Na instalação dá pra você escolher os pacotes que quer instalar deixando ele mais enxuto, mas essa opção é meio escondida na tela de instalação. O YaST funciona com módulos, cada opção daquela é um módulo que você pode optar por não instalar, por exemplo meu PC é um desktop e não possuo impressora, então já na instalação eu já retirei o módulo de impressoras e scanners e assim você faz com o restante. A premissa do YaST, é que você possa configurar todo o sistema de modo gráfico, independende da interface que você utiliza. Por isso por padrão ele vem bem recheado, mas como falei dá pra editar.
Sobre o receio que você ficou do TW por causa da Nvidia, não haveria problema, pois nele há a possibilidade de instalar drivers legados. a limitação seria apenas na possibilidade em usar o wayland. Mas de resto o sistema ficaria atualizado normalmente.
Eu até gostei do Instalador do OpenSuse, apesar de ter ficado meio perdido nele. Uma coisa que eu achei muito inteligente por parte do Instalador foi ele ter detectado a partição de 120 GB que estava o Debian e a partição de 22 GB que era a Swap. E isso foi de forma totalmente automática.
Bom, eu tinha feito mais uma vista de como seria uma instalação do OpenSuse. E como provavelmente eu não vá ficar muito tempo com o meu notebook antigo, talvez eu dê outra chance para o sistema quando eu comprar um daqueles Mini-PC.
Pois é…
O que seria um mês testando o Crystal Linux, está beirando os dois meses. E agora que aquele problema da tecla delete foi resolvido (eu acho), acho que dá pra ficar mais tempo no Crystal.
Também estou buscando usar o Amethyst com a sintaxe do Pacman. Mas talvez eu instale o Arch em um HD externo para aprender com o processo de instalação, e quem sabe, acabar montando um script que já me entregue um sistema pronto pra usar.
Gostou mesmo do Crystal, era pra ser só um experimento, virou daily, que bom que você se encontrou no mar de distros
Sim, gostei bastante do Crystal, pois ele me entrega um Gnome puro para eu poder adicionar o que desejo e ele vem com poucos aplicativos por padrão, mas bem funcional.
A distro nem foi tão difícil assim de me achar, pois quando atualizei o meu Ubuntu do 23.10 para o 24.04 no primeiros dia, acabei entendendo que uma distro Rolling poderia ser uma boa. Testei algumas em Máquina Virtual, até que descobri o Crystal por meio do Dio e gostei dela.
A parte mais difícil pra mim, foi o ambiente gráfico, que me encontrei no Gnome no começo desse ano. Fiquei pelo ano passado saltando entre o Gnome e outros ambientes (Plasma, XFCE, Cinnamon, Pantheon e MATE). Depois que passei a entender um pouco mais o Gnome, vi que ele se encaixava comigo.
E provavelmente se eu for pular para outra distro, será para o Arch.
Troquei recentemente de distro, mas de DE não consigo trocar. Gosto muito do KDE Plasma.
Eu troquei de DE , sai plasma quebrado entra gnome estavel igual rocha, e gnome é muito mais bonito, o KDE no arch ta quebrando muito sem mecher nele.
O Arch deve estar usando o KDE Plasma 6. Meio cedo, ainda vai um tempinho pra ele ficar legal.
Também não consigo trocar de DE por agora. Estacionei no Gnome e gostei disso.
Mas também gosto do Plasma por ele ser bem personalizável por padrão e muito poderoso quando precisa.
Gostei bastante de como você detalhou sua experiencia.
Vou dar algumas sugestões que talvez sejam uteis para você
Usei por muito tempo o MenuLibre pelo mesmo motivo, esconder apps lixos que não tem como remover sem quebrar o sistema, mas no Gnome descobri a extensão App Hider que é bem mais prático e evita de ter que se preocupar com outro app.
OBS: Em outros DE e WM fazia manualmente com o Hidden=true nos .desktop
https://extensions.gnome.org/extension/5895/app-hider/
Sobre a instalação de extensões para o gnome, ao invés de usar o Navegador + Extensões, basta usar o Extension Manager que possibililita o gerenciamento e instalação dentro do mesmo programa.
Tem no Aur e no Flathub:
https://aur.archlinux.org/packages/extension-manager
Sobre o botão delete, como você mencionou em um post depois a atualização do Gnome, foi solucionado, o problema era um bug do gtk.
Após ver o vídeo do Dio, instalei em uma VM aqui para testar o Crystal, como já vi muita variante do Arch, achei bem clean comparado com outras opções disponiveis.
Eu usava esse programa quando tentei usar o Gnome no ano passado. Mas tive uns problemas com a pesquisa de extensões dele, que vinha tudo, menos a extensão que estou procurando. E como eu não achava o que procurava, acabava usando pelo navegador mesmo.
Mas aparentemente é alguma coisa que eu teria que arrumar na pesquisa dele. Provavelmente eu volte a usar ele em algum momento.
Gostei dessa dica, mas os ícones que foram escondidos não voltariam numa eventual atualização do Gnome ou a extensão é sempre atualizada junto ao Gnome?
Eu acabei gostando muito do Crystal, pois apesar dele ser bem enxuto, ele vem com o essencial. Em Março, instalei o Ubuntu 23.10 na instalação mínima, e ele sequer vem com um Player de Música e de vídeo. Já o Crystal, vem com essas coisas já incluídas.
Do Gnome 46 para o 47 atualizei e ele ficou sem funcionar até receber o update, fazendo com que os icones voltassem ao seu estado anterior. Mas é comum este comportamento, visto que as funções da extensão deixa de funcionar.
Eu não sei qual o seu nivel de linux, mas com o chatGPT hoje em dia da para você ir guiando ele para fazer o script que você quiser, e estas coisas de adicionar e remover basta você ter o trabalho de catalogar apenas 1x quais alterações você quer e criar um script para isso.
Criei estes dias um para o Arch na VM com a ajuda do chatGPT (ainda falta dar polimento, mas para o que eu queria esta ok)
Então acho melhor continuar usando o Menulibre mesmo, assim pra mim é menos uma extensão para me preocupar.
Eu diria que o meu conhecimento é bem médio. Não sinto que é básico como de um iniciante e nem avançado como de um usuário mais experiente.
Mas talvez até daria para encarar uma instalação do Arch com um pouco de paciência e disposição para aprender sobre o que cada comando faz.
Mais uma atualização semanal no sistema. Bom, nesses quase dois meses de experiência com um sistema Rolling Release, posso falar que estou gostando disso.
Montei um sistema com a maioria dos aplicativos em Flatpaks e gostei do que vi. Está vindo bem menos atualizações do que esperava (em torno de 40 atualizações), e normalmente são atualizações do Kernel (tenho o LTS e a versão mais atualizada o possível)
E também estou começando a entender um pouco o Pacman.
Nem percebi que já fazem três meses que estou usando o Crystal Linux, e já estou bem adaptado a ele.
Uma coisa que percebi é como as abas do Youtube consomem muita RAM. Isso é uma coisa que nunca tinha notado no Windows, mas que noto acontecer aqui no Crystal.
Pra mim o EndeavourOS, pra mim tá perfeito, até agora não tive nenhum problema, o pessoal fala que é o Arch só que com instalador gráfico kkkk
Ele usa o Calamares de instalador não é o meu favorito, mas o distro hoping me fez… aceitar… O lado positivo de ser Archa é que qualquer problema é só ler a wiki
Sinto que o Crystal Linux é nessa mesma vibe: Um Arch, com Gnome, uma seleção mínima de aplicativos (todos os que estão presentes são do Gnome) e um instalador próprio. É basicamente isso.
Qual o uso de RAM no Crystal Linux com o GNOME? Sempre gostei da interface do GNOME mas não consegui usar mais devido a ela ser muito pesada pro meu laptop fraco de 4GB de RAM
Foi por isso que comecei a usar window manager e XFCE
Ao menos no meu computador, ele inicia consumindo uns 1,9 GB. Mas assim que abro os aplicativos que mais ficam abertos (Firefox, Telegram e Discord), o consumo vai para 4 GB.
Mas também estou com a zRAM ativa, o que faz com que ele consuma um pouco mais de RAM (pois parte da Swap está compactada na própria RAM). Mas é aquilo, no dia a dia, o consumo depende muito do que você vai usar.
Para PC mais fraco, realmente o Gnome não é uma boa ideia. Principalmente se a CPU é mais fraquinha. No meu notebook antigo, o Gnome fica razoável, mas não tão bom quanto no meu atual.
XFCE é uma boa opção para PC fraco. Eu até gosto dele, e usaria ele se não existisse o Gnome.
Apesar do sistema até se dar bem com os 8 GB de RAM que tenho instalados no meu computador, vejo que em algumas situações a RAM não é suficiente.
Primeiramente com o Youtube, que se eu ficar com a aba aberta por muito tempo, ela facilmente consome 4 GB de RAM. Não sei se é do Youtube mesmo, ou se isso é algo do Firefox.
E segundo, com alguns arquivos mais pesados que converti do formato .afphoto para .psd e que consomem muita memória RAM.
Se eu estava em dúvida se eu iria fazer um Upgrade para 16 ou 32 GB, acho que definitivamente eu farei o upgrade para 32 GB de RAM mesmo.