Ubuntu consegue Ler/Escrever em HD NTFS de Windows?

Olá amigos,

Gostaria de saber se há como eu ter as permissões de write/read em um HD NTFS do meu dualboot de Windows?
Tenho muitos arquivos lá e não gostaria de formatar tudo do zero para dividir ele entre o linux e windows.
Já fiz um shrink dele e consegui roubar apenas 30GB de 1TB, mesmo desfragmentando duas vezes o bendito.

Segue uma imagem abaixo para melhor noção:

Obrigado desde já.

2 Curtidas

Sim. Até porque os Linux em geral tem suporte a mais formatos se partição que o Windows.

3 Curtidas

Eu tenho apenas permissão de read nesta partição do Windows, fiz uma busca pelo google mas existem n modos de alterar isto, alguém aqui recomenda algum método especifico? Apenas para me dar permissão total sob esta partição.

2 Curtidas

Abra o terminal e execute:

sudo nautilus

agora vá para /media/(seu Usuario)/(seu HD)
agora clique com o direito em uma área livee dentro da pasta e vá em Propriedades.
Vá em Permissões. Lá você altera as permissões de Leitura/Escrita e clica em ‘Aplicar nas subpastas’ (ou algo assim).

É algum processo demorado isso? Pois fiz estes procedimentos mas não alterou, se eu abro o Nautilus denovo e vejo as permissões elas voltaram a ser como eram, “read only”.
Parece que não quer deixar eu aplicar.

Mande um print das permissões em propriedades.

Chegou a desativar a inicialização rápida do Windows?

Segue uma imagem de como a janela de permissões sempre abre mesmo alterando-as.

Bem, aqui eu uso o FSTAB para montar a partição NTFS (pode ser qualquer uma).
Faço o seguinte:

No terminal:
sudo blkid

Vai retornar algo como:

/dev/sda2: UUID=“fdec046c-dcd6-42d5-a78c-bf237adb62a2” TYPE=“ext4” PARTLABEL=“neon” PARTUUID=“0b3c37d1-aeef-476d-b379-9ba27ab032e8”
/dev/sda1: UUID=“DE42-CC4C” TYPE=“vfat” PARTLABEL=“NO NAME” PARTUUID=“986622d1-bfa4-4ff5-a2d5-45a8c779dd99”

Cria um diretório no seu raiz (ou onde quiser), tipo:

sudo mkdir /windows

Vai no FSTAB (sudo nano /etc/fstab) e inclui a linha:

UUID=VEJA_O_UUID_DA_PARTIÇÃO_DESEJADA_GERADO_NO_COMANDO_BLKID /windows ntfs defaults 0 0

Observe que no fstab tem “espaço” antes de (ESPAÇO) “/windows” (ESPAÇO) “ntfs” (ESPAÇO) “defaults” (ESPAÇO) “0” (ESPAÇO) “0”

reinicia ou, no terminal, “sudo mount -a

Isso aconteceu comigo quando o Windows tinha uma atualização pendente, para resolver, bastou acessar o Windows e deixar instalar, assim que atualizou o Deepin voltou a ter acesso de escrita na partição.

Eventualmente, quando acesso o Windows, e ele pede para reiniciar a máquina, se eu desligar fica assim, tendo que voltar para o Windows e esperar ele completar a atualização.

Olá! O WIndows pode estar fazendo algo “diferente” com a partição e por isso você está tendo problemas para acessá-la via Linux. Verifique se a partição não está com a compactação do Windows ativada - funções como fastboot também podem afetar sua capacidade de alterar o conteúdo da partição.

Como você está conseguindo acessar, mas está com problemas de permissão verifique se o pacote “ntfs-3g” está instalado e atualizado.

Cuidado ao alterar permissões de partições que serão usadas em outros sistemas operacionais via Linux, cada sistema operacional lida com essas permissões de uma forma específica e dependendo da mudança seu Windows (ou qualquer outro sistema) pode simplesmente acreditar que os arquivos estão corrompidos por estarem com “bits de permissão inválidos”.

Sugestões (proceda com cautela):

• apague (zere) o arquivo de swap do windows e veja se isso ajuda a ganhar mais espaço.
  • o arquivo pagefile.sys também costuma ser bem fragmentado, tente movê-lo para outra partição se possível.

Com isso deve ser possível você reduzir ainda mais a partição do Windows.

Tem que verificar o modo de desligamento do windows pois por padrao ele tipo que faz uma hibernação no SO e nao desliga isso pode nao permitir o acesso a partição do windows.

Por isso que não gosto de desligar o Windows pelo Iniciar>Desligar.

Sempre executo (no Windows):

shutdown -r -f -t 0

pra não ter sombra de dúvidas de que o sistema se desativou mesmo.

Pelo que to vendo o problema é a Inicialização Rápida do Windows, tente desativá-la nas configurações de energia, no Painel de Controle.

3 Curtidas

O problema é sempre esse, e todo mundo acha que é algo no Linux.

5 Curtidas

É até irônico, muita gente acha que o problema é no Linux quando o próprio Windows não consegue nem ler partições de outros sistemas nativamente. :unamused:

4 Curtidas

Pessoal, a todos que falaram sobre o fast boot do Windows, é a primeira coisa que desligo quando realizo dual boot.
Eu tentei fazer o que foi dito aqui mas sem muito sucesso, ainda por cima acabei quebrando alguma coisa no meu elementary, bom, vou instalar o Ubuntu hoje e ver se há alguma mudança e tentar mais algumas soluções.
Estranho isso.

2 Curtidas

Sempre ouço que o Elementary apesar de bonito não é muito estável, se quiser testar o Deepin também.

2 Curtidas

Sim, foi meu primeiro contato com Linux, através dele, to com problema de display que xrandr não tá com o output da minha tela do notebook.
Elementary sim é muito bonito, mas definitivamente dá umas dores de cabeça desnecessárias, não sei por que mas parece que o Ubuntu em sim não gosta muito do modelo do meu notebook, pra instalar ele precisa sempre ser em nomodeset e acpi=off antes de qualquer coisa, sendo um pouco chato sabe, mas não vou desistir assim do Linux não.

1 Curtida

Desde quando eu tinha o conectiva instalado com o windows, tinha percebido que poderia acessar a partição do windows, e mover e remover arquivos dessas partições… portanto se a partição do windows estiver montada, vc pode usar o mouse para executar copia, recorte, e transferência de arquivos…

1 Curtida