Um Ubuntu levemente personalizado

Distro: Ubuntu 23.10
Tema/Theme: Yaru Magenta Dark
Ícones/Icons: Tela Icon Theme
Wallpaper: Fennec

Telas

Informações complementares

Agora sim, postado no lugar certo. O meu Ubuntu instalado em meu computador secundário. Creio que esse o Gnome é o ambiente Linux que eu mais me sinto confortável em usar, mesmo que ele seja tão diferente do Windows 11 que eu também uso, mas no meu notebook antigo.

Eu não fiz grandes personalizações, apenas estou usando o conjunto de ícones Tela e o tema Breeze para o Cursor do mouse (que acho bem bonito).

Extensões do Gnome Shell

Para o Gnome Shell, estou usando essas três extensões que acho bem úteis:

• Battery Health Charging: Permite que escolha entre alguns perfis de carregamento para a Bateria do Notebook de uma forma bem fácil. E por padrão são três perfis: Carga Completa (carrega até 100% da Bateria), Equilibrado (carrega até 80% da Bateria) e Modo de Vida Útil Máximo (carrega até 60% da Bateria). Perfeito para evitar o desgaste da Bateria para quem deixa o Notebook o tempo todo na Tomada. Link: Battery Health Charging - GNOME Shell Extensions

• Battery Time: Se tem uma coisa que eu não gosto no Gnome 45, é que ele não mostra quanto tempo resta da Bateria. Essa extensão resolve esse problema, colocando o tempo restante nas Configurações Rápidas. Link: Battery time - GNOME Shell Extensions

• Bluetooth Battery Meter: Essa extensão faz com que alguns dispositivos Bluetooth possam mostrar quanto de Bateria resta. Para mim, isso já deveria vir por padrão no Gnome. Link: Bluetooth Battery Meter - GNOME Shell Extensions

Firefox Gnome Theme

E para deixar o Firefox com um visual bem próximo ao do Gnome, estou usando esse tema: GitHub - rafaelmardojai/firefox-gnome-theme: A GNOME👣 theme for Firefox🔥

E a forma mais fácil de instalar esse tema é por esse comando, que baixa a versão mais recente do tema e aplica ele ao Firefox

curl -s -o- https://raw.githubusercontent.com/rafaelmardojai/firefox-gnome-theme/master/scripts/install-by-curl.sh | bash

E no Github do tema há outras instruções, caso queira usar outra versão desse tema.

Eu não personalizei esse tema, mas há outras coisas que podem ser personalizadas nesse tema, e a personalização consiste em:

• ir no about:config
  • Digitar a chave do recurso que você quer ativar
  • Configurar como boolean e adicionar
  • Reiniciar o Firefox

E essa é a lista de algumas coisas que podem ser configuradas:

• Esconder a Barra de Abas quando tem apenas uma aba aberta na Janela (Para economizar altura da tela, para quem usa apenas uma aba): gnomeTheme.hideSingleTab

• Usar o tamanho normal das abas do Firefox ao invés da aba ocupar toda a largura da tela do Firefox: gnomeTheme.normalWidthTabs

• Colocar a barra de favoritos abaixo das Abas (Para mim, isso deveria ser por padrão nesse tema): gnomeTheme.bookmarksToolbarUnderTabs

• Colocar mais contraste na Aba Ativa: gnomeTheme.activeTabContrast

• Colocar a Barra de Abas como a Headbar (coloca as barras em cima, tal como é no Firefox sem esse tema): gnomeTheme.tabsAsHeaderbar

E pessoalmente eu gostei desse tema. Mesmo sem personalizar ele com as coisas que são possíveis de fazer no about:config.

4 curtidas

Opa brother, tentei rodar o comando mas ele não acha a pasta do FIrefox, diz No Firefox folder found. Meu Firefox é o que veio com o PopOS mesmo.

Pode ser que a pasta que o Script precisa esteja num local diferente do que ele usa. E essas seriam as localizações da pasta que ele usa:

~/.mozilla/firefox
    ~/.var/app/org.mozilla.firefox/.mozilla/firefox
    ~/.librewolf
    ~/.var/app/io.gitlab.librewolf-community/.librewolf
    ~/snap/firefox/common/.mozilla/firefox

Provavelmente, o Firefox esteja com a pasta dele em um local diferente no Pop_OS! Talvez, você teria que dar uma olhada em qual pasta estaria a configuração do Firefox no about:profiles

E a parte que importa para instalar o tema, é a que está em destaque, no meu caso o /home/rapoelho/snap/firefox/common/.mozilla/firefox/. E como o /home/usuario pode ser substituído pelo ~/, então nesse caso ficaria ~/snap/firefox/common/.mozilla/firefox

E depois fazer a instalação com o Script Manual, em que a instalação é assim:

• Baixar o Repositório do Tema
git clone https://github.com/rafaelmardojai/firefox-gnome-theme.git
cd firefox-gnome-theme

PS: Creio que ir no botão “Code” e em “Download ZIP” também funcione

• E depois de baixar e descompactar o arquivo (se tiver baixado como .ZIP), teria que entrar na pasta de Scripts
cd firefox-gnome-theme-master
cd scripts
  • E por fim, rodar o Script Manual com a localização da pasta de configuração do Firefox que está no about:profiles. No caso do meu Firefox que é em snap, esse seria o comando:
./install.sh -f ~/snap/firefox/common/.mozilla/firefox

Então cara, agora o erro é outro FAIL, please check Firefox installation, unable to find ‘profiles.ini’ at /root/.mozilla/firefox

Ja dei uma olhada até mesmo no script e n achei nada, olhei na pasta mesmo no firefox e o profiles.ini esta la, =/

Você está rodando o comando como root?

Pois pelo caminho que você mostrou, está indo na pasta root ao invés da pasta do usuário.

Poxa cara, que falta de percepção minha em, era só isso mesmo, não me atentei que estava como root e esse seria o problema, valeu mesmo, e desculpe pela importunação.

1 curtida

De boas, essas coisas acontecem xD

1 curtida