No-break Ragtech Easy Way é boa opção para proteger computadores?

Mudando o texto, pra ver se o Discourse aceita…

Comprei esse NoBreak, para evitar que o computador fique desligando abruptamente, deixando os OS “mal-fechados”, arquivos não-salvos ou salvos incorretamente etc.

Não fiz uma “escolha” – foi o único que encontrei, na única loja que costumo frequentar, sem necessidade de fazer uma viagem.

Vocês acham que posso ligar esse negócio? Tem perigo de explodir? :innocent:

Preciso de um filtro de linha “depois” do NoBreak, para proteger o PC?

Preciso de um filtro de linha “antes” do NoBreak, para protegê-lo?

1 curtida

Esse equipamento parece possuir estabilizador e, além disso, a eletricidade entregue por ele tem formato de onda retangular (“senoidal modificada”).

Se, por um lado, ele vai evitar desligamentos abruptos e as consequências associadas (sistema corrompido, arquivos corrompidos, etc.), por outro, pode atrapalhar a fonte do computador. Há dois cenários:

1. Quando a rede elétrica está funcionando: o estabilizador atua. Portanto, seu equipamento estará sujeito aos impactos provocados por ele. A principal preocupação gira em torno do tempo de comutação, que além de prejudicar o trabalho da fonte (fontes de PFC ativo corrigem variações de tensão muito mais rapidamente que um estabilizador), submete-a a diversos períodos de corte de alimentação, forçando os capacitores e demais componentes, que precisam suportar a carga do computador no modo “hold-up”.
  2. Quando a rede elétrica não está funcionando e o equipamento opera com a(s) bateria(s): o formato de onda é retangular. Os equipamentos foram preparados para receber energia em formato senoidal. O formato retangular, além de ser errático e poder provocar problemas de funcionamento, “anula” os efeitos do PFC ativo (se existir).

Como referências, eu recomendaria os materiais do mestre Faller e do Gabriel Torres:

Com relação ao filtro de linha, depende. O manual indica que esse aparelho já possui um, mas não sabemos se é realmente eficaz. Eu costumo indicar os filtros Clamper (Multi-Energia ou Multi-Proteção), que são os melhores (e de fabricação nacional!). :wink:

4 curtidas

Tem que ser um tipo de nobreak especifico, por tanto não deve ser facil encontrar, ele deve satisfazer os seguintes critérios.

1 Ele deve ser bateria online.
2 Ele deve oferecer na saída uma corrente senoidal pura.

Se ele não tiver essas especificas características ele não presta para ser usado em computador.
Esses nobreaks com essas características são mais caro que os nobreaks que não tem essas características.

1 curtida

Obrigado pelas dicas, @KairanD e @aguamole – Agora, fiquei “bem situado” no assunto.

Notei que eu tinha puxado outro assunto, off topic, e proponho que os Moderadores dividam essas 4 postagens para um novo Tópico.

1 curtida

O Nobreak ele faz um serviço completo, ele tem filtro de linha, tem estabilizador e tem bateria.
Mas se o Nobreak não tiver as especificação que eu expliquei seu computador vai estragar.
Se a onda de saída não foi senoidal pura a sua fonte vai para o saco, se a bateria for offline quando acabar a energia o PC vai ter uma falta de energia em milissegundos a fonte não vai conseguir funcionar corretamente e quanto maior o tempo em milissegundos a fonte vai desligar.
O problema da bateria offline também é que toda vez que a rede elétrica der uma alteração de voltagem o Nobreak vai chavear e ai acontece o problema do milissegundos.

1 curtida

@frc_kde Sobre quantos VA tem que ser o seu Nobreak ai é uma coisa da are-a de eletricidade, você vai ter que consultar alguém que entende de energia elétrica para fazer o calculo para você, tipo um eletricista.
Mas o VA vai depender do quanto de potencia(watts) que a sua fonte consome de energia, se a sua fonte for de 500 watts ela puxa mais de 500 watts da tomada, com o resultado de quanto ela puxa é feito o calculo do VA mínimo necessário no Nobreak.
Eu não entendo de eletricidade. Existe conversor online mas você terá que saber além da potencia(watts) também o fator de potencia.

1 curtida

Apenas para esclarecer essa parte: um no-break on-line (dupla conversão) não terá estabilizador. Inclusive, o estabilizador é um elemento indesejado. Ele é a principal causa dos problemas nos no-breaks interativos (off-line).

1 curtida

Terá um estabilizador só que ele é para proteger a bateria, a bateria não carregar se entrar uma voltagem baixa e voltagem alta danifica a bateria. O estabilizador é antes da bateria receber a energia da rede. O fusível também é antes da bateria. O equipamento é ligado ao inversor de tensão e este recebe energia da bateria que é corrente continua.

1 curtida

Não, não terá um estabilizador. Conforme explicado pelo mestre Faller: Entenda os diferentes tipos de no-break - Fontes e energia - Clube do Hardware

“Os únicos no-breaks que tem estabilizadores internos são aqueles Off-Line, os interativos, quer geram forma de onda senoidal ou retangular.”

1 curtida

No caso de monitores, “ligá-los” em um estabilizador é prejudicial?

1 curtida

Sim. A fonte do monitor sofreria os mesmos impactos que a fonte de um computador.

Recomendo bastante o vídeo do Gabriel Torres que mencionei acima. Ele explica de maneira bem técnica como os estabilizadores atrapalham as fontes de quaisquer equipamentos ali conectados. :wink:

2 curtidas

A parece que a energia da tomada passam por um carregador que vai para a bateria então antes de ir para a bateria o carregador converte a energia da rede de corrente alternada para corrente continua.
Saquei. É isso mesmo.
@frc_kde compra o de dupla conversão.

2 curtidas

Valeu. Obrigado pela resposta! :+1: :+1: :+1:

Apenas para acrescentar: se você estiver usando estabilizador e desejar removê-lo, caso sua fonte tenha chave seletora de tensão (não deveria, mas ainda existem fontes assim), certifique-se de verificar se está na tensão correta antes de ligar direto na tomada! :wink:

1 curtida

O PC já é direto na tomada porque, tempos atrás, pesquisei sobre. Mas, devido a distância para a tomada, uso um estabilizador para ligar os monitores. Por isso, a minha dúvida. Mas, vou providenciar um filtro Clamper pra eles. Mais uma vez, obrigado! :+1:

1 curtida

Aqui uso a muitos anos um da APC de 600VA ( BE600N-BR ) com apenas uma bateria de 12V 9A que me dá uma autonomia de quase uma hora para um desktop.

Nunca me estragou PC nenhum que usei nele.

Filtro de linha pode, o problema do estabilizador é o chaveamento que ocorre com a variação da voltagem.
Já viu que de vez em quando ele começa a dar uns estalos, é ele chaveando.

1 curtida

Não tem PFC ativo? então a sua fonte não pode ser ligada na rede elétrica então não é uma fonte segura. O PFC ativo eleva a voltagem da rede a altíssima voltagem acima de +800 voltes internamente e logo após reduz a voltagem para a voltagem necessária para os componentes, isso faz ate que ele se alto ajuste a voltagem de entrada da tomada já que mesmo sendo 220 voltes a energia vai para +800 volts internamente na fonte então não faz diferença e mesma coisa para o 110v na tomada. E também tem menor perda de energia. Essa alteração de voltagem interna também a torna flexível as demais variações da eletricidade da tomada a tornando mais tolerável a falhas da rede. Ela também é tolerante a queda de energia por alguns milissegundos já que ela fica com uma voltagem elevada armazenada internamente. Devido a que essa elevação de voltagem e feita em capacitores que armazena energia.

Se tem chaveamento de voltagem da rede não é PFC ativo, pode ser PFC passivo mas não o ativo.

Veja se você vai comprar um estabilizador compra uma fonte PFC ativo e pluga direto na tomada, o estabilizador vai te custar 100 reais e a fonte vai ser porcaria, compra uma decente e mete direto na tomada. Coloca o dinheiro do estabilizador na fonte e coloca ela na tomada. Um estabilizador não vai suportar uma variação de voltagem ate uns +800v da rede elétrica.

Parece que anda ficando mais fácil conseguir um nobreak redondo, não tenho certeza mas, seriam modelos como este o ideia?

Se for, o único defeito acho que é ser um aparelho com o termo “gaimer” que automaticamente aumenta preço, adiciona luz de rave e afins…

Honestamente, esse me passa mais confiança:

https://www.intelbras.com/pt-br/nobreak-online-racktorre-monovolt-dnb-15-kva-rt

Se alguém souber avaliar assim já ficam algumas indicações no post.

Sempre que ver por exemplo “tempo de comutação: 0ms” significa que ele é online, apenas online tem essa característica. A comutação é o tempo que o nobreak leva para chavear o estabilizador, o online como o @KairanD explico não tem isso de chaveamento por não ter estabilizador. Portanto o tempo de comutação sempre é zero.

2 curtidas