[Tutorial] Como integrar Flatpaks aos temas do sistema (sem triplicar arquivos)

Tecnicamente falando o Flatpak não se integra ao sistema, o @fastos2016 fez um vídeo sobre integração com temas mas o que ele mostra no vídeo é como integrar instalar temas no Flatpak, se o tema do sistema tiver um correspondente instalado no Flatpak beleza se não o aplicativo fica com o tema Adwaita.

É relativamente simples e basicamente requer 2 passos

  1. Mova qualquer tema que você tenha ~/.themes para ~/./local/themes (ou outro lugar de sua preferência, mas se escolher outro local é necessário adaptar), se não tiver nenhum, apenas pule esse passo:
mkdir -p "${HOME}/.local/share/themes"
mv "${HOME}/.themes/"* "${HOME}/.local/share/themes"
  1. Monte as pastas "${HOME}/.local/share/themes" e "/usr/share/themes/" em "${HOME}/.themes"

Sim, dá pra fazer isso, tudo que você precisa é do unionfs-fuse (ele está presente no repositório de todas as distros que conseguem rodar o Flatpak):

echo 'unionfs-fuse -o cow,dev,suid "${HOME}/.local/share/themes"=RW:"/usr/share/themes/" "${HOME}/.themes" ' > ~/.profile

unionfs-fuse -o cow,dev,suid "${HOME}/.local/share/themes"=RW:"/usr/share/themes/" "${HOME}/.themes"

E só, agora é só aproveitar

Demo no Lubuntu 18.04:


Antes


Depois


Só é preciso prestar atenção em apps que não tem acesso a sua HOME, você não precisa fornecer acesso a HOME toda, apenas a pasta "${HOME}/.themes"

7 curtidas

É só usar o comando override, não ? Ex: sudo flatpak override --filesystem=~/${HOME}/.themes

1 curtida

Isso vai garantir o acesso aos temas da HOME no post eu mostro como garantir acesso aos temas do sistema, seu comentário casa com a última parte

Obrigado cara! Agora está bem bacana os flatpaks!

1 curtida

Tem outra jeito fazer isso forma definitivo caso simplesmente copiar os arquivos para ~/.themes resolve essa questao sinronizar os temas com programas baixado da gnome software ?

1 curtida

A ideia é integrar sem duplicar mas funciona tb

E verdade funcinou mas quando reiniciar minha maquina notei era necessario executar uninonfs-fuse entao melhor coloquei meu theme na pasta do sistema e copiei r para .themes. Assim se torna uma alternativa para quem encontrar essa pagina.

Aproveitando esse assunto notei versa do telegram flatpak nao tem opçao para usar tema do sistema alguem tem ideia como contornar isso ?