Ubuntu 22.04 LTS, não dá mais para recomendar essa distro Linux!

Existe uma diferença entre “ter aplicativos .deb” e o snap ser a opção padrão… mais uma vez: leia atentamente o que a pessoa fala antes de responder ela

Cara, sem uma splash a maioria das pessoas vai tentar abrir dezenas de instâncias 7 segundos é um tempo absurdo

Na verdade… Não, os AppImages usam a mesma tecnologia (squashfs) e mesmo no paradigma bundle-everything gastam menos espaço e abrem com o mesmo tempo que um .deb normal na maioria dos casos, o problema não é esse

2 curtidas

O Firefox em snap por exemplo, não puxa as extensões do gnome. O Spotify também apresenta travamentos…

2 curtidas

Claro como água.
Quanto aos Appimages se até hoje não pegou tanto como Snap e Flat que são recentes é porq tem seus problemas.

1 curtida

Não uso extensões do Gnome no Firefox (n vejo utilidade pratica. Na verdade nem sei q tipo de extensão seria essa. N uso isso nem no Windows nem em Mac), e o Spotify acho q funciona normal no Firefox Snap (Qualquer dia farei um teste mas duvido q não esteja funcionando normalmente no Ubuntu). Eu n uso a versão Snap do Firefox mas acho q n teria nenhum problema caso usasse.

1 curtida

Pra mim o snap do Vlc trava com vídeo 4K, o .deb funciona normalmente.

1 curtida

4K? Rapaz nem tenho hardware pra isso rs. Mas enfim, ambos funciona liso em 1080p 60fps (que é o q meu hardware aguenta). Olha se o seu vlc em snap está com permissao pra utilizar a gpu la na snap store.

2 curtidas

AppImage pegou entre desenvolvedores de apps para a distribuição de instantâneos (CI)
Flatpak entre mantenedores de distro e a comunidade (especialmente a latina) e o snap pegou entre desenvolvedores IoT, e sim você foi claro, parece que eu é que não fui:

Isso inclusive virou meme com navegadores, a pessoa clica no ícone e o programa não dá sinais de vida (e segundo seu relato isso ocorre) ela vai continuar clicando até abrir, se 3 segundos já dá problemas, imagina 7-8 segundos? A Forrester Research tem diversos estudos na área de “tempo real x tempo percebido” uma delas diz que 70% das pessoas simplesmente desistem de usar algo porque se passou mais de 3 segundos pra se obter um feedback visual, apenas pessoas apaixonadas a um nível não tão saudável pelo snap/Ubuntu não conseguem perceber o buraco que a Canonical tá enfiando o Linux Desktop como um todo, só por esse ponto

2 curtidas

Flatpak e Snap ambos tem problemas para executar rápido no primeiro click. Acredito que ambos irão amadurecer nesse aspecto com tempo. O pessoal goste ou não eles serão o futuro da distribuição de Apps Linux. AppImage não é algo fácil pra usuários comuns manipularem e ninguém realmente liga pra ele, pelo tempo q já existe e não foi realmente pra frente como Snap e Flatpak. Quanto a esse estudo aí, é complicado porq há softwares q demoram 3 segundos ou mais pra abrir mesmo no Windows ou Mac. Quem precisa realmente usar o software irá fazê-lo mesmo assim.

3 curtidas

Eu uso sem problemas.

1 curtida

Por isso possuem feedbacks visuais, geralmente um loader rápido com uma splash screen, se não a pessoa ou abre 10 instâncias do app e fica com raiva da tecnologia ou simplesmente trocam por outra

E não, não tem o flatpak até tinha esse problema mas isso foi resolvido desde a separação da sandbox praticamente, o Flatpak virtualmente tem a mesma velocidade que rodar, todas as resoluções são feitas em milissegundos:

export HOME=$(mktemp -d)
export XDG_CONFIG_HOME=${HOME}/.config
export XDG_CACHE_DIR=${HOME}/.cache
export XDG_DATA_HOME=${HOME}/.local

app

Esse é o tempo de criação de um ambiente Flatpak

Já quanto a isso é ainda mais interessante porque na AppImage list a maioria dos 1300 apps são feitos diretamente em ambiente de compilação dos devs, o que definitivamente não é o que acontece com Snap e Flatpak, e segundo o Google Trends, o snap fica bem no final da lista:

https://trends.google.com.br/trends/explore?q=Flatpak,Snapcraft,AppImage

3 curtidas

Bom, Zorin e Mint também simplesmente funcionam, inclusive, recomendo que você teste.

1 curtida

Bom, precisa não, eu fiz comparando os 4 formatos: deb, Snap, Flatpak e AppImage:

Não vi diferença nenhuma, todos em primeira inicialização e em HD, como pode notar, KDE Neon que nada mais é que o Ubuntu com KDE mais recente

Que?

3 curtidas

A base, que é o que realmente importa, continua sólida e boa.
O ambiente Desktop não está muito bom mesmo…

3 curtidas

Sim, eu não quis dizer que elas não funcionam, porém quanto ao Zorin eu não sei muito por tanto não posso indicar, mas pretendo testar sim, o Mint eu indico sem sombra de dúvidas.

1 curtida

Acho o desktop do Ubuntu muito bom, principalmente comparado com Pop e Fedora.

2 curtidas

O “problema” é que já foi melhor.

2 curtidas

Eu poderia dizer o mesmo do Windows, já foi melhor.

2 curtidas

Concordo, o aero era muito bonito.

1 curtida

A interface do Windows 10 na minha opinião é muito ruim, as configurações ficam escondidas e vc tem que ficar procurando igual besta, o menu iniciar tbm é uma aberração.

2 curtidas

É um bom sistema, mas quando tentei instalar ele da primeira vez, ele deu este erro e limpou o meu HD, como resultado eu fiquei sem sistema operacional e tive que usar o LiveCD dele por alguns dias até finalmente conseguir instala-ló.

1 curtida