Somente duas extensões ficaram como incompatíveis: A Battery Time e a “Window is Ready - Nofication Remover”.
O restante delas funcionaram bem.
Somente duas extensões ficaram como incompatíveis: A Battery Time e a “Window is Ready - Nofication Remover”.
O restante delas funcionaram bem.
Bom sinal. Obrigado.
Das que uso, duas não tiveram o suporte atualizado para o Gnome 47, ainda:
GSConnect
CHC-E (Custom Hot Corners - Extended)
Bom, vi que também a gestão de recursos do Crystal está no ponto. Estava jogando ontem o Minecraft, é quando abri o Monitor do Sistema, levei um susto: 85% da RAM sendo consumida e 50% da Swap sendo consumida. E o Gnome estando muito responsivo. Chegou até a um pico de 96% de consumo de RAM, mas eu não estou com esse registro a mão.
E estou até avaliando o aumento da RAM de 8 para 32 GB, se isso não seria muito overkill, já que o sistema consegue se virar bem com os 8 GB de RAM que esse notebook tem atualmente.
openSUSE tem ambiente Gnome também?
Eu iria dizer que dobrando a RAM já seria um bom avanço, mas, vendo o consumo de 11GB de swap, fico na dúvida. Acredito que depende da frequência que essa situação ocorre.
Só notei isso acontecer ontem, que eu estava jogando. Mas o jogo também não ficou lento nem nada.
Sim, na instalação você pode escolher o Gnome.
Estava tirando algumas capturas de tela, quando fui ver o consumo de RAM do sistema, e vi que estava bem alto. E não tinha nada de muito especial sendo executado.
Mas o sistema estava rodando com uma boa estabilidade. Sinceramente, não sei o que fez esse consumo ficar tão alto assim. Aproveitei isso, e atualizei o sistema, com as 34 atualizações que estavam pendentes, e reiniciei o sistema.
Rapaz, algo errado não está certo.
O sistema está devorando toda a RAM e toda a swap.
Vá na aba Processos e clique sobre a coluna Memória, para exibir os processos que mais estão consumindo memória.
Obs: até os gatos estão espantados com isso. kkk
Então, não vi nada demais que pudesse estar consumindo tudo. Ao menos, quando reiniciei o computador, isso se resolveu. Acho que irei realmente colocar mais RAM nesse notebook mesmo. Talvez os 32 GB completos mesmo, afinal não quero ficar sem RAM caso eu precise rodar alguma VM para algum projeto meu.
Seria interessante, quando isso se repetir, ver os processos que estão consumindo tudo isso.
Top! Vai ter RAM de sobra.
Cara, eu comecei testar o opensuse leap. E achei incrível
Descreva o “incrível”.
kkkkk ainda estou testando, quando ver que desfrutei dele, irei fazer uma descrição detalhada.
Decidi fazer uma coisa bem simples: Na minha mesa, sai o meu velho Inspiron 5558 com Windows 11 e entra o meu Thinkpad L390 com o Crystal Linux como principal na mesa. E assim, pude usar o Crystal na maior parte do tempo nesse fim de semana.
E posso dizer que consegui lidar bem com o Crystal na maior parte das tarefas. Consegui jogar o Minecraft muito bem e o Workflow do Gnome é delicioso; embora que eu sinta falta da extensão Pano, que é compatível até o Gnome 45 - e pode ser que eu tente fazer ela funcionar no Gnome 47.
A única coisa que ainda preciso fazer ajustes é na hora de lidar com o OneDrive. A integração do Gnome com o OneDrive ainda é bem lenta. Só não sei se apelo ao Onedriver (disponível no AUR) ou se junto uma grana para o InSync.
Hoje aconteceu uma coisa bem peculiar. O meu notebook tem uma tela com aquela resolução bem padrão, a de 1366x768 e precisei conectar o meu notebook num monitor Full HD de 22".
Com isso, coloquei o monitor maior como principal, como curiosidade e movi a janela do Nautilus para o monitor maior. Bom, o ponteiro do mouse ficou gigantesco. E isso acontecia apenas no Nautilus.
E esse seria o tamanho normal do ponteiro nessa tela:
Não é um bug muito grave, é apenas um bug que achei engraçado mesmo.
E estou testando isso agora. Consegui achar o Affinity Photo/Designer 1.10 e tenho que ver se a minha conta irá ativar o software, pois eu tinha comprado ambos na Microsoft Store.
Bom, não deu lá muito certo. Ao abrir qualquer arquivo, a tela do Affinity Photo fica totalmente preta.
Poxa, fiquei triste, já tava vindo desejar boa sorte na instalação kkk.
Mas tu viu o conteúdo do link que te mandei? Tem um vídeo no final que até fala que instalar não é o problema, então pode ter algo relacionado ao uso como você tá tendo aí.
Não tinha visto o vídeo no final, mas vi em alguns locais que problemas poderiam ocorrer quando abrisse algum arquivo.
Mas para o que normalmente faço, posso usar outro software. Eu não faço exatamente edições de imagens, o que faço mais é Referências de Personagens, algumas capas de posts e fazia miniaturas para os videos do canal do meu Blog, o que pode ser suprido por um software de Editoração Eletrônica, como o Scribus.
A coisa é que eu não queria ter que refazer os templates que eu já tinha.
Como eu queria reinstalar o Windows 10 e eu acabei obliterando o meu Debian, acabei instalando o OpenSuse em Dualboot com o Windows 10 no meu notebook antigo, que está meio moribundo, e acabei escolhendo o Leap por causa do chip da Nvidia - temia que o Tumbleweed poderia dar problema com o chip da Nvidia.
E a minha impressão geral do OpenSuse nesse notebook é de que ele é bem rápido mesmo, e vem com um Gnome sem tantas modificações. E o Yast parece ser bem eficiente, apesar de ter mexido muito pouco nele.
A única coisa que achei meio ruim, foi a impressão do OpenSuse vir com coisa demais. Mas também na instalação escolhi a opção com o Gnome que tinha no instalador e não sei se tinha alguma opção de instalação mínima, que instalasse o Gnome e meia dúzia de programas e o resto é por sua conta.
Mas também testei bem pouco o OpenSuse, afinal o meu notebook antigo funciona em apenas uma única posição - aberto no máximo que ele consegue - e que ocupa muito espaço em minha mesa e acho meio desconfortável.
Talvez fique para quando eu conseguir um SSD maior para o meu notebook que está com o Crystal ou um computador novo.
E com isso, estou migrando de fato para o Linux. Posso dizer que a minha experiência está sendo bem tranquila com o sistema, afinal consegui uma alternativa para a maioria dos Softwares que usava antes no Windows.
E o meu uso com o Gnome também está bem tranquilo. A única coisa que realmente me irrita no Gnome é a integração com OneDrive que é bem lenta às vezes.