Eu tenho o hábito de nunca desligar meu computador, geralmente eu sempre deixo ele ligado semanas, no máximo coloco no modo de suspensão, mas raramente desligo. Costumo desligar somente quando vou me ausentar por 1 dia ou mais, mas fora isso não.
Admito que nunca me aprofundei muito nos ônus e bônus disso, mas fica ai a provocação hehe. Costumam desligar a máquina ou deixar ela ligada direto ?
Segundo o uptime, eu não desligo faz mais de 4 dias. Na ultima vez foi para testar um greeter diferente do lightdm que achei no repositório, caso contrário seriam umas 2 duas semanas.
Porém eu sou muito cuidadoso em relação a economizar energia, assim que eu saio da frente dele, nem que seja para pegar um caderno em cima da mesa, eu já coloco em suspensão. Uma coisa que eu não gosto é ficar desbloqueando a tela então eu desativo o bloqueio automático e deixo o atalho de bloquear manualmente acessível no whisker menu.
Antigamente eu usava hibernação quando passaria mais de 8 horas sem usar, mas agora tô testando usar o sistema sem swap então só suspendo mesmo.
Eu tenho o hábito de deixar ligado a semana inteira, e reiniciar no Domingo, quando atualizo minhas distros.
O problema são os fenômenos atmosféricos e a rede elétrica.
Quando estou diante do PC e cai a rede elétrica, desligo a chave de energia, antes que volte o fornecimento, e deixo desligado até me convencer de que a situação voltou ao normal. – Quando estou fora de casa, ou dormindo, o equipamento fica sujeito às contingências aleatórias.
Semana retrasada, aconteceu algo assim. Desliguei a chave de energia, de imediato, mas mesmo assim, parece que o mal já estava feito. Queimou a rede onboard. Por sorte, eu tinha uma placa de rede Gigabyte (genérica), e foi só com ela que consegui restabelecer a conexão… depois de a provedora trocar o modem, que também teve um infarto.
Um interruptor em outra área da casa não aguentou a emoção. Encontrei pedaços dele a 3 metros da parede.
Antigamente era (relativamente) comum deixar o computador ligado direto porque discos rígidos demoravam séculos para iniciar e eram rudimentares. Também porque os capacitores e os PCBs dos componentes daquela época não suportavam tão bem ciclos de aquecimento e resfriamento.
Hoje em dia, com SSDs e componentes de alta resistência, esse pensamento já não faz sentido. Então, sim, eu coloco em suspensão ou desligo o computador sempre que não estou usando, poupando energia e o meio ambiente, além de ampliar a vida útil do equipamento.
nenhuma das minhas máquinas… só suspensão mesmo. Mas é por preguiça tá? Se for pensar em impacto, suspender também desliga muita coisa na máquina. A única que me preocupa é a workstation, se ela não suspender são 400w por hora no mínimo.
Eu diria que quem ainda tem HDD ou coisas soldadas via BGA e que dão uma boa tostada funcionando normalmente, tem chance de sofrer algum impacto a longo prazo ao desligar/suspender/hibernar. Mas se isso compensa a conta de luz ou estatísticas de defeito, ai não vou saber dizer.
Isso depende das especificações do seu equipamento. Meu desktop, por exemplo, tem um Ryzen 7 5700X, 2 pentes de RAM e uma GTX 1070Ti, além de vários fans, discos e iluminação. Com base em reviews, eu diria que o consumo dele em idle (parado), estimando por baixo, deve ficar por volta dos 60 W. Se considerarmos que a eficiência de uma fonte decente tende a ficar perto dos 80% em baixa carga, temos um consumo de:
P (W) = 60 W / 0,8 = 75 W
Consideremos agora, tomando todos os dias (incluindo finais de semana), que a média de uso diária do computador seja de 8h. Isso significa que nas outras 16h ele ficaria parado se ficasse ligado direto, puxando os 75W da tomada. Logo, calculemos o consumo para essas 16h desperdiçadas:
C (kWh) = P (W) x horas de uso por dia (h) / 1.000
C (kWh) = 75 W x 16 horas / 1.000 = 1,2 kWh.
O preço do kWh varia dependendo de onde você mora e da bandeira na ocasião. Aqui na minha região (companhia CEMIG), atualmente custa em torno de R$ 0,95. Isso quer dizer que o gasto seria:
Por dia: G (dia) = 1,2 kWh x R$ 0,95 = R$ 1,14.
Por mês: G (mês) = 30 d x R$ 1,14 = R$ 34,20.
Por ano: G (ano) = 12 m x R$ 34,20 = R$ 410,40.
Ou seja, deixando esse desktop ligado direto, eu desperdiçaria aproximadamente R$ 410,40 por ano simplesmente com o tempo que ele ficou parado sem fazer nada. Daria para comprar um belo SSD NVMe 4.0 de 1TB e sobraria grana. Por sinal, no exemplo, estou considerando que o monitor estaria desligado enquanto o computador está em idle, sem ninguém usar (se estivesse ligado, o consumo subiria).
Ou seja, dependendo do equipamento, sim, a economia é considerável. Mas, mesmo que não fosse, atualmente não existe motivo para deixar o computador ligado o tempo inteiro. Essa máquina do exemplo mesmo liga o Debian em poucos segundos.
Enfim, resumindo: desligar o computador (ou pelo menos suspender) faz bem para o seu bolso, para o meio ambiente e para o próprio equipamento a longo prazo (que vai ter desgaste menor e não vai acumular sujeira tão rápido). Como eu costumo dizer para meus amigos: “computador não é geladeira. Não é para ficar ligado direto”, rs.
O consumo do hardware andou subindo nos últimos tempos… Muitas vezes a gente não percebe, mas pode ser uma bela facada na conta de energia.
Se formos considerar o consumo em load então… Hoje em dia uma máquina para jogos chega facilmente a 300W de consumo. Jogando a eficiência da fonte na equação, isso sobe para uns 375W. Mas aí é uso, é inevitável.
A minha suspeita é que o Linux não conversa bem com todos os mecanismos de redução de consumo de energia do hardware.
Eu não gastei muito tempo investigando, mas no fim não consegui chegar nas estimativas dos fóruns, tem 2 GPUs, uma 1080 (modulo carregado mas em iddle quase sempre) e um rx 580 32 de RAM um i7 6700k 3 HDDS 2 SSDs e também tem um HD externo no setup e 2 monitores.
A única coisa que me deixa muito decepcionado com a indústria de desktops é isso, parece que desistiram da eficiência, se você quer um desktop se prepare para a conta de luz. Enquanto isso um MacBook Pro competindo com lampadas led…
PS: Encontrei na faixa dos 320+ flutuando até uns picos de ~400. Outra suspeita que eu tive na época era o fato de eu usar BTRFS em todos os HDDs/SSDs, é um FS que meio que não ajuda a CPU a não ter nada para fazer.
Mas creio que não seja tão alto, eu tinha esse hábito de manter o pc ligado direto no meu antigo pelo tempo do boot e acabei acostumando, vou tentar tirar esse costume na máquina nova, claramente não existe razão para isso mesmo.
Eu faço duas coisas para dar uma amenizada no consumo de energia: a menos que eu esteja fazendo algum trabalho pesado, minha máquina de trabalho principal está sempre no modo “economia de energia”. O que desativa recursos mais “gulosos” como o TurboBoost do Ryzen.
E também, desligo minha máquina sempre que ela ficará sem uso por mais de 20 minutos. Felizmente, com o SSD a máquina liga tão rápido que essa mini espera deixou de ser um ponto negativo para mim.
Infelizmente, como aqui é uma residência é bem díficil separar o consumo apenas da máquina de trabalho do resto da casa, estou pensando seriamente em comprar uma ferramenta dessas para medir o consumo de forma mais objetiva.
É importante fazer distinção entre desktops e notebooks. Geralmente os notebooks já tem um gasto pequeno de energia e são otimizados para isso, enquanto os desktops são “preparados” pra gastar energia com força. Mas em ambos os casos o gasto durante a suspensão é baixíssimo.
Se a preocupação é com o gasto de energia, então deve-se primar por notebooks, mas se a preocupação é performance, então o jeito é desktop. Alguns canais podem fazer testes de hardware pensando em performance por watt, mas lembrando também que é possível alterar usar as configurações avançadas para especificar valores que cheguem a melhores valores nos dois principais cosumidores de energia: chip gráfico e processador.
Voltando ao assunto entre desligar ou suspender, vai depender do hardware. Alguns tem início muito rápido e podem iniciar tão rápido quanto sair de suspensão, mas outros (como o meu caso) podem demorar até 10 segundos na BIOS até começar a inicialização do sistema operacional.
Pessoalmente eu chego a suspender quando sei que vou ficar mais de meia hora sem usar o computador, como por exemplo fazer uma caminhada ou preparar o almoço. Gosto de suspender pois ao retornar, encontro todos os programas abertos para eu continuar de onde parei. Felizmente quedas de energia aqui não são comuns, e muitas vezes atualizo o computador e simplesmente reinicio os serviços que foram atualizados, então é comum eu ficar entre 7 a 25 dias sem reiniciar. Costumo reiniciar apenas se houve atualização da glib, kernel, serviços essenciais como o dbus (ou no caso de vcs se atualizarem o systemd).
Medindo o consumo sem um medidor portátil
Uma dica pra quem não tem um medidor de potência é usar o próprio relógio medidor de energia para fazer a medição do consumo “instantaneo”. O meu é daquele tipo de pisca um led a cada watt hora consumido, então deixa a maioria dos aparelhos desligados e cronometre quantos segundos entre os pulsos. Deixe então o computador ligado ocioso e conte os pulsos. Ligue a tela e deixe um vídeo rolando e conte o intervalo entre os pulsos. Se alguém quiser o desafio, pode calcular por si a fórmula, mas para os demais:
P = 3600 / Y, onde
P = Potência em W
Y = Tempo em segundos entre pulsos
Exemplo: Olhei agora meu medidor e cronometrei 18 segundos entre pulsos. Isso quer dizer que a potência consumida da minha casa é 200 W. Suspendi o computador e fiz nova medição. Contei agora 21 segundos entre pulsos. Garanti que nada mudou (não acendi luz nem a geladeira ligou). Então o consumo caiu para 171,4 W. Ou seja, meu computador gasta cerca de 30 W realizando tarefa simples como escrever essa mensagem.