apenas clicar em qualquer lugar nos ícones enquanto seguro Ctrl para ir fazendo minha seleção. Se tivesse clique único ativado, eu teria de manter o mouse sobre o ícone e esperar um tempo para selecionar automaticamente, ou habilitar as caixas de seleção e ter de praticar mira toda vez que eu quisesse selecionar vários arquivos ao mesmo tempo. Outro é que eu teria de gastar um clique extra para renomear um arquivo ou pasta, por exemplo. Com duplo clique, eu seleciono e clico uma segunda vez para entrar em renomeação in-line. Se fosse clique único, teria de abrir o menu de contexto e procurar a opção de renomear.
Mas no fim das contas, tudo se resume a hábito mesmo. Eu tenho um mouse Logitech G305. Os cliques são bem leves, então não preciso fazer muita força no dedo. Creio que essa seria a definição de um bom mouse para usar com clique duplo. A diferença foi tanta que eu percebi a diferença quando fui usar um mouse da Microsoft um tempo depois, precisando fazer uma força extra no dedo para o clique funcionar.
Se tem algo que me dá agonia é quando quero selecionar uma pasta sem abri-la e a mesma abre. A primeira coisa que faço geralmente é mudar a abertura de pastas para o clique duplo.
Clique único pode ser mais ágil, porém possibilita acidentes, coisa mais difícil com o duplo clique. Uso duplo clique e não me importo em alterar o padrão, isso talvez só seja um real problema para o usuário muito inexperiente.
Sobre a questão ergonômica, apesar da redução de movimentos repetitivos evidentemente reduzir a possibilidade de LER e outras patologias relacionadas, nesse caso, um bom mouso ergonômico faria bem mais efeito.
Em uma live, acredito eu, um dos desenvolvedores do ElementaryOS estava dizendo que eles pretendiam adotar o clique único para abrir pastas e clique duplo para executar arquivos. Ele não confirmou se seria algo que vai chegar com o ElementaryOS 6, mas está sendo cogitado.
Mudaria para essa opção se aparecesse no KDE. Meu único (hehe) problema com o clique único é abrir outros programas fora o gerenciador de arquivos sem querer.
Exato. É apenas hábito. No Win e na maioria das distros linux, o padrão é o clique duplo pra abrir e simples para selecionar uma pasta, arquivo etc. Alias, nem lembro mais a última vez que vi uma distro com clique único como padrão. Eu que acostumei com clique único mesmo, principalmente, por causa do notebook (que uso em 99% do tempo).
Já utilizei clique único mas vivia abrindo pastas e arquivos sem querer. Voltei para o clique duplo.
Agora, como fisioterapeuta, digo que é infinitamente mais eficiente manter posições ergonômicas, ter bons equipamentos, fazer autoalongamentos, mobilizações articulares e fortalecimento muscular, além de fazer pausas durante a jornada de trabalho.
(Esses dias eu fui tentar aprender Blender e depois de dois anos com meu mouse baratinho da Logitech é que eu fui perceber o quanto ele é exaustivo para usar o botão do meio/roda do mouse. A longo prazo certamente daria problemas).
Sempre uso o clique único.
Habituei-me assim. Sempre que instalo qualquer sistema onde o clique duplo é padrão, altero para o clique único. Tenho tendinite, então o clique único é melhor pra mim, embora o meu uso do mouse seja muito pouco, pois configuro meu KDE com vários atalhos e, geralmente, consigo fazer tudo (até no Dolphin) sem o mouse, embora, vez ou outra, precise dele…
Eu não vejo razão para o clique duplo vir por padrão, uma vez que o clique único é padrão no Dolphin há muitos anos…
Na verdade, exceto pelo hábito, não vejo razão para abrir arquivos, diretórios e etc com clique duplo…
A web funciona com clique único e é tranquilo.
Claro, há pessoas que vem do Windows habituadas e etc, mas como é configurável, creio que apenas as distros focadas nesse público pudesse trazer o clique-duplo como padrão.
Mas, desde que mantenham a opção de alterar pra duplo/único, não me importaria muito com o que vem por padrão.
Sobre a parte de selecionar, pelo menos no Dolphin isso não é problema, já que é possível clicar unicamente para selecionar qualquer arquivo ou diretório, sem precisar esperar ou usar o control/shift.
Então, se eu usasse essa hipotética nova versão do ElementaryOS, eu abriria muitas pastas sem querer várias vezes
Eu deixaria o clique duplo como padrão pra tudo do mesmo jeito.
Tá aí uma coisa que eu não gosto para mover o cursor. Touchpad. Redimencionar ou arrastar uma janela é um pesadelo. Mas pelo menos é uma baita ajuda em produtividade. Usar o touchpad para mover o canvas no GIMP, Inkscape ou para fazer rolagem horizontal em editores de vídeo é uma maravilha. Eu só quero saber como faz para ativar a função de zoom in e zoom out. Esse ainda faz falta