Um novo mundo com Linux

Oi, tudo bem? :slightly_smiling_face:
Recentemente eu resolvi trocar de vez o Windows 10 pelo Linux no meu notebook de 4gb de ram com Intel Core I3, eu já tinha testado e usado algumas distros como Linux Mint, Ubuntu, Zorin Os e Manjaro, e eu gostei de todas, mas nenhuma delas me fez querer tornar linux o meu sistema principal, e eu queria uma ajudinha de vocês para me auxiliar nessa escolha.

Qual distro Linux eu deveria usar no meu dia a dia?
Eu realmente fico em duvida nisso, tem tantas distros, mas eu não tenho muito tempo para ficar testando várias vezes, então eu queria um pequeno auxílio de vocês
Eu gosto de algo rápido e estável, que seja bonito, e que me oferece todos os recursos para tudo, esse é meu gosto pessoal, se vocês puderem me ajudar com qualquer resposta útil eu ficarei muito agradecido.

3 curtidas

Boas vindas ao fórum :wave:

Sem saber o seu perfil de usuário, impossível dizer. Isso dai é algo bem pessoal.

Fora que existem N tópicos aqui no fórum como o seu, ex:Qual distro usar?

4 curtidas

Seja bem-vindo ao fórum.
Recomendar algo é sempre difícil porque nesse caso envolve o gosto específico alheio, mas, o que podemos fazer é, a partir de mais informações fornecidas por você, tentar ampliar o leque de sugestões.
O que você realmente sentiu que faltava nos sistemas operacionais testados? O que seria “bonito” para você? Dê um exemplo, porque talvez, seja só o caso de usar uma das distros já testadas, só que com outro ambiente gráfico. Já tentou o Deepin? O Elive? O Bodhi?

https://www.elivecd.org/

Tente ser mais descritivo, explique que tipo de usuário você é, qual o seu uso do computador e as especificações técnicas do mesmo.

3 curtidas

Olá! Bem-vindo ao fórum! :wave:

É literalmente impossivel respoder isso. A gente precissaria ter informações de como você usa, do que você quer achar, do que você realmente espera desse “novo mundo com linux”. Eu comecei numa distro considerada esquisita, e fui pra “queridinha” de tudo mundo, o linux mint, mesmo sendo impossivel escolher por você, o que eu poderia recomendar, era o manjaro, ele tem uma base muito boa e conhecida, sendo facil de concertar possiveis erros, é muito “bem cuidado” em questão de aparencia em qualquer uma das suas interfaces principais, ele tem talvez a maior disponibilidade de pacotes do mundo linux, pois o AUR herdado da distro arch linux, é surpreendenmente grande, e o unica coisa que talvez você poderia ter o trabalho de fazer, era escolher a interface, mas isso é mais facil do que escolher uma distro em si. Normalmente, você vai escutar de alguem sobre as interfaces, que: Xfce é para pc’s mais modestos, Kde plasma é o mais personalizavel, só que mais pesado que o xfce, gnome o mais “moldavel” para o que você quer, normalmente mais escolhido por quem quer usar para trabalhar em si, pois o “workflow” dele é incrivel, e também muito personaalizavel, só que somente com extensôes.

Manjaro é a minha recomendação, porque era a que eu queria ter comecado. Hoje eu uso ela não como principal , pois ainda gosto de outra distro que eu não recomendo porque precisa ser bem estuda antes de ser usada, mas o que eu uso do manjaro é o Manjaro GNOME.

4 curtidas

Olá! Seja muito bem-vindo! :sunglasses:

Fico contente com sua breve história. Afinal, foi exatamente assim que há 3 ou 4 anos tenho usado Linux e abandonado completamente o ecossistema da Microsoft (com exceção somente do Xbox, que eu gosto muito).

Dado o seu gosto, eu iniciaria experimentando o Kubuntu ou o Xubuntu. O Kubuntu nada mais é do que o Ubuntu com ambiente gráfico do KDE e, além de ser estável (Debian, Ubuntu e as distros baseadas neles são sinônimos de estabilidade e suficiência tecnológica) é muito bonito, sendo bem amigável com usuários recém chegados do Windows. Já o Xubuntu é o Ubuntu com ambiente gráfico XFCE, que particularmente na minha opinião é mais completo, leve e rápido.

No momento uso o Xubuntu. Já usei o Kubuntu e o Manjaro, porém não me adaptei muito ao KDE (do Kubuntu) e nem ao sistema “Rolling Release” (característica do Manjaro). Além de consumir um processamento e memória menor, ele é bem minimalista. Minimalismo, principalmente nessa área de tecnologia, é incrível pra mim.

3 curtidas

Esses sistemas são rápidos, estáveis e bem trabalhados no visual. Você diz que procura algo assim. Então vale nos dizer o que não o fez adotá-los. Não me parece que outras distribuições de Linux tenham grandes diferenças em relação a esses, com exceção de sistemas muito inovadores, como o Nix OS.

De todo modo, as alternativas bonitas, estáveis e rápidas, produzidas em projetos tão o mais consistentes que os das quatro distros citadas, são os “sabores” do Ubuntu (Lubuntu. Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu MATE…), o Fedora e seus spins, o Solus, o OpenSUSE, o Archlinux e suas derivações além do Manjaro (EndeavourOS, Arcolinux, RebornOS…).

Outra sugestão é um sistema brasileiro, o Regata OS, que tem base no OpenSUSE, mas tem muitos traços próprios, estando organizada para ser muito prática. O suporte oferecido pela equipe do Regata é um diferencial.

Para simplificar seu caminho: minhas sugestões são o Fedora e o Regata OS.

2 curtidas

Sinceramente, depois de alguns anos utilizando distros linux, eu digo o seguinte: A que você se sentir mais à vontade, que supra suas necessidades (trabalho, estudo, lazer, etc.), se estiver feliz na distro x, utilize ela :v: :slight_smile:

4 curtidas

Vou ser totalmente parcial nessa pq eu tô gostando muito de usar o KDE Plasma, então, qualquer distro com esse ambiente, sendo vc usuário iniciante, o KDE Neon.

2 curtidas

Esse caso sempre foi o X do ponto de interrogação em usuários que vem do sistema da microsoft para o Linux, eu mesmo quando mudei, a primeira coisa que li, levo comigo até hoje é:

• "Linux is not Windows"

Assim sou um usuário feliz do sistema do Pinguim simpático, seja em qual for a distribuição Linux e ainda sou um novato perto de tantos “dinossauros” que conheço, portanto eu me considero o “eterno noob em Linux”, mas ainda assim tenho a frase :point_up_2: gravada em tudo que leio sobre Linux como 1º aprendizado.

Boa sorte na escolha que ninguém além de você mesmo vai poder dizer qual lhe será mais útil e simpática!

Atenciosamente,
Paulo Creto.

T+

4 curtidas