Não tem, o Mac OS busca atender apenas quem tem dinheiro para comprar um MacBook.
Quando eu instalo o Ubuntu eu mudo pelo menos 3 coisas:
- Trocar o snap por flatpak
- Trocar a Snap Store pela Gnome Software
- Mudar a dock para baixo, com autohide, e sem estender até o final da tela
Isso deixa a minha experiencia com o sistema bem melhor. Mas para usuários iniciantes um Zorin e um Mint realmente são melhores pq eles já vem “prontos” para usar.
Poucos meses, e pelo que eu vi na última review do Dio continua a mesma coisa, mesmos problemas de sempre, e mais bugado que de costume.
Me esqueci desse detalhe.
Eu uso ambos e não tenho qualquer problema com snaps.
Eu faço o mesmo por que a Gnome Software tem o suporte a flatpaks.
Eu tbm faço esse mesmo ajuste e acho essencial.
Ainda acho o Ubuntu a melhor opção pois simplesmente funciona.
Sabemos que se tratam de experiências, mas faz bastante tempo que o Pamac não fecha inesperadamente nos dois laptops que uso com Manjaro. O problema mais “sério” que quando há atualizações e eu quero ir na primeira aba - às vezes precisa tentar mais de uma vez. Fora isso, me deu muito menos problemas que a Gnome ou a Discover; não posso opinar sobre a Snap Software (a loja do Ubuntu padrão), pq nunca a usei
Como já disse e continuo dizendo, o problema do Ubuntu é o desempenho dos snaps que inclusive afeta diretamente a Snap Store, no entanto, não esperem grandes novidades e mudanças drásticas em uma versão LTS que foca em estabilidade, a Canonical usa as versões intermediárias para estar novos recursos e tecnologias para lá na frente decidirem se entra na versão LTS ou não. A galera já deveria estar ciente disso a muito tempo.
Como assim? Q problema é esse de desempenho? Poderia explicar? No caso tu fala a abertura? da execução?
Reforçando já pela decima vez q o Ubuntu atual não vem com muitos snaps pré instalado. Praticamente somente a loja (SnapStore).
Eu concordo que a interface do Pamac GUI não é das melhores e poderia ser aprimorada… Os desenvolvedores poderiam trabalhar naquilo ali, embora não seja exatamente ruim. Quanto a crashar, não me recordo de isso ter ocorrido comigo (tive, contudo, aquele bug visual de atualizações do Flatpak que constam e não existem, sendo obrigado a usar o terminal para resolver, embora apenas uma vez).
De todas as distros que usei, eu certamente colocaria o Pamac GUI como a melhor “loja” de aplicativos e por uma boa margem, tendo em vista todas as funções disponíveis. Na minha opinião, Pamac GUI é a “alma” do Manjaro. A Snap Store do Ubuntu ficaria na última posição dessa lista (tanto que muita gente prefere usar a GNOME Software, que seria o padrão do GNOME).
Isso me parece ser um problema com o daemon que verifica se há atualizações - mas se vc atualizou e sabe que não há novas att para flatpaks, basta esperar até que o daemon corra novamente e as atts “fantasma” somem sozinhas (o intervalo desse ciclo vc controla nas preferências do pamac). Se isso te incomodar muito, basta, ao fim da atualização, “refrescar a base de dados” no menu hambúrguer do Pamac ou rodar pamac update --force-refresh
no terminal
Além da abertura demorada alguns apps não tem um desempenho legal como é o caso do IntelliJ e do VLC, tem algo a ver com snap core que a Canonical esta tentando corrigir ( isso ocorre com apps que utilizam interface gráfica ) além de também programas em snaps terem inconsistências com o tema do sistema. Maquinas modestas também sofrem ao lidarem com snaps coisa que não acontece com flatpak.
Reforçando já pela decima vez q o Ubuntu atual não vem com muitos snaps pré instalado. Praticamente somente a loja (SnapStore).
Mas se alguém instalar algum programa da Snap Store por padrão ele será instalado em snap.
Eu achei interessante essa versão 22.04LTS, me fez instalar ela.
A principal razão foi o GNOME 42 e a renderização por GPU que a canonical implementou.
Wayland parece estar começando a ficar maduro, OBS, Simplescreen já funciona.
Apenas desinstalei tudo o snap, dei um --purge e estou usando tudo via .DEB.
Achei que ficou excelente, não veio bloated como costumava ser, veio apenas o básico do GNOME, devo manter ele por um bom tempo.
VLC funciona normal aqui tanto em Snap quanto Deb. Não há demora considerável na abertura de apps snaps. Não há inconsistências nos temas visto que como a Snap é da canonical os programas se integram bem ao tema Yaru do Ubuntu. Confirmo que os problemas citados não existem no meu Notebook com Ubuntu 20.04 Intel celeron.
Como exemplo aqui no meu computador o Spotify em flatpak abre em 7 segundos e o OnlyOffice (Snap) em 8. Nota: Esses tempos sçao relacionados a primeira abertura dos programas logo após ligar o PC. As próximas aberturas acontecem num menor tempo ainda ou quase instantaneamente igual um programa em deb.
Considerando meu hardware fraco (intel celeron) e pouca ram, imagino q em computadores medianos abram bem mais rápido.
Confirmo que essa informação também é incorreta! Na snap store tem disponiveis programas em deb e em snap, então basta escolher a versão que deseja instalar.
Ex: Pinta (SnapStore) versão Deb
Essa informação também é incorreta. Como pode ser verificado no print abaixo minha máquina está com o processamento baixo, mesmo o Firefox aberto com algumas abas. Com o Firefox fechado o processamento fica em torno de uns 6/7%, portanto Snaps não deixam minha maquina lenta.
O problema é que o SNAP roda em SANDBOX.
Ocorrendo perda de desempenho de forma desnecessária.
Claro que isso traz consigo vantagens, um sistema inquebravel e apps que sempre tem suas dependências supridas.
Mas em Benchmarks você pode ver a diferença que ocorre no Browser, se seu pc for ok, você não vai sentir nada basicamente… Mas num PC mais modesto certamente faz diferença até pq o proprio gnome já pesa um pouco nesse cenário.
Cheguei a testar alguns Snaps comparados a sua versão deb e só vi diferença na abertura mesmo. Ex: Firefox, VLC, Spotify, Discord, OBS etc. O Dio inclusive fez um video comparando a versão do Firefox deb vs a versão em Snap. Seria bom vc verificar como basicamente é o mesmo desempenho.
Cara a casos e a casos, Ubuntu pode rodar lio no seu PC, o que não quer dizer que vá rodar liso em outros também, também sou usurário Ubuntu e outras distros e Windows, em empresa é onde o bicho pega.
Eu ja disse em outro tópico, não tome sua opinião como verdade absoluta.
Eu sei que tem programas em .deb, eu disse por padrão que ele será instado em snap, usuários novatos não vão escolher e nem sequer sabem disso eles vão apenas mandar instalar.
Não tomo! Mas não gosto de emitir opiniões vagas. Por isso mesmo reforcei minha opinião até com prints pra ficar bem claro.
Nem tudo se trata de “casos e casos” jovem. Se não, os tutoriais seriam inúteis! Por exemplo o vlc em snap que vc instalar ai no seu Ubuntu terá a mesma aparência que o meu aqui (salvo se vc tiver feitos alterações profundas no tema padrão do sistema).
Fora o uso de espaço em disco enorme de SNAPS.
Não vejo razão p uso a não ser que o unico meio disponibilizado do software seja via tal.
Nem tanto. Mas é isso que faz por exemplo com que os programas n tenha problemas com dependências e possam funcionar em praticamente qualquer Linux por aí.
Como já disse a casos e a casos, mandar print do seu PC isso só mostra que está funciona no seu PC. E isso também não quer dizer que o relato de outras são incorretos, todas distros tem problemas e/ou apresentar comportamentos diferentes, existe uma infinita variedade combinação de hardware, não tem como os desenvolvedores testar o sistema em todos eles. ( Por isso algumas empresas certificam certas distros em seus equipamentos, como a Dell faz com o Ubuntu seus notebooks e HP, IBM com em seus servidores).