NTFS somente leitura no Linux Mint 19.1

Não estou conseguindo ler e escrever numa partição NTFS com o Linux Mint.

Vi em outro tópico aqui do Diolinux Plus ([Resolvido] Partição NTFS Somente Leitura no Linux Mint 19.1) falando sobre desativar o modo de Inicialização rápida do Windows, entretanto não fiz dual boot, formatei o SSD que tinha o Windows e instalei o Mint no lugar, no computador tem um HD formatado em NTFS, consigo acessar tudo, mas não consigo deletar nem criar arquivos, pois o disco está somente leitura.

Ter simplesmente formatado o Windows pode ter deixado a inicialização rápida “ativada”?

Já tentei os comandos que o pessoal falou, mas não funcionou.

Tentei abrir a pasta como root pra ver se conseguia excluir algo e também não deu certo…

Como resolvo isso pelo Mint???

1 curtida

Olha… tenho no meu computador dual boot e 4 HDs. 3Hds de dados e backup. todos os 3 ntfs. apesar de não terem windows instalado neles, para acessa-los, foi preciso desativar a inicialização rápida do windows. Por isso acho que provavelmente se HD está com essa “instrução”. Meu conselho é que vc ligue esse hd em um pc com windows e desative a opção do modo de Inicialização rápida do Windows.

1 curtida

Por gentileza, digite o comando no terminal:
cat /etc/fstab
Cole o resultado aqui.

O Windows 10 não desliga completamente, ele utiliza um tipo de hibernação profunda, é necessário desabilitar o fast startup para que o Windows desligue completamente e você possa escrever na partição NTFS.

1 curtida

~$ cat /etc/fstab
/etc/fstab: static file system information.

Use ‘blkid’ to print the universally unique identifier for a
device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
that works even if disks are added and removed. See fstab(5).


/ was on /dev/sda2 during installation
UUID=93bea90e-29cc-41a3-8566-c60e0ef8a53a / ext4 errors=remount-ro 0 1
/boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=6630-7EA0 /boot/efi vfat umask=0077 0 1
/swapfile none swap sw 0 0

Deixa-me reordenar teu fstab para torná-lo legível para @Miura entender.

Não há disco formatado em NTFS nesse fstab. Precisa criar uma nova partição nesse fstab.

1 curtida

Como faço isso?

O disco tá aparecendo normalmente quando abro o gerenciador de arquivo. O caminho dele é /dev/sdb5

Fica assim:

# <file system> 				  <mount point>   <type>  <options>                  <dump>  <pass>
UUID=93bea90e-29cc-41a3-8566-c60e0ef8a53a        /                ext4    errors=remount-ro          0       1
UUID=6630-7EA0                                   /boot/efi        vfat    umask=0077                 0       1
/swapfile                                        none             swap    sw                         0       0
UUI=[coloca o ID do /dev/sdb5]                   /mnt/Windows     ntfs    defaults,noatime,discard   0       0

Primeira precisas criar uma pasta Windows na pasta /mnt

sudo chowm $(username) /mnt
cd /mnt
mkdir Windows

Precisas saber e pegar o UUID da partição do Windows:

sudo blkid /dev/sdb5

Não te esqueças de verificar se os pacotes do NTFS estão instalados.

casa@R14:/mnt$ sudo chown $casa /mnt
chown: falta operando depois de “/mnt”
Tente “chown --help” para mais informações.

casa@R14:/mnt$ sudo mkdir ‘Unidade de armazenamento’
casa@R14:/mnt$ ls
‘Unidade de armazenamento’

casa@R14:/mnt$ sudo blkid /dev/sdb5
/dev/sdb5: LABEL=“Unidade de armazenamento” UUID=“DC9808699808448C” TYPE=“ntfs” PARTUUID=“801c3771-05”

Os pacotes do NTFS que você diz é o ntfs-3g? Se for estão instalados sim.

Como monto o /dev/sdb5 nessa pasta que criei? Pra adicionar a linha no fstab?

Abro o fstab no bloco de notas mesmo?

Sim, perfeitamente!

Exactamente no fstab. Copia o fstab que te preparei. Só coloca o UUID e substitui o ponto de montagem.

Sim, mas ele requer sudo.

Podes modificar como sudo com teu editor de texto favorito:

sudo gedit /etc/fstab

Salva e executa em seguida:

sudo mount -a

acho que vou ter que fazer o lance do Windows mesmo, desativar o modo de inicialização rápida…

casa@R14:/mnt$ sudo mount -a
The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Falling back to read-only mount because the NTFS partition is in an
unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation
or fast restarting.)

2 curtidas

@anon48453804 tinha razão.

1 curtida

Já vi isso muitas vezes, todo mundo acha que é um problema no Linux, sendo que o Windows é culpado.

2 curtidas

O que o @gusbemacbe disse é verdade! Não aparece nenhum disco em NTFS.
Pode seguir os passos que ele está te passando que estão certos… Apenas com uma ressalva:
Se vc estiver utilizando o Mint Cinnamon, o comando para utilizar o editor de textos (Bloco de Notas), é “xed” ao invés de “gedit”… Então a linha de comando fica:
sudo xed /etc/fstab
E no fstab vc vai modificar como ele te indicou:

2 curtidas

O estranho, é o fato de que, pelo que eu entendi, você não tem mais windows na máquina… Tem?

2 curtidas

Se ele tinha o Windows 10 instalado e simplesmente deletou a partição antes de desativar o fast startup, a partição não foi desmontada apropriadamente, a única solução é formatar.

3 curtidas

Isso, não tenho mais o Windows instalado, não sabia desse “detalhe” e como são discos separados achava que não teria problema nenhum…

Agora terei que instalar de novo…

2 curtidas

Não… Talvez possa não ser uma solução “oficial”, mas ainda resta ele copiar a partição ou até mesmo clonar… Será que não pode tirar esta restrição algum destes procedimentos?

1 curtida

Como você não tem mais o Windows instalado, aproveite e formate a partição em EXT4, NFTS não é um bom sistema de arquivos, ele sofre muita fragmentação e se corrompe facilmente.

2 curtidas

Eu não sei se forçando uma repararção de arquivos pelo terminal seja possível montar

sudo ntfs.fix /dev/sdb5

Mas temo que isso possa acabar corrompendo alguma coisa

1 curtida