Bom dia, sou iniciante em Linux e é minha primeira vez instalando drivers da NVIDIA. Em suma, comprei um Dell G15 com UBuntu, ele veio com os drivers corretos para a placa, porém com diversos problemas de travamento e tela congelada no boot. Outros usuários já tiveram esse problema aqui mesmo na comunidade:
Não pensei duas vezes e baixei o POP_OS, primeiro a versão sem os drivers NVIDIA. Usei o comando sudo ubuntu-drivers autoinstall e ao rebootar tive uma tela sem vídeo, apenas mouse. Usei outra ISO do POP_OS que já vem com os drivers e tive o mesmo resultado. Como último recurso acabo de instalar o Nobara, mas tive o mesmo problema. Tentei também pelo site da NVIDIA com o arquivo .run recomendado e segue nisso. Alguém tem idéia de como resolver?
No momento (com o Nobara instalado) tenho acesso até a tela de login, após logar só vejo o mouse e nenhuma tecla funciona.
Sendo o computador novo e possivelmente em garantia o melhor a fazer é entrar em contato com a Dell e solicitar solução.
Em outra via você precisa fornecer ainda mais informações do modelo específico do notebook, print da tela de erro no boot entre outras coisas. Além disso vale a pena criar um pendrive de boot com o Ubuntu Desktop 22.04.5 e iniciar pelo pendrive e verificar utilização em modo Live, sem instalar nada. Ver se nesse modo ele trava de forma igual vem acontecendo ou se continuará funcionando. Se travar tentar pegar print e seguir os comandos de coleta de informação como recomendaram em post que você fez referência ter visto já.
Além de tentar instalar outras distros, você fez alguma alteração em configuração de BIOS ou similar?
Em linhas gerais, indico insistir no Ubuntu por ser a distro que veio e de certa forma é o “homologado” no notebook pela Dell. Pois a ideia é verificar se não há problema talvez até no notebook em si. Já tive oportunidade de trabalhar com notebooks Dell comprados vindo com Ubuntu e de fato a montadora/distribuidora não faz otimização legal, mas em geral funciona.
Com isso, uma vez entendido problemas e soluções daí você faz migração pra outras distros e etc. lembrando que a ideia é inicial é garantia do produto como designado e cobertura completa.
Tenho um setup aqui, porém desktop de um DELL com a RTX 3050. Tenho dois ssds externos onde instalei em um o ArchLinux e no segundo o Big Linux ambos sem problema algum com o driver da Nvidea que foi reconhecido e funciona a contento.
Testando aqui com essa distro realmente n teve problemas até então, liga e desliga sem travamentos misteriosos. Só estou com receio de adicionar os drivers de vídeo e ficar sem tela novamente. Considerando até fzr dual boot e deixar os games no windows
No meio tempo entre meu poste agora instalei com UBuntu 22.04 e 24.04, testar no modo live não serve infelizmente, pois os problemas podem ser divididos em 2 casos: Antes de instalar os drivers de vídeo ele trava sem motivo na hora de bootar ou na hora de desligar. Já depois da instalação dos drivers (seja com .run, ubuntu-drivers autoinstall ou apt install system76-driver-nvidia) ele simplesmente perde a tela. Farei um último teste seguindo a dica do @diegorodrigues e se não der certo tento o suporte. Vlw!
Tudo rodando normal galera, no fim das contas, LMDE 6 + “nvidia-xconfig” resolveram. Todas as aplicações de GPU rodando normais e dessa vez com a tela! Obrigado!