Valve anuncia Steam Deck, seu console portátil rodando SteamOS 3.0

Hoje (15/07) a Valve anunciou o seu próprio console portátil chamado Steam Deck (não confundir com o Stream Deck da Elgato).

Ele virá com o SteamOS 3.0, a nova versão do seu sistema operacional, agora rodando por cima do Arch Linux com interface KDE.

Por se tratar de uma distro Linux, será possível inclusive instalar outros softwares como navegadores, Discord, e até mesmo outras lojas utilizando o Lutris e outras ferramentas. Será possível também trocar o sistema operacional, instalando qualquer outra distro, ou até mesmo o Windows 10.

Os jogos rodarão através da camada de compatibilidade do Proton, incluindo jogos com anti-cheat, graças à uma parceria da Valve com o EAC e Battleye, como foi informado no FAQ do Steam Deck.

Ele possui versões em 64GB, 256GB e 512GB, porém todas elas possuem o mesmo poder de processamento. Para quem precisar de mais espaço, o Steam Deck também conta com suporte para cartão SD. Ele também conta com uma dock que será vendida separadamente, que permite conectar qualquer periférico através de USB, além de possuir portas HDMI, Display Port e Ethernet.

Ele será lançado em dezembro de 2021 nos EUA, Canadá, União Europeia e Reino Unido, e outras regiões ainda não informadas em 2022.

Para mais informações, visite o site do Steam Deck:

12 Curtidas

Nunca quis tanto um console!

5 Curtidas

Apesar de eu não ter interesse de ter um Steam Deck, eu estou realmente empolgado com o lançamento dele. Acho que tem muito potencial de alavancar os jogos no Linux, trazendo mais usuários pra plataforma (mesmo que seja através do SteamOS), e aumentando a compatibilidade dos jogos com o Proton, beneficiando quem joga no desktop também.

8 Curtidas

Ai sim, os portáteis não podem morrer.

3 Curtidas

Isso é muito bom, só não é melhor porque ainda não sabemos as especificações mas adoraria ter um desses.

2 Curtidas

Dá de ter uma ideia já Steam Deck :: Tech Specs
Créditos: Steam Deck, o novo PC Gaming Portátil da Valve é anunciado

3 Curtidas

Achei acertada a opção por uma APU AMD otimizada para jogos para render mais. Só acho que deveria ser menor, mas, talvez no futuro saia uma versão mini, e quem sabe (sonhar não custa né?!) uma versão flip/shell.

1 Curtida

Espero que não seja outro fracasso como as Steam Machines, e acabe queimando a imagem de jogos no Linux de vez, vamos torcer

Half Life 3 confirmado kk olhem os papeis colados no monitor kk

̶s̶t̶e̶a̶m̶ ̶p̶a̶l̶ (É como os rumores diziam que iria se chamar o console)
Steam Deck

escondido “secretamente” nessa pagina
A new Steam operating system>“Hold on to your butts!”

2 Curtidas

Estou na mesma linha, eu não sou muito de console, e acho que algo portátil pede um jogo casual, mas…
É bom que traga novas pessoas para o SteamOS, e naturalmente tende a trazer mais jogos para a biblioteca compatíveis com Linux.

Então, tomara que dê certo.

Como equipamento, em si, que bichinho lindo… Se tiver um teclado como acessório já tem potencial para alguma graça.

1 Curtida

Excelente vídeo-resumo com detalhes do Adrenaline?

4 Curtidas

5gpazy

E alguns peixes já começaram a se debater…

“Incrível”, mas não se aguenta em dizer implicitamente que a Epic Store não será lançada para Linux. Enfim, dificilmente a Epic comprará essa briga, mas fico me perguntando se é provável :thinking:

3 Curtidas

E o tuíte dele finaliza dizendo: “é uma plataforma aberta onde os usuários são livres para instalar software ou de sua escolha - incluindo Windows e outras lojas”.

Para mim, isto soou como uma forma de menosprezar o trabalho da Valve, além de, no fundo, ele gostaria de ter dito: “Se quer usar minha loja sem carrinho, instale o Windows, pois não haverá um launcher nativo ao Linux”.

3 Curtidas

Pode ser, pode não ser. Se ele se acha em posição disso, mesmo possuindo uma loja mal feita que tem jogos e usuários por causa das compras de exclusividade e jogos de graça, bom para ele.

3 Curtidas

A base Debian ao meu ver era um dos pontos mais controversos do SteamOS; usar o Gnome ou não pouco importa, é claro, se as pessoas utilizassem de fato a interface Big Picture. Mas pensando bem, tacada de mestre, Arch + KDE Plasma = :heart: Tem tudo para dá super certo!

5 Curtidas

É aquilo: quem é a Epic perto da Steam? Epic está mais para uma piada de mau gosto em que todos conhecem apenas por “dar jogos de graça” e não uma plataforma real e de qualidade para se jogar.

Realmente, foi uma tacada de mestre usar o Arch Linux com KDE no SteamOS. Apesar gostar do XFCE e usar no meu dia a dia, o KDE tem um espaço no meu coração.

3 Curtidas

O Steam deck talvez pode fazer algum games que não funcionam no linux no proton por culpa de anti-cheat passarem rodar através do proton.

Eu vi na matéria da adrelanile que a valve esta buscando convencer os provedores dos sistemas anti-cheat a oferecem suporte ao Proton para que games que não funcionam através do proton atualmente por conta de anti-cheat como Destiny, Apex: Legends e PUBG passem a funcionar no proton.

Matéria completa da adrenaline

pior que eu fiquei ansioso, se vir para o brasil…

1 Curtida

tem gente falando que não vai vir pro brasil, mas tem gente falando que usou VPN e viu que sera lançado no Brasil um tempo depois

Eu estou querendo é testar o SteamOS 3 ele aparenta estar com uma nova interface da Steam. Eu também espero que a valve consiga fazer esse games quebrados funcionarem no Linux através do proton, isso vai fazer com que pessoas que não podiam migrar para o linux porque o game não rodava, poder usar o linux