Problema Dell G15(5530) com distros linux

Olá pessoal!
Tenho um Dell G15 5530 e tenho enfrentado diversos problemas pra usar distros linux nele.

Como já relatado aqui no post: Ubuntu 24.04 no G15 3050 está com problema?

A nova LTS não tem funcionado direito, fuçando no reddit vi que parece se algo relacionado ao kernel e que verões do kernel acima do 6.7 apresentam o problema, mas aqui só funciona 6.5.

https://www.reddit.com/r/linuxquestions/comments/1e3wcf8/dell_g15_5530_oddity/

Nós meus testes realmente as distros que funcionaram foram o mint 21.3 que usa kernel 6.5 e o Zorin Os 17.1 que também usa kernel 6.5.

Minha dúvida é, seria possível utilizar o Ubuntu 24.04 LTS com esse kernel? Por padrão acredito que ele já venha com o 6.8.

Outra coisa testei o 22.04 e funciona bem mas queria os drivers da NVidia mais atuais, vem apenas com o 535, ao tentar instalar o 545 acabou zuando o sistema e voltei para o windows por enquanto.

Peço desculpa pelo tópico longo e com muitas perguntas quero fazer a migração mas está sendo complicado…

3 curtidas

Olha. acredito que no Arch você consiga selecionar o kernel que quer instalar. Eu instalei em uma maquina virtual essa semana mas não prestei muita atenção quais kernels estavam disponíveis.

1 curtida

Queria algo que fizesse mais simples de instalar, não tendo essa segurança ainda pra tentar o arch.

vc pode instalar o kernel sim, mas precisa adicionar a versão “jammy” na sources.list para obtê-lo. se o kernel 6.5 estiver no repositório main, faça assim:

deb [arch=amd64] http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu jammy main

se o kernel estiver no repositório “main”.

Edit Deleterium: Coloquei o texto em "texto pré-formatado (Ctrl+e) para melhor visualização do a linha

Fiz uma experiência com o pop os, Instalei a build 37 que veio com o kernel 6.6, funcionando perfeitamente, após instalar as atualizações ele vai pro 6.9 e ai não funciona mais, após o login eu fico travado na tela cinza, consegui no boot voltar para o kernel 6.6 ai consigo usar, mas… após a atualização o kernel 6.6 nao funciona mais o segundo monitor, o driver de vídeo aparece normalmente na versão 555 antes da atualização o driver era o 545.

Pelo que vi o Ubuntu é bem travado em relação a kernel anteriores. A indicação oficial deles é instalar manualmente, fazendo o download do pacote em Index of /mainline e instalar manualmente com dpkg. O problema é que vc vai ter que atualizar o kernel de tempos em tempos para pegar as atualizações de segurança do kernel estável em uma versão anterior, como por exemplo o 6.6.

Info em: Kernel/MainlineBuilds - Ubuntu Wiki

O ideal mesmo é instalar uma distribuição que seja mais configurável com relação ao kernel, se não me engano algumas tem até seletores de kernel (baseadas em arch, como ele ou manjaro/big linux), ou mesmo instalar alguma distro que esteja travada em uma versão de kernel anterior, como o linux mint 22 (kernel 6.8), Mint 21 (kernel 5.15) ou Debian Bookworm (kernel 6.1)

acabei de fazer esse teste, instalei o Mint 22, que vem com o kernel 6.8 e funcionou de boa é a primeira distro que funciona com kernel acima do 6.6.
porém os drivers da nvidia disponíveis pra ele é o 535 apenas, queria instalar um mais recente mas nao sei se será possivel.
outra coisa queria algo que tivesse uma interface mais moderna, o mint é ótimo muti estável mas é bem defasado esteticamente.

Acredito que vc queira o Gnome como gerenciador de janelas. Tente instalar o debian no modo expert e daí selecione ele. O instalador do debian ‘expert’ é muito configurável. Nas demais distribuições como ubuntu ou baseadas no ubuntu, o instalador tem poucas opções e o sistema é “travado” pra um ajuste de cada desenvolvedor. Por isso a dica de sair da base ubuntu para base debian ou base arch (manjaro/big linux).

1 curtida

Tentei o Big tambem, só consegui dar boot na versão 6.1, mas tive alguns problemas chatos como algumas janelas do lutris ficavam travadas no mouse ou tentar trocar de monitor, e tamém contraste excessivo.

Vou tentar seguir sua dica e tentar o debian, reporto aqui daqui a pouco se tive sucesso.

Tenho um dell g15 5515 e pra mim o fedora 40 tem funcionado muito bem, julgo que vc deveria testar uma distro focada em notebooks gamer, nobara, pop_os, tuxedo. E ver se alguma delas funciona melhor.

Faz muito tempo que não uso ubuntu nos meus pcs, sempre dão muito problema com meu hardware.

Eu diria pra testar o nobara gnome, já que vc este acostumado com o ubuntu
Literalmente não verá nem uma diferença usando o sistema no dia a dia, e provavelmente vai ser uma experiência mais plug and play ainda.

Já testei o pop OS como disse em algumas respostas acima, e tbm tive problema, estous seguindo a dica do colega e instalei o debian seguindo os vídeos e tutorias do diolinux, até AGR tudo certo, kernel 6.6, driver 535( queria um mais atual mas vamo ver…) agora falta configurar o outros e reporto se finalmente consegui algo que funcione.

É amigos, estou cada vez mais desanimado… Gostei muito do debian e consegui realmente instalar o driver, mas na HR de usar o lutris ele não reconhecia a placa de vídeo e dava erro no dxvk, tentei via flatpack e .Deb e ambos não tive sucesso… Já não sei mais o que fazer única distro mais atual que funcionou mais ou menos foi o mint 22, mas queria muito usar gnome…

Alguém teria algum passo a passo de outra distro que eu possa selecionar o kernel e driver a ser instalado?

Já tentei o fedora 40 mas sem sucesso pra causa do kernel, sinto que estou com opções muito limitadas, das que eu conheço único que ainda não tentei foi o arch, mas me parece algo tão complicado…

Pode ir de Arch via archinstall, ou experimentar uma distro derivada mais amigável: Endeavour, Reborn, Arcolinux, Archcraft ou Garuda, por exemplo.

Mas há outros caminhos pelo Linux que podem servir:

. OpenSUSE (Leap, mais conservador, com kernel mais antigo, ou Tumbleweed, rolling release);

. Regata OS (distro brasileira baseada no OpenSUSE);

. Mageia, OpenMandriva ou PCLinuxOS (da linha do antigo Mandrake e do ROSA Linux);

. Void (uma distro minimalista e com toques de BSD)

Antes de ir ao Arch e derivados eu experimentaria Regata ou OpenSUSE direto.

2 curtidas

Tentei o tumbleweed mas acho que não foi justamente pelo kernel mais recente por ser rolling release(não sabia da limitação do kernel na época).

Acabei de ver o vídeo do Dio explicando como instalar o arch usando script, vi que lá vou ter a opção de selecionar o kernel, mas não uma versão específica, acredito que vira o 6.6 LTS que é oque aparece na archwiki, pelo menos essa versão do kernel funcionou em outra distro…

Essas versões derivadas do arch, terei uma opção parecida pra escolher o kernel na instalação?

Sobre o OpenSuse/regata, vou tentar caso não consiga o arch

O Manjaro usa o kernel LTS na instalação, porém ele tem um gerenciador de kernels que o permite instalar outros kernels. Além disso, o Manjaro tem um gerenciador de drivers.

1 curtida

Pessoal, consegui instalar o Arch, tudo funcionou lindamente e os drivers estao perfeitos, e até o kernel 6.10 esta funcionando, agora tenho dois problemas que gostaria de saber se podem ajudar.

Estou tem problema em montar meu segundo disco que esta em NTFS, assin como o colega relatou nesse post, consigo usar essa unidade normalmente em modo live de outras distros numa boa.

o que ele consegui resolver pra mim nao funcionou.

outra coisa é, extensões do gnome , não estou conseguindo instalar nenhuma, recebo a mensagem da imagem abaixo.

PS: caso achem que devo criar novos tópicos para essas duvidas por favor me avisem, sou novo usando fóruns e talvez não seja o ideal dessa maneira como estou fazendo.

1 curtida

As extensões consegui resolver instalando esse app

Instale o pacote ntfs-3g.

Para instalar extensões através do navegador é necessário ter o pacote gnome-browser-connector instalado.

Então, já tinha a extensão mas não funcionava, após instalar o app que falei acima funcionou de boa.

Vou tentar esse NTFS 3g e reporto depois.

aqui voce matou a charada irmão, muito obrigado.

com isso encerro minhas duvidas desse post!

Também agradeço a todos que se dispuseram a perder um tempinho vindo aqui me ajudar <3

5 curtidas