Video intregrado Nvidia - driver proprietario vs nouveau

Minha placa mãe tem uma NVIDIA GeForce 7025 / nForce 630a como vídeo integrado, usando o driver nouveau, eu quero saber se compensaria eu instalar o driver proprietário da nvidia (versão 304.1370) na minha máquina, estou usando o Debian 12.

Pretendo tentar usar esta gpu pra transcodificação de mídias rodando

Se precisa de desempenho para transcodificação de mídia, o driver proprietário pode ser a melhor escolha — mesmo sendo legado. Ele não está mais nos repositórios oficiais, se não me engano, mas pode ser instalado manualmente com os pacotes e patches disponíveis no projeto:

Sempre que precisei instalar, usei o seguinte vídeo de base:

Além disso, se notar que a ventoinha da GPU está travada em 30%, é possível liberar o controle manual ativando a opção Coolbits. Isso permite ajustar a velocidade da ventoinha diretamente pelo app da NVIDIA, como demonstrado no tutorial:

São drivers e versões diferentes, comentei mais para ter de parâmetro e buscar uma solução para o seu caso.

Para que tenha as próprias conclusões e possa comparar, recomendo testar antes com o drive atual, só então modificar e conferir qual ficou melhor.

passei os ultimos dois dias testando e tentando e infelizmente não consegui fazer o driver 12 funcionar no debian e no ubuntu server 24.04.2 lts no debian 12 ele nem compilou, tentei reinstalar consegui fazer funcionar parcialmente uma vez no ubuntu server mais recente, mas das demais o dispositivo nao estava no /dev

nos casos em que nao funcionou no ubntu o nvidia smi acusava

NVIDIA: could not open the device file /dev/nvidiactl (No such file or directory).
NVIDIA-SMI has failed because it couldn’t communicate with NVIDIA driver. Make sure that latest NVIDIA driver is installed and running

sabe alguma outra forma de instalar o driver 304 para meu video integrado NVIDIA GeForce 7025 / nForce 630a?