Boa noite!
Pessoal, meu Dell G15 3050 I5-13450HX veio com Windows 11. O utilizo há alguns meses. Mas antes de ontem resolvi formata-lo e colocar o Ubuntu 24.02.
Logo após a instalação, me deparo com uma tela preta. Pressionei o botão power para reiniciar. Dessa vez ele entrou. Para testar se iria dá tela preta novamente, o reinicei e foi o que aconteceu.
Então, desativei um boot da microsoft e também desativei a função híbrida do display na BIOS. Novamente, consegui logar.
Descobri um tutorial upgrade - After upgrading to 22.04 screen stays at a black screen when logging in - Ask Ubuntu que me pareceu corrigir (eu reiniciei e não tive problema nenhum.)
Mas depois de algumas horas usando o Ubuntu, ele travou e depois de alguns segundos tudo foi “zerado”, como se eu tivesse reiniciado o computador (o que não fiz).
Aí sim eu pus para reiniciar. Chegava na tela do login, após uns 5 segundos, a tela travava (e quando iniciei o login antes desses 5 segundos, travava no carregamento).
Uma baita de dor de cabeça esse Ubuntu me causou. Eu queria tanto usa-lo porque estou estudando programação, mas tive que formatar e voltar pro Windows.
Alguma coisa que eu possa fazer? Será se eu criei errado o boot do Ubuntu?
Fiz usando o Rufus no windows, antes. Seria melhorar usar o Ventoy? Qual formatação é deveria usar: GPT ou MBR?
Ou isso tudo foi por causa da incompatibidade com a minha placa de vídeo?
Devo tentar com outra distro?
Mas é um saco depois retornar ao windows e instalar os drivers tudo de novo. Aff…