Oi, pessoal!
Hoje tive uma experiência na loja que me deixou surpreso e pensativo. Trabalho em uma loja que faz manutenção e vende acessórios para celulares. Pela tarde, uma menina, que parecia ter entre 15 e 16 anos, chegou com um grupo de amigos. Até aí, tudo normal. Ela estava visivelmente nervosa e me perguntou se eu sabia rastrear um iPhone, já que o celular dela tinha sido roubado.
Pensei comigo: “Rastrear um iPhone é algo tão simples que qualquer pessoa consegue descobrir com uma pesquisa rápida.” Mas como ela estava preocupada, resolvi ajudar. Perguntei se ela tinha o iCloud, e ela respondeu que sim. Então, abri o site no meu notebook e pedi para ela colocar o e-mail e a senha.
Foi nesse momento que a coisa ficou estranha. A menina não sabia usar o notebook para algo tão básico. Ela demorava quase um minuto para achar cada letra no teclado. Uma das amigas dela, que parecia saber um pouco mais, tentou ajudar, mas também teve dificuldades. Ela começou a digitar o e-mail, mas não conseguiu completá-lo porque não sabia como colocar o “@” e, quando foi tentar colocar a senha, disse que não conseguia, pois não havia clicado no campo correto.
Resolvi ajudar e cliquei no campo da senha, mas a dificuldade continuou, especialmente porque a senha tinha um “!” e elas não sabiam como digitar esse caractere.
Percebendo que elas não conseguiriam fazer isso sozinhas, decidi logar eu mesmo. Infelizmente, não foi possível rastrear o celular porque ele estava desconectado. Quando eu disse isso, a menina ficou preocupada e mencionou que quem pegou o celular dela teria acesso fácil, pois a senha era muito simples. Perguntei qual era a senha, e ela respondeu: “123456”.
No final, a menina foi embora sem conseguir rastrear o celular, e eu fiquei pensando: como alguém coloca uma senha tão óbvia como “123456”? E, mais ainda, fiquei impressionado com a dificuldade que tiveram para fazer algo tão simples como digitar um e-mail e uma senha em um site.