Ubuntu consegue Ler/Escrever em HD NTFS de Windows?

Amigo, sempre faço assim.

Monta a partição que você quer acessar, após digite no terminal:

$ df

Logo após irá aparecer algo parecido com isso.
df

Assim, se verificar na imagem marquei uns pontos em azul. O segundo ponto é o local onde sua partição se encontra montada, encontre essa linha.

Agora, você olha para o SDA da partição Windows e anote ele, no caso, o primeiro ponto azul na imagem.

Agora, você tem que editar o FSTAB, onde você vai montar automaticamente a partição NTFS e vai dar as permissões necessárias.

*** CUIDADO ao mexer nesse arquivo, pois pode quebrar seu sistema *** sua conta em risco.

Agora, você edita o arquivo com “ROOT” no nano ou qualquer outro editor de texto e adicione uma linha para a partição que quer montar com permissões.

$ sudo nano /etc/fstab

No arquivo, adicione essas instruções.

ADICIONE UM COMENTÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO
MONTAGEM AUTOMATICA DA PARTICAO NTFS (adicione um “#” e “espaço” antes do MONTAGEM para registrar o comentário, o site reconhece “#” como título por isso não coloquei)

ADICIONE A LINHA QUE MONTA A PARTIÇÃO
/dev/sda2 /media /DADOS ntfs auto,user, rw,exec 0 0

• notações
    /dev/sda2 - esse campo é o campo da identificação da sua partição que você encontrou com o “df”
    Após digite um TAB para o espaçamento pois e necessário para identificação do FSTAB

/media/DADOS - essa é a pasta onde você quer montar a sua partição, essa pasta pode ser em qualquer lugar do sistema e com o nome que você desejar. Lembre-se de cria-lá com “root”, é mais viável e organizado deixar no /media.
** TAB **

ntfs - esse campo é para o tipo de partição que ela está formatada. A maioria dos sistemas Linux já vem com o pacote ntfs-3g então ela ira reconhecer, caso negativo, verifique se o pacote está instalado.
** TAB **

** auto, user, rw, exec ** - Esse compo é o de instrução. é opcional coloca-las mas para resolver seu problema, é bom colocar todas. Segue o descritivo.
auto - ele monta automaticamente sua partição ao iniciar o sistema.
user - a partição será montada para todos os usuários do sistema.
rw - você está dando permissão de leitura e escrita para a partição. (resolve o seu problema especifico)
exec - dá permissão de execução de scripts e programas pela partição.

Há outras instruções, você pode conferir na documentação do FSTAB.

** TAB **

** 0 0 ** - O primeiro zero refere ao DUMP de disco e o segundo zero ao PASS do disco. Eu não sei ao certo para que serve, mas sempre li que se deve deixar zerado, também nunca tive problemas com isso e sempre deixei zerado. Lembre-se do TAB entre os zeros. Ao final do ultimo zero dê um “enter” pois sempre deve haver uma linha vazia após as configurações do FSTAB para ele identificar o fim do arquivo.

Após isso tudo, salve o arquivo e reinicie o sistema. Se tudo ocorrer bem sua partição estará montada. Lembre-se de deixar o FAST BOOT do WINDOWS desligado pois pode ocorrer erros na hora de montar a partição.

Espero que tenha ajudado, aprendi isso em meu curso de REDES DE COMPUTADORES com um professor muito bom. Nunca esqueci. Faço esse processo desde o UBUNTU 11.10 e diversas outras distros e nunca tive erro configurando o arquivo dessa forma. Lembre-se, de verificar o pacote “ntfs-3g” instalado no seu sistema. Depois posto aqui um print do meu FSTAB para você ver direitinho como fica. E seja feliz.

:slight_smile:

3 Curtidas

Eu sempre reinicio, pois ao desligar ele ativa o fast boot. Reinicio e boot no Linux, não tem erro.

2 Curtidas

Amigão, farei esse seu mega teste assim que tiver acesso a máquina, eu havia feito algo parecido mexendo no FSTAB ontem mas não foi dessa maneira, provavelmente devo ter feito algo errado.

1 Curtida

Read sim,agora write eu não tenho certeza

O meu FSTAB estava diferente, ele capta a UUID, peguei ela com o comando blkid e fiz seus procedimentos, porém sem muito sucesso.

Aqui o file manager diz que esta “unable to mount folder”

1 Curtida

Sander , eu sempre usei o SD da particao, mas sei tbm que pelo UUID da certo. So que você colocou no lugar errado, onde ta o seu /dev/sdb3 você tem que colocar o caminho da pasta que a particão vai ser montada. Cria uma pasta no /media e coloca o caminho ali no lugar. Ex. /media/SuaPasta. So isso que acho que ta errado. Como você usou UUiD nao precisa usar o /dev/sdb3

3 Curtidas

Resolvi, pela metade, consegui acessar eu C: onde está instalado meu windows no SSD, mas não consegui ainda o D: onde está particionado no meu HDD, acho que foi o UUID, vou testar o método exatamente como seu.

1 Curtida
2 Curtidas

Só pode ser coisa do capiroto, olha como tá as permissões:

Print do fstab ligando a partição:

No Mint eu sempre consegui ler e copiar, para editar eu clico com o botão auxiliar na area de trabalho e clico em RooT ou algo assim, ai o sistema libera para mexer nos arquivos da partição do windows

2 Curtidas

A do capiroto é 666 kkkk

isso comigo acontecia bastante no Dolphin do KDE Neon.
tenta dar um sudo chmod 777 /media/windows* e sudo chmod 777 /media/windows/*

@Vinicius1, aqui esse método não funciona!

Sinceramente não consigo entender o porque desse comportamento no Linux, pois em HD Externo e Pen Drive formatados no Windows em NTFS, ao serem plugados no Linux você consegui “ler e escrever” aquivos normalmente… :thinking:

Boa noite Sander,

Tem um tempo que não entro no blog e acho que eu sei o qual é o seu problema. Você não ta setando no FSTAB as configurações de leitura e escrita, pois isso está sendo montado sem permissões.
Onde você colocou defaults, coloque esses atributos dessa maneira.

auto,user,rw,uid=1000

auto é o parâmetro de montagem automaticamente da partição, o padrão é não montar. (ao fazer o boot o linux vai montar a partição NTFS)
user é o parâmetro que diz que todos os usuários logados na máquina terão acesso a essa partição, o padrão é nouser (somente o usuário atual)
rw é o parâmetro que diz que o usuário pode escrever e apagar na partição.
uid=1000 esse parâmetro faz com que você ta dizendo que tudo que você apagar da partição NTFS pode ir para a lixeira do sistema.

Sander, uso essa configuração para montagem de partições NTFS no windows há anos, desde 2010. Nunca falhou. Basta você saber corretamente a UUID da partição ou o SDA da partição. Segue o meu FSTAB para você ver como está a minha.

MONTAGEM AUTOMATICA DA PARTIÇÃO DADOS
UUID=9ED48502D484DE41 /media/DADOS ntfs auto,user,rw,uid=1000 0 0

Uso há anos e nunca deu problema. Segue ai é sucesso, mas pra funcionar lembre-se que tem que pegar o uuid correto da partição (usa o GNOME DISKS , aparece fácil lá). E lembra de setar a pasta que quer que vai os arquivos da partição.

Qualquer dúvida, manda aqui. Vlw

1 Curtida

Nota importante:
caso seu Windows tenha um desligamento inesperado (congelou e teve que dar reset ou desligar na marra), há o risco de perder acesso à partição NTFS. Perdi um par de horas tentando restabelecer, até que me ocorreu abrir o W10 e desligá-lo normalmente. Voltou ao normal, consegui de novo as permissões de escrita que tinha perdido.
Fica a dica!

1 Curtida