Você desliga seu computador?

Achei interessantes os cálculos de consumo de energia. – Mas vale observar que muitas coisas são relativas.

Os preços (tarifa unitária), por exemplo, variam conforme algumas categorias. – Não sei bem como isso funciona, mas tenho a impressão de que a tarifa unitária é maior, quando o domicílio se coloca numa categoria de “consumo elevado” – e bem menor, quando o domicílio se qualifica numa faixa de baixo consumo.

É possível que também haja tarifas diferentes, conforme o domicílio tenha ligação trifásica ou monofásica.

Também é interessante observar que alguns colegas reportam hardware mais complexo e de maior consumo de energia, enquanto outros indicam ter equipamento mais modesto – conforme se destinem (ou não) a jogos, compilação, edição pesada de vídeos etc., e também conforme as possibilidades financeiras de cada um (hardware antigo ou novo). Imagino que talvez HDDs consumam mais do que SSDs modernos, mas não sei.

Tudo isso já permite ampla variação de consumo – e de tarifa unitária, pois pode-se supor alguma correspondência entre hardware super-hiper e “maior renda” e “maior consumo”, com consequente classificação do domicílio na faixa de maior tarifa unitária.

Meu antigo PC não me parece tão “gastador” – com apenas 1 monitor, 3 HDDs e 1 SSD externo USB2 (sempre conectado):

Mobo: P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI, BIOS 0305 11/24/2008 - ASUSTeK
      iGPU: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller
Processors: 2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
    Memory: 3,8 GiB of RAM

sda  Samsung   SAMSUNG_HD322HJ  HDD   320 GB  Sata2   (2008)
sdb  Maxtor    MAXTOR_STM332061 HDD   320 GB  Sata2   (2008)
sdc  Seagate   ST1000DM003      HDD   1   TB  Sata2   (2016)
sdd  Samsung   S2_Portable      SSD   1   TB  USB 2   (2011)

(Desde 2006 não tenho impressora; e só plugo o scanner quando vou usar. – Até hoje, tenho sempre uma unidade DVD-RW).

Ao planejar o novo PC, levei em consideração, não só os preços das CPUs, como também o número de núcleos (4 seria bom, 6 era melhor, 8 seria exagero); uma geração mais recente, porém já não tão cara como as de lançamento recentíssimo (optei pela 9ª do i5); o clock (2.90GHz - min / max: 800 ~ 4100 MHz); e o consumo de energia:

Entre as opções de placa-mãe, escolhi uma “gamer”, apenas pelo maior número de portas, slots etc.

Em resumo – mantendo apenas 1 monitor – e 1 SSD + 2 HDDs, que só este ano substituí por apenas 2 SSDs:

Mobo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR, BIOS 2401 03/22/2019 - ASUSTeK
      iGPU: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Desktop)
Processors: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (min / max: 800 ~ 4100 MHz)
    Memory: 15.5 GiB of RAM

Dito tudo isso, constato que um PC ligado 24 h / 7 dias por semana pode ficar bem abaixo de R$ 400 na conta de energia:

Venc.              kWh       R$

2016-10-07         182      102,02
2017-10-07         171      104,97
2018-10-07         190      135,73
2019-10-07         160      122,11
----------- Novo PC --------------
2020-10-07         129       86,58
2021-09-07         139      111,37
2023-09-07         133      118,80

Essas contas abrangem 1 PC ligado 24 h, 1 lâmpada ligada +/-18 h / dia, 1 lâmpada ligada +/-9 h / dia, 1 geladeira de 20 anos atrás com a porta empenada (perda permanente de frio), 1 freezer de 30 anos atrás, e pouquíssimo gasto de chuveiro elétrico (o sol aquece bem a caixa d’água) – sem TV, sem som – e principalmente, sem inúmeros aparelhos e dispositivos hoje considerados “indispensáveis”.

Não posso garantir que a redução de consumo a partir de 2020 se deva só ao novo PC, pois ultimamente também foquei em lâmpadas mais econômicas.

EDIT - Tempestades, desgastes etc.:

Até o início de 2020, o antigo PC funcionou bem com estes dispositivos – sem nenhum defeito permanente devido ao não-desligamento:

sda  Samsung   SAMSUNG_HD322HJ  HDD   320 GB  Sata2   (2008)
sdb  Maxtor    MAXTOR_STM332061 HDD   320 GB  Sata2   (2008)
sdc  Seagate   ST1000DM003      HDD   1   TB  Sata2   (2016)
sdd  Samsung   S2_Portable      SSD   1   TB  USB 2   (2011)

Em 2021, troquei os 2 HDDs antigos (ainda sem defeitos) por 1 HDD recém-fabricado, ficando então com 1 SSD Sata III + 2 HDDs Sata III (de 2016 e 2021):

Sata #1  /dev/sda   Kingston SA400S37480G  447.13 GiB  6.0 Gb/s SSD            28ºC  GPT   (não sei a data)
Sata #2  /dev/sdb   Seagate  ST1000DM010   931.51 GiB  6.0 Gb/s HDD 7200 rpm   35ºC  GPT   (não vejo data!)
Sata #3  /dev/sdc   Seagate  ST1000DM003   931.51 GiB  6.0 Gb/s HDD 7200 rpm   33ºC  GPT   2016
USB 2    /dev/sdd   Samsung  S2 Portable   931.51 GiB  480 Mb/s                      GPT   2011

Este ano, houve um surto de falhas nos 2 HDDs. – Bastava executar o fsck em sessão Live, para tudo voltar ao normal. – Nunca consegui ter certeza se o defeito seria nos HDDs, ou nos slots Sata III nº 3, 4 e 5, pois em alguns deles dava mais problemas do que em outros.

Optei por comprar um 2º SSD Sata III (está Ok no slot nº 2) – e coloquei os 2 HDDs em “gavetas” USB 3.0, onde posso acessá-los, quando preciso acessar algum arquivo antigo.

Sata #1   /dev/sda   SSD   Sata III   Kingston   SA400S37480G   447 GiB   n/a
Sata #2   /dev/sdb   SSD   Sata III   WD         WD Green 2.5   447 GiB   2022

unplugged

USB 3.0 / 5 Gb/s     HDD   Sata III   Seagate    ST1000DM010    931 GiB   n/a
USB 3.0 / 6 Gb/s     HDD   Sata III   Seagate    ST1000DM003    931 GiB   2016

USB 2.0              SSD   USB 2.0    Samsung    S2 Portable    931 GiB   2011

Quanto às queimas por relâmpagos:

1. Entre 1996-1999, um dia saí de casa com céu azul de anil, e não tirei as tomadas da parede. Quando estava no restaurante, caiu uma tempestade. Queimou-se a placa de rede (ou era placa-modem?). Época da conexão discada.

2. Na primeira metade dos anos 2000, saí do computador para olhar um noticiário na TV. Caiu um raio por perto. Pelo canto do olho, vi uma faísca na janela do escritório e ouvi um “créc”. – Queimou a placa de rede (ou era placa-modem?). Não lembro se ainda era conexão discada, ou se já era banda larga NET (cabo metálico). Na loja, soube que um monte de gente tinha tido o mesmo problema.

3. Nenhum fenômeno desse tipo, durante a existência do último PC, 2009-2020. Só comprei uma placa de rede “gigabit” 1000 Mbps, porque a placa onboard era de 100 Mbps.

4. Semana retrasada, queimou a rede onboard, o modem do provedor, e um explodiu um interruptor em outro local da casa. Eu estava no computador, e desliguei a chave do hardware de imediato, mas já era tarde demais.

1 curtida

Muito boa análise, a variação não é tão grande pra determinar, mas provavelmente ele impactou de alguma forma.

1 curtida

A pergunta seria o computador, mas se levar em consideração que uma pessoa que não desliga por digamos preguiça, também não vai desligar um console, tvs, rádios, aparelhos eletrônicos dos mais diversos na casa e até lâmpadas pela casa.

Dependendo da casa a economia seria enorme, aqui em casa após muita cobrança da patroa, eu resolvi levar a serio a questão de desligar tudo que não uso por 1 mês e ver o resultado.

Foram mais de 50 reais de economia, agora pense em 1 ano ou 10 anos, da para comprar um PC novo só desligando as coisas

2 curtidas

Mantenho sempre ligado, no máximo reinicio as vezes para atualizações, pois se desligar não sei se meu notebook vai ligar de novo :skull:

1 curtida

8 postagens foram divididas em um novo tópico: A matriz elétrica brasileira é renovável e limpa?

O sistema operacional se comunica com a ACPI, esta ACPI é uma interface entre o hardware e o Linux, ou seja, o fabricante do hardware tem que fazer seus mecanismos de economia de energia em relação a ACPI, a ACPI é feita em cima de especificação para que o sistema operacional não tenha que trabalhar com as complexidades dos vários hardware e também o fabricante não ter que ficar correndo atrás do suporte a economia de energia do seu hardware em sistemas operacionais diferentes.
Então, se o Linux não funciona bem na econômica de energia ele vai dar esses problemas independente de hardware, a economia de energia do meu Linux funciona muito bem aqui.

Quem dera fosse simples assim. ACPI apenas fornece uma interface “padronizada” para níveis de consumo, mas é só isso, a efetividade depende de vários fatores:

• do hardware que você usa e dos seus drivers. (a fabricante da a devida atenção ao linux?) um driver de rede meia boca e pronto, seu wifi consome 7 vezes mais energia a toa por nunca entrar corretamente no estado de baixa energia solicitado via ACPI.
  • Da distro e dos softwares que você usa. (a distro, a DE, os patches que eles adicionam, serviços, o software, explora e joga sempre que pode o hardware nestes níveis de energia mais baixo?) Digamos que a sua distro faz um patch do gnome com triple buffer, mais um fator que reduz a eficiência energética, BTRFS com quota ativada por acidente, mais um motivo, e assim vai.

E eu botei entre aspas o termo padronizada, porque da mesma forma que UEFI, cada um implementa o firmware como quiser.

2 curtidas

6 postagens foram divididas em um novo tópico: No-break Ragtech Easy Way é boa opção para proteger computadores?

Sempre desligo, as vezes deixo hibernando quando cochilo. Eu uso HD e sinceramente não ligo pela demora, até gosto do barulho de ruído que ele faz.

1 curtida

:wave:t2:

Eu sempre tive o hábito de desligar meus equipamentos eletrônicos inclusive da tomada. O principal motivo: Longevidade dos equipamentos. Depois de um tempo eu comecei a me preocupar com energia elétrica.

Costumava ter 22 tomadas divididas em 2 extensores adaptados com fusível e chave liga e desliga. No meu antigo quarto eu desenhei a passagem de cabos por dentro dos conduítes, dimensionei o tamanho e onde as tomadas iriam ficar para facilitar as conexões dos equipamentos. No link abaixo mostro todos os equipamentos que eu usava, ou quase todos.

Hoje eu não tenho mais isso mas, tenho 3 computadores equipados com o Sistema Operacional Android sendo um tablet da Asus processador Atom com Android 4, um Motorola G8 Play com Android 10 e o Samsung Galaxy Tab S5e com Android 11.

Ainda tenho o hábito de desligá-los de acordo. Quando estou no trabalho, S5e e Asus ficam desligados e o G8 Play ligado, quando chego em casa o S5e liga, G8 Play mantém ligado e o Asus desligado, daí quando vou dormir, o G8 Play desliga e o S5e + Asus ficam ligados com alarme ativado.

Já com relação à energia elétrica, estes equipamentos que eu tenho têm autonomia fora da tomada de muitas horas. O S5e por exemplo fica mais de 6 horas jogando Skyrim através do cloud da Microsoft e mais de 11 horas usando normal. E eu adquiri ele já era usado. Então o consumo de energia deles é muito baixo.

Pelo meu uso diário, eu costumo carregar o Asus de 5 em 5 dias, o Moto G8 de 2 em 2 dias e o S5e 2 em 2 dias quando dia de trabalho e 1 ou 2 vezes por folga. Eu fiz uma planilha que calculava estes gastos, e depois de 100 recargas e mais de 1 ano o S5e gastou um pouco mais de 10KW. Parei de alimentar a planilha.

Um detalhe de segurança, eu tenho uma power bank Pinneng de 30K (a fonte de energia da planilha) que alimenta meus dispositivos. A power bank carrega na rede elétrica de 3 em 3 dias. Ela tem tecnologia QC 3.0, Power Delvery e conexões USB A, C, Micro e Lightining e usa uma fonte dimensionada para ela. Se acontecer um problema elétrico, natureza e etc, torço para que isso não aconteça, a powerbank que vai morrer. Tenho outras 4 power banks de menor capacidade para controle, lâmpadas led, alguns periféricos e etc. Em resumo somente as power banks vão na rede elétrica.

Continuo a desligar meus equipamentos com o motivo principal de vida útil, baterias, componentes eletrônicos e etc, mas também economizando na energia elétrica, engordando meu bolso e preservando o meio ambiente.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Desligo apenas quando vou ficar fora do computador por mais de 48 horas ou todo dia 30 do mês, que paro o que estou fazendo para limpar/atualizar o sistema. Como uso dual boot, é extremamente necessário essa pausa.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.