Não conheço a menina, mas uma coisa posso afirmar: nas escolas aqui na minha cidade, quase não há contato com computadores. Quase nenhuma escola tem computadores, e as poucas que têm possuem máquinas antigas que nunca foram usadas. Até mesmo o Infocentro, que era o local na biblioteca pública onde havia computadores, não está mais funcionando, pois a prefeitura fechou o prédio. Aqui na cidade, o único lugar onde tínhamos acesso a computadores era o Infocentro, e hoje nem isso temos mais. Além disso, não há lan houses por aqui.
notei que a mente deles parece travar quando enfrentam um problema.
Em pessoas mais idosas é exatamente a mesma coisa, isso n se da pela idade nem nada do tipo, e sim por que as pessoas em modo geral não tem costume de ler documentação e manuais, tem baixo acesso a tecnologia como computadores, e tem pouco incentivo escolar.
Eu tive aulas de informática, tenho certeza que esta menina não, informática deveria ser tão básico quanto ensinar sobre o corpo hoje em dia, mas a maioria das escolas não estão preparadas
estranhamente n vejo nada de estranho. é como usar um carro e n saber trocar pneu. o celular substituiu tudo. um NoBo, p essa garotada d hj, é algo inútil.
eu mesmo, q n sou um garotão há décadas, só uso o NoBo para trabalho e interagir aqui, coisas que n s tão bem feitas no celular.fora isso, n tem serventia para mim.
e um pc então? só no trabalho e olhe lá. perfeitamente dispensável pra minhas necessidades.
Talvez realmente seja a soma do nervosismo com a falta de familiaridade com o PC.
Isso foi discutido bastante no Twitter há algumas semanas atrás, jovens não sabendo usar PCs, essas coisas.
Cresci com Windows 98(tive até 2005), fui pro XP, 7(em 2012) e 10(2015). Até hoje, nos meus 33 anos, ainda peno pra digitar no celular(odeio fazer as coisas em mobile).
Com 26 anos, já tive gente de 20 e de 50+ anos surpresos pela digitação rápida no teclado.
Também fui de subir em árvores até o fim da adolescência quase, jogava vários esportes na rua e coisa do tipo.
Tenho que concordar com relação a Tiktok, é ■■■■ mesmo. Esse negócio de não precisar de computador acaba piorando a geração.
Concordo também que informática deve ser primordial no secundário(colegial), com pinceladas básicas no ginásio(5ª a 8ª), tal como ensinar responsabilidade na internet, ensinar pais a usar Controle Parental, etc.
Sobre o seu relato o que me chamou a atenção foi o fato de as garotas não pesquisarem no youtube, do resto achei “normal” de acontecer.
Hoje os jovens em sua maioria usam apenas celulares, e usam apenas tiktok (só de usar isso, já deve esperar pouca habilidade de tudo, visto que o intuito é deixar a pessoa o mais burra possível, em termos de conteúdo e neuroplasticidade do cérebro), instagram, spotify/itunes e streaming de vídeo)
Sobre o teclado do notebook: quem nunca usou é isso dai mesmo
Sobre a senha: esta senha esta bem abaixo, mas não me causa espanto, visto que a qualidade da educação nas escolar não deixa colocar um numero diferente porque senão é muito complexo.
Sobre a pesquisa, não esperava que fossem procurar no google mesmo, achei que fariam pelo menos isso no youtube, mas nem isso pelo jeito sabem fazer.
Sobre seu espanto, não sei se você sabe, mas temos o costume de viver nas nossas bolhas e achar que todo mundo sabe a mesma coisa que a gente, e não é bem isso, basta ir para outra bolha que você ficará abismado (por isso existe tanto golpe virtual, aproveitam da ignorância das pessoas aliada a ganancia.
Acredite, tem diversas pessoas que você pede o numero da conta bancária para fazer uma transferência (antes do pix), a pessoa mandava a print do cartão de crédito, o mesmo vale para CPF e RG.
situação bastante comum na atualidade camarada!
trabalho com ongs em periferias e atuo também com comunidades tradicionais pelo brasil. isso é uma defasagem promovida intensamente pelo modo como a Educação funciona no país.
há um desinteresse crônico, em existir políticas públicas efetivas pra educar tecnologia de modo popular e de fato “eficaz”. o principal interesse na atualidade dos planos de educação que envolvem tecnologia, no campo da educação pública, que é a que verdadeiramente afeta as massas populacionais, geralmente gira em torno de formar pessoas capazes de empreender, num sentido raso do empreendedorismo e na formação de mão de obra para o mercado de trabalho precarizado.
saber usar uma boa senha, e até mesmo, usar um computador pessoal (notebook e/ou desktop), são coisas que não estão na agenda dos planos, políticas e interesses governamentais. o que é lamentável, num país que se discute soberania digital, ter sua população negligenciada no campo da educação tecnológica é um eterno retorno ao caos, e a uma nação digitalmente vulnerável, pronta pra sofrer com qualquer golpista mais ou menos sabido das tecnologias digitales. como é a nossa realidade. muitos golpistas e fraudadoras, raramente fazem ataques com a sua própria cibersegurança em dia, então você vê um cenário de poucos “espertos” que se aproveitam de um povo que sabe muito pouco ou quase nada de cibersegurança, ou segurança digital pessoal. como o caso da guria aí q vc menciona.
a depender de onde vc está, isso vai ser mais ou menos comum. a alfabetização digital no Brasil é baixa.
Me mandaram esse link (em ingles) há uns dias atras.
Não tem muito a ver com tecnologia, mas explica muito como a grande maioria da juventude se comporta, infelizmente.
É o resultado do fenômeno que vem sendo verificado e foi debatido nesses tópicos:
fico o tempo todo indignado com esse tipo de coisa, frequentemente vejo pessoas tendo dificuldade para fazer coisas simples no celular, imagina no PC.
mexer em dispositivos como celular e Pc, e saber seus emails e senha devia ser o básico, hoje é obrigação saberem disso, mas muitos não sabem e o pior de tudo q não buscam aprender.
Essa percepção parte sempre de uma perspectiva por premissa.
Quem não usa PC deve dizer o que de quem usa? Seria o mesmo de quem usa PC olhar para a máquina de datilografia.
Realmente a situação é preocupante. Sou professor de escola pública de Ensino Médio do RJ e uso o Google Forms com questões de múltipla escolha como um dos instrumentos de avaliação, e sempre preciso reservar algumas aulas no início do ano para mostrar e explicar como acessar o QR Code (isso porque eles respondem pelo celular), que é algo básico hoje em dia. Mas o pior mesmo é a questão do e-mail. Eles só usam para criar uma conta para ter acesso ao sistema do celular e depois nunca mais usam, então não lembram mais da senha, e quando lembram, não sabem o que fazer com ele. Mandar mensagem por e-mail anexando qualquer coisa é um tormento.
Claro que não é generalizado, mas a maioria não tem mesmo conhecimento básico sobre como utilizar ferramentas que utilizariam num ambiente de trabalho, não sabem usar o Office para formatar corretamente um trabalho, por exemplo. Utilizam muito o celular, é verdade, mas apenas para redes sociais e jogos. Triste.
Esses dias eu presenciei um cara querendo colocar crédito no celular numa lan house, daí ele pagou pelo QR code (PIX) usando o app do banco dele, que inclusive era o mesmo que o meu, o Mercado Pago, sendo que no app (ou qualquer outro do tipo) existe a opção de Recarga de celular ![]()