Bem, não posso falar a respeito do Fedora, mas como usuário do Manjaro eu apontaria o Pamac GUI como a principal “feature killer”. Creio que seja o único sistema que suporta, “de fábrica” e a um clique de distância:
- Repositórios oficiais;
- Repositórios oficiais com softwares proprietários;
- Flatpak;
- Snap;
- AppImage integrado com lançamento já configurado pelo menu;
- Compilação através do Arch User Repository (AUR);
- Gerenciamento de atualizações e seleção fácil de dependências opcionais, a qualquer momento, para os múltiplos formatos.
Acho que o Pamac GUI é a principal razão para me manter no Manjaro. Basicamente, se alguma coisa existe, ela vai estar no Pamac GUI e será fácil de instalar. Não que o Pamac GUI seja perfeito, pois ele tem falhas, mas é uma ferramenta bem completa e poderosa: Pamac: o melhor gerenciador de pacotes? - Diolinux
Além disso, tem o gerenciamento facilitado de versões do kernel e drivers, também podendo trocá-las através de um único clique. E tudo isso na base Arch e com múltiplas opções de DE.
Eu critico a loja no Ubuntu porque a GNOME Software já é criticada pela comunidade e a Snap Store tem ainda menos recursos. Além dos problemas de desempenho geralmente apontados e da separação de atualizações em dois aplicativos diferentes. Ou seja, a Canonical parece estar entregando uma solução inferior mesmo ao comparar com o próprio padrão do GNOME.
Em busca de mais velocidade e acesso a outros formatos de empacotamento - leia-se, Flatpak, principalmente -, muitas pessoas acabam instalando a GNOME Software ou outras lojas no Ubuntu. Um novato poderia nem saber da existência de outras lojas. Creio que ter uma loja de aplicativos mais completa e funcional, sem precisar alterar nada, seria um elemento muito importante para esse tipo de público.
Para concluir, eu não diria que esses dois sistemas podem ser comparados exatamente lado a lado e, apesar do Manjaro também ser fácil de usar, eu ainda considero que ele tem um público mais específico. O Ubuntu LTS é um sistema recomendável, de forma geral, a qualquer pessoa, sem muitas ressalvas. Eu não recomendaria o Manjaro a qualquer pessoa. Eu o deixaria para iniciantes “micreiros” - talvez o termo seja “fuçadores” - e mais interessados em ter as atualizações mais recentes, especialmente para jogos, bem como usuários mais avançados. Vale ressaltar que a Valve adotou algo bem semelhante a ele para o Steam Deck.