Uma experiência com o Crystal Linux

Na instalação dá pra você escolher os pacotes que quer instalar deixando ele mais enxuto, mas essa opção é meio escondida na tela de instalação. O YaST funciona com módulos, cada opção daquela é um módulo que você pode optar por não instalar, por exemplo meu PC é um desktop e não possuo impressora, então já na instalação eu já retirei o módulo de impressoras e scanners e assim você faz com o restante. A premissa do YaST, é que você possa configurar todo o sistema de modo gráfico, independende da interface que você utiliza. Por isso por padrão ele vem bem recheado, mas como falei dá pra editar.
Sobre o receio que você ficou do TW por causa da Nvidia, não haveria problema, pois nele há a possibilidade de instalar drivers legados. a limitação seria apenas na possibilidade em usar o wayland. Mas de resto o sistema ficaria atualizado normalmente.

2 curtidas

Eu até gostei do Instalador do OpenSuse, apesar de ter ficado meio perdido nele. Uma coisa que eu achei muito inteligente por parte do Instalador foi ele ter detectado a partição de 120 GB que estava o Debian e a partição de 22 GB que era a Swap. E isso foi de forma totalmente automática.

Bom, eu tinha feito mais uma vista de como seria uma instalação do OpenSuse. E como provavelmente eu não vá ficar muito tempo com o meu notebook antigo, talvez eu dê outra chance para o sistema quando eu comprar um daqueles Mini-PC.

Pois é…

O que seria um mês testando o Crystal Linux, está beirando os dois meses. E agora que aquele problema da tecla delete foi resolvido (eu acho), acho que dá pra ficar mais tempo no Crystal.

Também estou buscando usar o Amethyst com a sintaxe do Pacman. Mas talvez eu instale o Arch em um HD externo para aprender com o processo de instalação, e quem sabe, acabar montando um script que já me entregue um sistema pronto pra usar.

2 curtidas

Gostou mesmo do Crystal, era pra ser só um experimento, virou daily, que bom que você se encontrou no mar de distros

2 curtidas

Sim, gostei bastante do Crystal, pois ele me entrega um Gnome puro para eu poder adicionar o que desejo e ele vem com poucos aplicativos por padrão, mas bem funcional.

A distro nem foi tão difícil assim de me achar, pois quando atualizei o meu Ubuntu do 23.10 para o 24.04 no primeiros dia, acabei entendendo que uma distro Rolling poderia ser uma boa. Testei algumas em Máquina Virtual, até que descobri o Crystal por meio do Dio e gostei dela.

A parte mais difícil pra mim, foi o ambiente gráfico, que me encontrei no Gnome no começo desse ano. Fiquei pelo ano passado saltando entre o Gnome e outros ambientes (Plasma, XFCE, Cinnamon, Pantheon e MATE). Depois que passei a entender um pouco mais o Gnome, vi que ele se encaixava comigo.

E provavelmente se eu for pular para outra distro, será para o Arch.

1 curtida

Troquei recentemente de distro, mas de DE não consigo trocar. Gosto muito do KDE Plasma.

2 curtidas

Eu troquei de DE , sai plasma quebrado entra gnome estavel igual rocha, e gnome é muito mais bonito, o KDE no arch ta quebrando muito sem mecher nele.

3 curtidas

O Arch deve estar usando o KDE Plasma 6. Meio cedo, ainda vai um tempinho pra ele ficar legal.

1 curtida

Também não consigo trocar de DE por agora. Estacionei no Gnome e gostei disso.

Mas também gosto do Plasma por ele ser bem personalizável por padrão e muito poderoso quando precisa.

3 curtidas

Gostei bastante de como você detalhou sua experiencia.

Vou dar algumas sugestões que talvez sejam uteis para você

Usei por muito tempo o MenuLibre pelo mesmo motivo, esconder apps lixos que não tem como remover sem quebrar o sistema, mas no Gnome descobri a extensão App Hider que é bem mais prático e evita de ter que se preocupar com outro app.

OBS: Em outros DE e WM fazia manualmente com o Hidden=true nos .desktop

https://extensions.gnome.org/extension/5895/app-hider/

Sobre a instalação de extensões para o gnome, ao invés de usar o Navegador + Extensões, basta usar o Extension Manager que possibililita o gerenciamento e instalação dentro do mesmo programa.

Tem no Aur e no Flathub:

https://aur.archlinux.org/packages/extension-manager

Sobre o botão delete, como você mencionou em um post depois a atualização do Gnome, foi solucionado, o problema era um bug do gtk.

Após ver o vídeo do Dio, instalei em uma VM aqui para testar o Crystal, como já vi muita variante do Arch, achei bem clean comparado com outras opções disponiveis.

2 curtidas

Eu usava esse programa quando tentei usar o Gnome no ano passado. Mas tive uns problemas com a pesquisa de extensões dele, que vinha tudo, menos a extensão que estou procurando. E como eu não achava o que procurava, acabava usando pelo navegador mesmo.

Mas aparentemente é alguma coisa que eu teria que arrumar na pesquisa dele. Provavelmente eu volte a usar ele em algum momento.

Gostei dessa dica, mas os ícones que foram escondidos não voltariam numa eventual atualização do Gnome ou a extensão é sempre atualizada junto ao Gnome?

Eu acabei gostando muito do Crystal, pois apesar dele ser bem enxuto, ele vem com o essencial. Em Março, instalei o Ubuntu 23.10 na instalação mínima, e ele sequer vem com um Player de Música e de vídeo. Já o Crystal, vem com essas coisas já incluídas.

1 curtida

Do Gnome 46 para o 47 atualizei e ele ficou sem funcionar até receber o update, fazendo com que os icones voltassem ao seu estado anterior. Mas é comum este comportamento, visto que as funções da extensão deixa de funcionar.

Eu não sei qual o seu nivel de linux, mas com o chatGPT hoje em dia da para você ir guiando ele para fazer o script que você quiser, e estas coisas de adicionar e remover basta você ter o trabalho de catalogar apenas 1x quais alterações você quer e criar um script para isso.

Criei estes dias um para o Arch na VM com a ajuda do chatGPT (ainda falta dar polimento, mas para o que eu queria esta ok)

2 curtidas

Então acho melhor continuar usando o Menulibre mesmo, assim pra mim é menos uma extensão para me preocupar.

Eu diria que o meu conhecimento é bem médio. Não sinto que é básico como de um iniciante e nem avançado como de um usuário mais experiente.

Mas talvez até daria para encarar uma instalação do Arch com um pouco de paciência e disposição para aprender sobre o que cada comando faz.

1 curtida

Mais uma atualização semanal no sistema. Bom, nesses quase dois meses de experiência com um sistema Rolling Release, posso falar que estou gostando disso.

Montei um sistema com a maioria dos aplicativos em Flatpaks e gostei do que vi. Está vindo bem menos atualizações do que esperava (em torno de 40 atualizações), e normalmente são atualizações do Kernel (tenho o LTS e a versão mais atualizada o possível)

E também estou começando a entender um pouco o Pacman.

3 curtidas

Nem percebi que já fazem três meses que estou usando o Crystal Linux, e já estou bem adaptado a ele.

Uma coisa que percebi é como as abas do Youtube consomem muita RAM. Isso é uma coisa que nunca tinha notado no Windows, mas que noto acontecer aqui no Crystal.

1 curtida

Pra mim o EndeavourOS, pra mim tá perfeito, até agora não tive nenhum problema, o pessoal fala que é o Arch só que com instalador gráfico kkkk

Ele usa o Calamares de instalador não é o meu favorito, mas o distro hoping me fez… aceitar… O lado positivo de ser Archa é que qualquer problema é só ler a wiki

3 curtidas

Sinto que o Crystal Linux é nessa mesma vibe: Um Arch, com Gnome, uma seleção mínima de aplicativos (todos os que estão presentes são do Gnome) e um instalador próprio. É basicamente isso.

3 curtidas

Qual o uso de RAM no Crystal Linux com o GNOME? Sempre gostei da interface do GNOME mas não consegui usar mais devido a ela ser muito pesada pro meu laptop fraco de 4GB de RAM

Foi por isso que comecei a usar window manager e XFCE

Ao menos no meu computador, ele inicia consumindo uns 1,9 GB. Mas assim que abro os aplicativos que mais ficam abertos (Firefox, Telegram e Discord), o consumo vai para 4 GB.

Mas também estou com a zRAM ativa, o que faz com que ele consuma um pouco mais de RAM (pois parte da Swap está compactada na própria RAM). Mas é aquilo, no dia a dia, o consumo depende muito do que você vai usar.

Para PC mais fraco, realmente o Gnome não é uma boa ideia. Principalmente se a CPU é mais fraquinha. No meu notebook antigo, o Gnome fica razoável, mas não tão bom quanto no meu atual.

XFCE é uma boa opção para PC fraco. Eu até gosto dele, e usaria ele se não existisse o Gnome.

1 curtida

Apesar do sistema até se dar bem com os 8 GB de RAM que tenho instalados no meu computador, vejo que em algumas situações a RAM não é suficiente.

Primeiramente com o Youtube, que se eu ficar com a aba aberta por muito tempo, ela facilmente consome 4 GB de RAM. Não sei se é do Youtube mesmo, ou se isso é algo do Firefox.

E segundo, com alguns arquivos mais pesados que converti do formato .afphoto para .psd e que consomem muita memória RAM.

Se eu estava em dúvida se eu iria fazer um Upgrade para 16 ou 32 GB, acho que definitivamente eu farei o upgrade para 32 GB de RAM mesmo.