Roubo ou furto de celular - o que você faria?

Oi. :wave:

Ela estava visivelmente nervosa e me perguntou se eu sabia rastrear um iPhone, já que o celular dela tinha sido roubado.

Essa parte do relato dá margem para entender que pode ter acontecido uma de duas situações.

1. Foi um furto ou uma suspeita de furto; ou
  2. Ocorreu um assalto.

Se for o primeiro caso, ok, inabilidade com tecnologia e tals… Mais sobre isso no tópico linkado.

Se for o segundo caso, o que menos me chama atenção é a falta de habilidade com tecnologia. O que me chama atenção, se for esse segundo caso, é a falta de habilidade com “o que fazer em situações de emergência considerando a forma como atualmente estamos organizados em sociedade”.

O que deve ser feito, se for uma situação desse segundo caso?

Se for esse segundo caso não seria melhor (considerando a forma como atualmente estamos organizados em sociedade) essa pessoa menor [de idade] ir numa delegacia, acompanhada por uma pessoa maior [de idade] e que possa responder juridicamente por ela, para pelo menos registrar um Boletim de Ocorrência, ao invés de tentar localizar o dispositivo?
Se foi um assalto, que utilidade tem rastrear o dispositivo? Ela ia atrás?

E tinha app de banco no dispositivo?
Nesse caso, um boletim de ocorrência talvez ajudasse a pessoa a reaver qualquer prejuízo ocorrido por essa situação.

Tá. Aconteceu. Celular roubado (alguém sofreu um assalto). O que podemos aprender com isso?
Que medidas podem ser tomadas para que, no caso de acontecer novamente, eventuais danos possam ser reduzidos?

Melhorar a senha de desbloqueio de tela (como foi mencionado no tópico original)?
E o que mais?

Instalar o app “celular seguro” e acionar o mecanismo de alerta?
Avisar imediatamente pra pessoas próximas que perdeu acesso ao dispositivo e que alguém pode querer se passar pela pessoa pedindo “ajuda financeira”, por exemplo? Qual a melhor forma de fazer isso, de avisar as pessoas… dense comunicar com outras pessoas considerando que não há um smartphone?

Sobre rastreio no dispositivo, que tal passar a usar aquele aplicativo life360 compartilhando localização com pessoas próximas a todo momento?

Em termos de segurança com smartphone numa situação parecida com essa do tópico mencionado, o que você faria?

• Quais suas recomendações de segurança com smartphones no caso do dispositivo ser tomado de você?

• Se isso acontecer (bate na madeira) você está preparado para “o que fazer”?

Vamos conversar (ou não ^^).

Material relevante: Fascículo Furto de Celular - Cartilha de Segurança para Internet (nic.br)

Tive a oportunidade de conversar com a amiga da dona do celular. O celular foi furtado na escola, e ela tinha suspeitas sobre quem poderia ter pegado o aparelho, por isso queria rastreá-lo. Em relação às contas bancárias, ela mencionou que a conta bancária da mãe estava no celular dela

1 curtida

Amigo, posso compartilhar uma observação com você. Eu lido com muitas pessoas e, infelizmente, percebo que a maioria não utiliza nenhum tipo de tecnologia para se proteger contra furtos. Além disso, frequentemente vejo pessoas usando senhas muito fracas, como “2580” ou apenas um “L”, o que representa uma segurança praticamente nula. Muitos aplicativos bancários podem ser acessados com essas senhas fracas, o que torna a segurança ainda mais comprometida.

Também noto que muitas pessoas buscam alguém para desbloquear o celular, alegando ter esquecido as senhas. Embora eu pessoalmente não faça isso, aqui onde moro é relativamente fácil encontrar alguém que ofereça esse serviço, o que demonstra um problema significativo na segurança dos dispositivos.

1 curtida

Acho que a máxima é não manter nada no celular, assim se roubarem nada é comprometido. Meu celular que uso na rua nem google apps tem, tem alguns contatos só, app do Uber pra alguma emergência, zap e é isso. Se me roubarem zero perdas. O chip que eu uso pra coisa de banco etc também é exclusivo e não passo pra ninguém o número, fica em casa guardado.

Deixo os apps importantes num container waydroid na minha máquina, assim não preciso manter nada no cel.

1 curtida