Qual distro usar?

Opa, e ai galera, tudo certo?

Estou iniciando no mundo do Linux, e gostaria opniões sobre a distro que eu deveria usar, levando em consideração as especificações do meu notebook que eu uso e o fato de ser iniciante.

Especificações:

  • Processador: dual-core Intel Celeron N4000 de 1,1 GHz (até 2,6 GHz)
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB de memória flash eMMC
  • Tela: IPS LCD de 13,3 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels e acabamento fosco
  • GPU: Intel UHD Graphics 600

Desde já, muito obrigado pela ajuda.

1 curtida

Mint xfce ou mate 64 bits

1 curtida

como o @anon69309558 disse Mit Xfce ou mate, mas eu digo que um Kubuntu ou Kde Neon tbm rode bem no seu desktop, bonito e vai pesar de acordo com suas personalizações

3 curtidas

EndeavourOS - Arch based com XFCE

1 curtida

Linux Mint Mate é uma boa distro para iniciar, acredito que o Linux Mint Cinnamon pode rodar tranquilo na sua máquina também. Caso queira testar o ambiente gráfico Plasma 5 (KDE) pode tentar o KUbuntu.
Além de serem distribuições fáceis de utilizar possuem bastante documentação da internet (oficial e extra-oficial).

1 curtida

Se gosta de minimalismo, o archbang e o bunsenlabs podem ser opções bonitas e leves com boa base (archlinux e Debian), manjaro e fedora spin também são interessantes

1 curtida

Olá @LuisHSJ, tudo beleza?

Você está com um hardware bem modesto, provavelmente seu maior gargalo será com esse armazenamento flash - mas creio que somente testando para ter certeza.

Como você não citou qual será seu uso, estou chutando que será o básico como navegar na internet e fazer uso normal para editar alguns documentos/fotos. Das distros atuais eu realmente te recomendaria testar algo como o Lubuntu ou mesmo o Mint XFCE, existe a possibilidade de o Elementary OS funcionar bem o suficiente para ser usado.

Recomendo fazer testes usando os pendrives “live” antes de partir para a instalação, isso vai te dar uma boa idéia de como as coisas irão funcionar e é bem mais rápido formatar um pendrive do que ficar formatando o micro.

:vulcan_salute:

Muito obrigado pelas respostas galera, vou testar as distros que me mandaram. Mas acho que no fim acabarei ficando com o Mint XFCE.

@lobzmedunimes Gosto muito da ideia do minimalismo, porém, em algumas pesquisas notei que a galera diz que o Arch é mais difícil de usar (infelizmente, me interessei muito pela distro).

@eddiecsilva Meu uso é basicamente para programação usando o VSCODE, então, apesar do hardware ser bem modesto, acaba me atendendo bem kk, e esqueci de citar ali que adicionei um SSD M.2 de 480 como armazenamento principal, deixando os 128 GB de flash apenas para armazenamento de arquivos.

3 curtidas

Olá @LuisHSJ Boa tarde tudo bem! Olha eu acho que posso, esclarecer a sua dúvida, olha cara não há um método exato pra escolher uma distro pois o meu gosto ou de qualquer um não pode ser igual ao seu, a unica forma de vc ver qual te agrada mais. Porque digo isso! É por que é no seu dia dia vc verá qual distro vai ser adaptável as suas necessidades diária. poderia te lhe dar várias alternativas de distro, mas não sabemos a forma da sua utilização do computador, mas posso te aconselhar se vc acompanha o canal DioLinux ele também já deu essa sugestão testa a distro em um VMWare ou em dual boot mais acho mais viável a ultilização usar maquinas virtuais como o Virtual Box. mas se realmente vc não sabe qual escolher eu te indico distros baseado no Debian ou Ubuntu, como Linux Mint, Zorin OS, Ubuntu Com XFCE, com LXDE, Cinnamon!

Entrou aqui com dúvida qual distro usar, sai de Mint com certeza.:joy::joy::joy:

2 curtidas

Que bom espero ter ajudado kkkk

Como sua máquina é fraquinha, processador de 1.1… eu iria de Lubuntu 18.04.3 com LXDE ou o 19.04 com LXqt (lembrando que o suporte desta versão só vai até janeiro de 2020); Debian com LXqt também é uma boa opção, ou mesmo o Fedora LXqt, se vc quiser se aventurar no mundo rpm.

Arch é um pouco complicado para instalar, depois é tranquilo. Em sistemas baseados nele, este processo é pulado, tornando-se mais amigavel como Ubuntu, Mint ou outra distro.