Bom dia, sou iniciante em Linux e é minha primeira vez instalando drivers da NVIDIA. Em suma, comprei um Dell G15 com UBuntu, ele veio com os drivers corretos para a placa, porém com diversos problemas de travamento e tela congelada no boot. Outros usuários já tiveram esse problema aqui mesmo na comunidade:
Não pensei duas vezes e baixei o POP_OS, primeiro a versão sem os drivers NVIDIA. Usei o comando sudo ubuntu-drivers autoinstall e ao rebootar tive uma tela sem vídeo, apenas mouse. Usei outra ISO do POP_OS que já vem com os drivers e tive o mesmo resultado. Como último recurso acabo de instalar o Nobara, mas tive o mesmo problema. Tentei também pelo site da NVIDIA com o arquivo .run recomendado e segue nisso. Alguém tem idéia de como resolver?
No momento (com o Nobara instalado) tenho acesso até a tela de login, após logar só vejo o mouse e nenhuma tecla funciona.
Sendo o computador novo e possivelmente em garantia o melhor a fazer é entrar em contato com a Dell e solicitar solução.
Em outra via você precisa fornecer ainda mais informações do modelo específico do notebook, print da tela de erro no boot entre outras coisas. Além disso vale a pena criar um pendrive de boot com o Ubuntu Desktop 22.04.5 e iniciar pelo pendrive e verificar utilização em modo Live, sem instalar nada. Ver se nesse modo ele trava de forma igual vem acontecendo ou se continuará funcionando. Se travar tentar pegar print e seguir os comandos de coleta de informação como recomendaram em post que você fez referência ter visto já.
Além de tentar instalar outras distros, você fez alguma alteração em configuração de BIOS ou similar?
Em linhas gerais, indico insistir no Ubuntu por ser a distro que veio e de certa forma é o “homologado” no notebook pela Dell. Pois a ideia é verificar se não há problema talvez até no notebook em si. Já tive oportunidade de trabalhar com notebooks Dell comprados vindo com Ubuntu e de fato a montadora/distribuidora não faz otimização legal, mas em geral funciona.