Problema Dell G15(5530) com distros linux

Olá pessoal!
Tenho um Dell G15 5530 e tenho enfrentado diversos problemas pra usar distros linux nele.

Como já relatado aqui no post: Ubuntu 24.04 no G15 3050 está com problema?

A nova LTS não tem funcionado direito, fuçando no reddit vi que parece se algo relacionado ao kernel e que verões do kernel acima do 6.7 apresentam o problema, mas aqui só funciona 6.5.

https://www.reddit.com/r/linuxquestions/comments/1e3wcf8/dell_g15_5530_oddity/

Nós meus testes realmente as distros que funcionaram foram o mint 21.3 que usa kernel 6.5 e o Zorin Os 17.1 que também usa kernel 6.5.

Minha dúvida é, seria possível utilizar o Ubuntu 24.04 LTS com esse kernel? Por padrão acredito que ele já venha com o 6.8.

Outra coisa testei o 22.04 e funciona bem mas queria os drivers da NVidia mais atuais, vem apenas com o 535, ao tentar instalar o 545 acabou zuando o sistema e voltei para o windows por enquanto.

Peço desculpa pelo tópico longo e com muitas perguntas quero fazer a migração mas está sendo complicado…

Olha. acredito que no Arch você consiga selecionar o kernel que quer instalar. Eu instalei em uma maquina virtual essa semana mas não prestei muita atenção quais kernels estavam disponíveis.

Queria algo que fizesse mais simples de instalar, não tendo essa segurança ainda pra tentar o arch.

vc pode instalar o kernel sim, mas precisa adicionar a versão “jammy” na sources.list para obtê-lo. se o kernel 6.5 estiver no repositório main, faça assim:

deb [arch=amd64] http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu jammy main

se o kernel estiver no repositório “main”.

Edit Deleterium: Coloquei o texto em "texto pré-formatado (Ctrl+e) para melhor visualização do a linha

Fiz uma experiência com o pop os, Instalei a build 37 que veio com o kernel 6.6, funcionando perfeitamente, após instalar as atualizações ele vai pro 6.9 e ai não funciona mais, após o login eu fico travado na tela cinza, consegui no boot voltar para o kernel 6.6 ai consigo usar, mas… após a atualização o kernel 6.6 nao funciona mais o segundo monitor, o driver de vídeo aparece normalmente na versão 555 antes da atualização o driver era o 545.

Pelo que vi o Ubuntu é bem travado em relação a kernel anteriores. A indicação oficial deles é instalar manualmente, fazendo o download do pacote em Index of /mainline e instalar manualmente com dpkg. O problema é que vc vai ter que atualizar o kernel de tempos em tempos para pegar as atualizações de segurança do kernel estável em uma versão anterior, como por exemplo o 6.6.

Info em: Kernel/MainlineBuilds - Ubuntu Wiki

O ideal mesmo é instalar uma distribuição que seja mais configurável com relação ao kernel, se não me engano algumas tem até seletores de kernel (baseadas em arch, como ele ou manjaro/big linux), ou mesmo instalar alguma distro que esteja travada em uma versão de kernel anterior, como o linux mint 22 (kernel 6.8), Mint 21 (kernel 5.15) ou Debian Bookworm (kernel 6.1)

acabei de fazer esse teste, instalei o Mint 22, que vem com o kernel 6.8 e funcionou de boa é a primeira distro que funciona com kernel acima do 6.6.
porém os drivers da nvidia disponíveis pra ele é o 535 apenas, queria instalar um mais recente mas nao sei se será possivel.
outra coisa queria algo que tivesse uma interface mais moderna, o mint é ótimo muti estável mas é bem defasado esteticamente.

Acredito que vc queira o Gnome como gerenciador de janelas. Tente instalar o debian no modo expert e daí selecione ele. O instalador do debian ‘expert’ é muito configurável. Nas demais distribuições como ubuntu ou baseadas no ubuntu, o instalador tem poucas opções e o sistema é “travado” pra um ajuste de cada desenvolvedor. Por isso a dica de sair da base ubuntu para base debian ou base arch (manjaro/big linux).

Tentei o Big tambem, só consegui dar boot na versão 6.1, mas tive alguns problemas chatos como algumas janelas do lutris ficavam travadas no mouse ou tentar trocar de monitor, e tamém contraste excessivo.

Vou tentar seguir sua dica e tentar o debian, reporto aqui daqui a pouco se tive sucesso.

Tenho um dell g15 5515 e pra mim o fedora 40 tem funcionado muito bem, julgo que vc deveria testar uma distro focada em notebooks gamer, nobara, pop_os, tuxedo. E ver se alguma delas funciona melhor.

Faz muito tempo que não uso ubuntu nos meus pcs, sempre dão muito problema com meu hardware.

Eu diria pra testar o nobara gnome, já que vc este acostumado com o ubuntu
Literalmente não verá nem uma diferença usando o sistema no dia a dia, e provavelmente vai ser uma experiência mais plug and play ainda.

Já testei o pop OS como disse em algumas respostas acima, e tbm tive problema, estous seguindo a dica do colega e instalei o debian seguindo os vídeos e tutorias do diolinux, até AGR tudo certo, kernel 6.6, driver 535( queria um mais atual mas vamo ver…) agora falta configurar o outros e reporto se finalmente consegui algo que funcione.

É amigos, estou cada vez mais desanimado… Gostei muito do debian e consegui realmente instalar o driver, mas na HR de usar o lutris ele não reconhecia a placa de vídeo e dava erro no dxvk, tentei via flatpack e .Deb e ambos não tive sucesso… Já não sei mais o que fazer única distro mais atual que funcionou mais ou menos foi o mint 22, mas queria muito usar gnome…

Alguém teria algum passo a passo de outra distro que eu possa selecionar o kernel e driver a ser instalado?

Já tentei o fedora 40 mas sem sucesso pra causa do kernel, sinto que estou com opções muito limitadas, das que eu conheço único que ainda não tentei foi o arch, mas me parece algo tão complicado…

Pode ir de Arch via archinstall, ou experimentar uma distro derivada mais amigável: Endeavour, Reborn, Arcolinux, Archcraft ou Garuda, por exemplo.

Mas há outros caminhos pelo Linux que podem servir:

. OpenSUSE (Leap, mais conservador, com kernel mais antigo, ou Tumbleweed, rolling release);

. Regata OS (distro brasileira baseada no OpenSUSE);

. Mageia, OpenMandriva ou PCLinuxOS (da linha do antigo Mandrake e do ROSA Linux);

. Void (uma distro minimalista e com toques de BSD)

Antes de ir ao Arch e derivados eu experimentaria Regata ou OpenSUSE direto.

Tentei o tumbleweed mas acho que não foi justamente pelo kernel mais recente por ser rolling release(não sabia da limitação do kernel na época).

Acabei de ver o vídeo do Dio explicando como instalar o arch usando script, vi que lá vou ter a opção de selecionar o kernel, mas não uma versão específica, acredito que vira o 6.6 LTS que é oque aparece na archwiki, pelo menos essa versão do kernel funcionou em outra distro…

Essas versões derivadas do arch, terei uma opção parecida pra escolher o kernel na instalação?

Sobre o OpenSuse/regata, vou tentar caso não consiga o arch

O Manjaro usa o kernel LTS na instalação, porém ele tem um gerenciador de kernels que o permite instalar outros kernels. Além disso, o Manjaro tem um gerenciador de drivers.

Pessoal, consegui instalar o Arch, tudo funcionou lindamente e os drivers estao perfeitos, e até o kernel 6.10 esta funcionando, agora tenho dois problemas que gostaria de saber se podem ajudar.

Estou tem problema em montar meu segundo disco que esta em NTFS, assin como o colega relatou nesse post, consigo usar essa unidade normalmente em modo live de outras distros numa boa.

o que ele consegui resolver pra mim nao funcionou.

outra coisa é, extensões do gnome , não estou conseguindo instalar nenhuma, recebo a mensagem da imagem abaixo.

PS: caso achem que devo criar novos tópicos para essas duvidas por favor me avisem, sou novo usando fóruns e talvez não seja o ideal dessa maneira como estou fazendo.

As extensões consegui resolver instalando esse app

Instale o pacote ntfs-3g.

Para instalar extensões através do navegador é necessário ter o pacote gnome-browser-connector instalado.

Então, já tinha a extensão mas não funcionava, após instalar o app que falei acima funcionou de boa.

Vou tentar esse NTFS 3g e reporto depois.

aqui voce matou a charada irmão, muito obrigado.

com isso encerro minhas duvidas desse post!

Também agradeço a todos que se dispuseram a perder um tempinho vindo aqui me ajudar <3